O tabaco cultivado e seco com as próprias mãos é significativamente superior ao produto adquirido em termos de cheiro e sabor. Em ambientes de produção, as matérias-primas são frequentemente expostas a produtos químicos para evitar a deterioração do produto. Isto tem um efeito negativo no sabor e no cheiro do tabaco e causa problemas de saúde. Um produto caseiro é considerado de qualidade superior. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a melhor forma de armazenar tabaco em casa.
- Como armazenar tabaco adequadamente em casa
- Tabaco fermentado
- Não fermentado após secagem
- Recipientes de armazenamento
- Em potes de vidro
- Em recipientes de madeira
- Em caixas de lata
- Características de armazenamento de tabaco para narguilé
- Armazenamento de tabaco para enrolar e cachimbos
- Melhor antes da data
- Consequências do armazenamento inadequado
- Como armazenar sementes
Como armazenar tabaco adequadamente em casa
É importante armazenar adequadamente as folhas de tabaco. Na hora de escolher um local para isso, vale considerar o tempo de armazenamento previsto.
Também é recomendado focar nos seguintes recursos:
- umidade do ar – 15-30%;
- temperatura – +15-20 graus;
- falta de luz solar natural;
- restrição do fluxo de ar fresco;
- falta de outras plantas secas nas proximidades;
- restringir o acesso de pragas;
- ausência de contaminação em superfícies que entram em contato com matérias-primas secas.
Tabaco fermentado
Este tipo de tabaco deve ser armazenado em briquetes de folhas ou cortado, colocado em recipientes herméticos. Nenhum ar deve entrar neles. Neste caso, o recipiente deve ficar em local escuro e quente. Uma característica distintiva da fermentação é que o processo, uma vez iniciado, não para. Quanto mais tempo o tabaco cru é armazenado, mais aromático ele se torna.
Não fermentado após secagem
As folhas secas podem ser conservadas por muito tempo sem cortar ou umedecer. Neste caso, é permitido usar os seguintes métodos:
- coloque folhas inteiras secas em caixas de papelão;
- coloque os feixes sob o telhado no frio - por exemplo, coloque-os no sótão;
- Enrole pilhas de folhas secas em tubos, amarre-os com linha, coloque-os em sacos, retire o ar com um aspirador e feche bem.
Recipientes de armazenamento
É permitido utilizar diferentes tipos de recipientes para armazenar o produto. Isso permite que você escolha a opção mais adequada.
Em potes de vidro
O vidro não tem poros e é facilmente desinfetado. Portanto, pode ser usado com segurança para armazenamento de tabaco cru a longo prazo - por pelo menos 2 meses.Os charutos são feitos de folhas, que são armazenadas inteiras, e matérias-primas trituradas são utilizadas para cigarros.
Para armazenamento de longo prazo, é permitido enrolar tabaco cru em potes comuns destinados à preservação. Neste caso, os recipientes precisam ser devidamente preparados:
- Antes de usar, o frasco deve ser lavado à mão com água quente e sabão.
- Trate o recipiente com vapor quente ou leve ao microondas.
- Espere até que as últimas gotas de umidade evaporem.
- Coloque o tabaco seco em um recipiente frio e esterilizado e enrole-o com um abridor de latas. Isso também pode ser feito com uma tampa quente especial.
Recomenda-se fazer uma inscrição em cada lata indicando o tipo de tabaco e a data da embalagem. Depois disso, as matérias-primas podem ser armazenadas.
Em recipientes de madeira
Para armazenar tabaco para cachimbo, você deve usar caixas de madeira especiais - umidificadores. Estão equipados com um umidificador e ajudam a manter os parâmetros ideais de umidade no armazenamento. Esses produtos são feitos de cedro. Eles variam em tamanho e podem conter 110, 220 ou 450 gramas de tabaco. O produto pode ser armazenado em umidificadores por vários meses. É importante manter as caixas de matéria-prima em local escuro e fresco.
Além disso, a madeira de cedro pode transmitir seu aroma ao tabaco para cachimbo. Além disso, um umidificador pode deixar as matérias-primas muito úmidas. Ao mesmo tempo, sua umidade não deve exceder 10-14%.
