Tomato Jempakt F1 é uma variedade híbrida produzida no Japão pela Sakata. A planta apareceu recentemente na Rússia, vejamos suas características e características.
[toc]
Características da planta
Determinado, o crescimento médio é limitado, não ultrapassa 60 cm, portanto não necessita de liga. O tomate é destinado ao plantio em campo aberto, não requer condições especiais de cultivo, o sistema radicular é potente, o caule é forte, suporta facilmente o peso do fruto e não quebra. Recomenda-se plantar 4 plantas por metro quadrado de área a uma distância de 40–50 cm uma da outra.As sementes são semeadas em março, devem ser plantadas na horta com o início do clima quente, o período varia dependendo da região de residência. O amadurecimento é médio, não há mancha verde no pedúnculo.
O tomate Jempakt também é adequado para cultivo em estufas, especialmente na região da Sibéria, onde as geadas diminuem em junho e o verão termina em agosto. As mudas podem ser plantadas sob filme já em maio. Posteriormente, é necessário ventilá-lo abrindo as janelas e portas durante o dia, e não se esqueça de cobrir os arbustos a tempo à noite.
Descrição das frutas
Os frutos são grandes, em média o peso de um tomate chega a 120 gramas, podendo crescer até 250 gramas. Os híbridos se adaptam bem em climas quentes e frios, o amadurecimento começa logo no galho. Uma variedade de rendimento médio, você pode coletar de 1 a 1,5 kg de frutas em um metro de canteiro. Os tomates são redondos, lisos, de formato regular, de consistência densa e de cor vermelho escuro. Possuem polpa suculenta, destinada ao consumo in natura, para saladas, sucos, molhos, preparações de inverno, bom gosto. Não são adequados para conservação na sua totalidade, pois os frutos grandes não cabem no gargalo do frasco.
O armazenamento do tomate é excelente, os frutos não racham e resistem ao transporte e à colheita mecânica. Tais propriedades os tornam a escolha das hortaliças.
Os arbustos não necessitam de alimentação adicional, pois obtêm do solo todas as substâncias necessárias, graças às suas poderosas raízes. O tomate é capaz de germinar e frutificar em quaisquer condições climáticas e de se adaptar às intempéries.
A planta resiste a doenças mais comuns:
- verticelose;
- murcha de fusarium;
- nematóide de raiz;
- vírus da mancha bacteriana;
- podridão da raiz.
Os residentes de verão observam que a grande desvantagem da variedade é a sua suscetibilidade ao apodrecimento das pontas das flores. Além disso, algumas análises indicam o formato irregular da fruta.
A frutificação do tomate Jempact F1 começa no final de julho, dependendo da região, nessa época os arbustos ficam repletos de frutos que amadurecem juntos nos galhos. Se desejar, você pode pegá-lo e esperar até que chegue em casa. A colheita ocorre a partir da primeira folha, após o plantio no solo recomenda-se amarrar os tomates.
A variedade de tomate Jempakt F1 germina e frutifica igualmente em estufa e ao ar livre. Os frutos são de coloração uniforme, não apresentam manchas brancas na junção com o pedúnculo e também não possuem câmaras de sementes em seu interior. A frutificação e o amadurecimento do tomate ocorrem quase ao mesmo tempo. O cuidado inclui capinar, regar, soltar o solo, não são necessários fertilizantes, inclusive biológicos. A planta é despretensiosa, de meia temporada e de alto rendimento.
A propriedade determinante permite o cultivo na varanda.