Os produtos de tabaco no mercado moderno estão se tornando cada vez menos de qualidade. Outra desvantagem é o aumento constante do seu custo. Portanto, muitas pessoas estão envolvidas no cultivo de mudas de tabaco por conta própria. É importante considerar que esse processo possui uma série de nuances e características. Para conseguir uma planta forte, vale a pena realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar dela com qualidade.
- Quando plantar mudas de tabaco
- Escolhendo a variedade certa
- Especificações do cultivo em casa
- Preparando o solo e substrato de drenagem
- Tamanhos ideais de pote
- Seleção e estratificação de sementes
- Momento e tecnologia de semeadura
- Criamos condições ideais durante o período de mudas
- Temperatura, iluminação e umidade
- Regar e fertilizar
Quando plantar mudas de tabaco
O cultivo de mudas de tabaco leva de 1,5 a 2 meses - esse é exatamente o período que passa antes do plantio no solo. Portanto, é importante focar no clima da região. Na região Sul, os trabalhos de plantio podem ser realizados no final de fevereiro, e na região Norte - no início de abril. Para a zona intermediária, a segunda quinzena de março é considerada a melhor opção.
Escolhendo a variedade certa
Ao cultivar tabaco por conta própria, é importante escolher a variedade certa de planta. As opções mais populares incluem:
- O Kentucky Burley é considerado a opção mais popular, frequentemente utilizada para a produção de cigarros. A composição contém um mínimo de açúcar, o que simplifica a fermentação.
- Ternopil - é um produto de seleção bem sucedida. Caracteriza-se por um aroma maravilhoso e baixa manutenção. A planta cresce bem mesmo em solos pobres.
- Yubileiny 142 já foi muito popular na URSS. De 1 metro quadrado você pode obter 3,6-3,8 kg de tabaco.
Especificações do cultivo em casa
O tabaco é considerado uma planta que gosta de calor. Embora a cultura possa crescer nas regiões do norte, o sabor será significativamente diferente. O resultado do cultivo de uma planta é influenciado pelos parâmetros de umidade, pelas especificidades do solo e pelo conteúdo de sais e minerais nele contidos.
Antes de plantar mudas, é recomendável escolher o local certo para isso. Às vezes, o tabaco tem que ser cultivado em casa de vegetação.
Preparando o solo e substrato de drenagem
Os canteiros de tabaco precisam ser arados no outono. No início da primavera, o solo deve ser cultivado com cultivador e grade. Em seguida, faça canteiros com 1 a 1,5 metros de largura e 10 a 15 centímetros de comprimento.
Solo nutritivo é adequado para o cultivo de mudas.Para preparar tal mistura, recomenda-se misturar húmus solto, areia e solo em partes iguais. É importante que o substrato fique solto e forme uma crosta. Neste caso, o solo não deve ser argiloso.
Solo gramado é considerado a melhor opção. Não deve haver cloro no húmus. Causa grandes danos às mudas. Argila expandida ou pequenas lascas de madeira devem ser usadas como drenagem.
Tamanhos ideais de pote
Para mudas, recomenda-se a utilização de recipientes de pequena altura e profundidade. Panelas ou copos de plástico comprados em lojas são adequados para essa finalidade. O recipiente deve ser tratado com permanganato de potássio e seco.
Seleção e estratificação de sementes
Recomenda-se comprar sementes de produtores confiáveis. É importante estudar as informações da embalagem. Deve haver informações sobre a variedade, época de floração e características de plantio. Além disso, o prazo de validade está indicado na embalagem.
Você também pode coletar sementes de arbustos floridos. Neste caso, recomenda-se pegar flores bem secas, secá-las, colocar as sementes em um saco de papel e colocá-las em local escuro e seco.
Antes do plantio, as sementes precisam ser classificadas. Nesse caso, você precisa se livrar dos grãos de baixa qualidade, vazios e danificados. As sementes restantes precisam ser embebidas e estratificadas.
Momento e tecnologia de semeadura
Para plantar uma planta, é necessário colocar uma camada de drenagem no fundo do recipiente preparado, distribuir a terra por cima e regar com água morna. O tabaco tem sementes muito pequenas. Portanto, precisam ser semeados manualmente, espalhando-os pela superfície.
Criamos condições ideais durante o período de mudas
Para que o tabaco cresça e se desenvolva normalmente, é importante cumprir uma série de regras agrotécnicas. Ao mesmo tempo, é importante proporcionar à cultura condições de conforto, selecionando os parâmetros ideais de temperatura, umidade e luz.
Temperatura, iluminação e umidade
Antes que apareçam os primeiros brotos, o tabaco requer uma temperatura de +23 graus. Posteriormente, os parâmetros devem ser reduzidos para +18 graus. Quando aparecem os primeiros brotos, é necessário retirar a película para tirar o efeito estufa e deslocar o recipiente com as mudas para o parapeito sul da janela.
A planta requer não apenas luz natural, mas também iluminação adicional. Para tanto, vale a pena utilizar fitolampos especiais. Recomenda-se colocá-los a 5 a 10 centímetros das mudas e ligá-los de manhã e à noite. Isso também precisa ser feito em tempo nublado.
Regar e fertilizar
A hidratação sistemática é considerada uma condição importante para o cuidado. Recomenda-se regar o tabaco gota a gota. Antes que apareçam os primeiros brotos, o solo deve ser umedecido com um borrifador. Só depois disso você poderá proceder à rega.
Imediatamente após o aparecimento das três primeiras folhas, o material de cobertura deve ser retirado e colhido. Essa manipulação é realizada por transbordo.
Recomenda-se instalar recipientes separados em local bem iluminado. É importante garantir que a temperatura ambiente seja de +16 a 18 graus. A necessidade de rega deve ser verificada de acordo com as condições do solo. A umidade excessiva provoca o desenvolvimento de fungos.
O tabaco requer solo nutritivo.Portanto, não será possível prescindir de fertilizantes. O solo para colheita deve ser misturado com salitre, esterco de galinha ou superfosfato. O sal de potássio também é adequado como fertilizante.
O cultivo de mudas de tabaco tem muitas características. Para que a planta se desenvolva normalmente, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente e cuidar de qualidade da cultura.