Em caixas de lata
Para armazenamento de longo prazo, recomenda-se o uso de latas lacradas. Devem ser guardados em local escuro, seco e com temperatura constante. Ao mesmo tempo, os conhecedores observam que este método de armazenamento é ideal para tabaco inglês e natural. Ao mesmo tempo, as variedades aromáticas podem perder as suas propriedades e sabor. Você pode manter os cortes de tabaco em latas por pelo menos 1 ano.
Características de armazenamento de tabaco para narguilé
O tabaco para narguilé possui certos recursos de armazenamento. Recomenda-se considerar o seguinte:
- Certifique-se de que o recipiente esteja completamente vedado. Isso ajudará a evitar a evaporação da umidade e a perda de aroma.
- Evite a exposição à luz solar. Portanto, é recomendado manter o tabaco cru em local escuro e longe da luz.
- Não armazene matérias-primas em altas temperaturas. Os parâmetros ideais são +10 graus.
Recomenda-se manter a mistura de tabaco para narguilé em sacos a vácuo. Recipientes de plástico para alimentos também são adequados para isso. O tabaco caseiro pode ser guardado nesses recipientes por um longo período de tempo, especialmente quando armazenado na geladeira.
Armazenamento de tabaco para enrolar e cachimbos
É melhor levar consigo o tabaco cortado que você planeja usar para cachimbos ou cigarros de enrolar. Uma cigarreira é adequada para esse fim.
Melhor antes da data
Se as condições de armazenamento forem atendidas, as folhas secas inteiras podem ser armazenadas por 5 anos. Quando cortada, a matéria-prima mantém suas propriedades por no máximo 2 anos. Após a fermentação, o tabaco deve ser armazenado por 1 ano. As sementes de tabaco mantêm suas características por até 15 anos.
Consequências do armazenamento inadequado
O tabaco cru estragado perde o sabor e o aroma.Também contém substâncias tóxicas que podem prejudicar gravemente a saúde. Se as regras de armazenamento forem violadas, existe o risco dos seguintes problemas:
- formação de mofo e podridão;
- desmoronando;
- assaduras de folhas;
- infestação por insetos nocivos;
- oxidação de elementos químicos.
Os seguintes sinais indicam danos às matérias-primas:
- Cor não natural. As matérias-primas podem ser revestidas com um revestimento preto ou claro. Muitas vezes se formam manchas escuras ou claras.
- O aparecimento de pragas. Insetos, larvas, vermes, mosquitos e gorgulhos podem se acumular na mistura de tabaco.
- Fedor. Pode estar pútrido ou mofado.
- Gosto não natural. Um amargor enjoativo aparece na matéria-prima.
- Perda de elasticidade da folhagem, transformando-se em pó com leve pressão.
- Formação de migalhas úmidas no fundo do recipiente. Ocorre se a folhagem for danificada ou danificada por insetos nocivos.
Identificar processos químicos indesejados em matérias-primas é um pouco mais difícil. Quaisquer aromas atípicos ou, inversamente, perda total de odor durante o armazenamento são considerados sinais indiretos de oxidação e deterioração da substância.
Como armazenar sementes
O principal requisito para o armazenamento das sementes é a preservação da sua germinação. Se as recomendações forem seguidas, os grãos manterão a viabilidade por 15 anos.
É importante seguir estas recomendações:
- Escolha um recipiente hermético que não permita a passagem de umidade, luz solar e pragas. Para isso, deve-se usar sacolas com trava de plástico. Devem ser armazenados em caixa ou saco que não permita a passagem de luz.
- A cada seis meses, o material da semente deve ser inspecionado quanto a ataques de mofo ou pragas. Recomenda-se descartar as sementes estragadas.
- As condições de temperatura e umidade são semelhantes às do armazenamento de folhas de tabaco.
- As sementes são tóxicas, por isso devem ser mantidas fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Jardineiros experientes que cultivam plantas recomendam manter as sementes no congelador. Isso ajuda a preservar sua viabilidade por muito tempo. Ao mesmo tempo, antes da germinação, os grãos precisam descansar do congelamento. Para fazer isso, eles deverão ser retirados do freezer com 1,5 a 3 meses de antecedência. Isso ajuda a despertar os embriões.
Armazenar tabaco em casa tem muitos recursos. Para aumentar a vida útil das matérias-primas, é importante escolher o recipiente certo e garantir parâmetros ideais de temperatura e umidade.