O tabaco Virginia é considerado uma variedade muito comum, incluída em quase todas as misturas para cachimbo. Também é usado para narguilés e mortalhas. Ao mesmo tempo, esta planta pode ser cultivada de forma independente na sua casa de verão. Para obter uma boa colheita, é importante cuidar da colheita com qualidade. Deve incluir rega, fertilização e remoção de ervas daninhas em tempo hábil.
Descrição e características da variedade
Virginia 202 é considerada uma variedade pouco exigente.É por isso que é cultivado em muitos países ao redor do mundo.
A prevalência da variedade está associada ao baixo teor de nicotina, que é inferior a 3,5%. Também contém muito açúcar. Esse valor chega a 20%.
Os principais tipos de tabaco desta variedade incluem:
- Bright Virginia é uma variedade clássica caracterizada por folhas avermelhadas e sabor distinto. Light Virginia é adequado para fumar na sua forma pura e com diversas impurezas.
- Virgínia Amarela – tem tonalidade amarela e o sabor contém notas pronunciadas de limão. Este tabaco é utilizado como base para outras misturas.
- Gold Virginia – Este tabaco dourado adocicado costuma ser combinado com Cavendish, que tem um tom mais escuro e um sabor levemente amargo.
- Orange Virginia é uma variedade sem açúcar que apresenta uma rica cor vermelha com notas avermelhadas.
- Dark Virginia – apresenta uma rica tonalidade marrom escura, que é obtida através da fermentação por 1 ano.
Vantagens e desvantagens do tabaco Virginia
Muitos fumadores preferem cultivar o seu próprio tabaco. A variedade Virginia tem as seguintes vantagens:
- alta qualidade;
- teor mínimo de nicotina;
- grande quantidade de açúcares na composição;
- resistência média;
- sabor rico e brilhante.
Ao mesmo tempo, a variedade também apresenta algumas desvantagens:
- a necessidade de adesão estrita às regras de cultivo;
- o risco de os arbustos serem danificados por doenças e pragas;
- instabilidade ao superaquecimento.
Características de cultivo
Para que o cultivo do tabaco tenha sucesso, é importante respeitar rigorosamente as regras da tecnologia agrícola.
Em campo aberto
Na Rússia central, é recomendado plantar sementes de tabaco em solo aberto em maio - na fase de estabilização do clima quente. Os sulcos para semeadura não devem ser profundos.Ao mesmo tempo, também não é recomendado plantar sementes na superfície, pois os pássaros podem bicá-las.
Ao cultivar tabaco, você precisa seguir um padrão de plantio. A distância entre os furos é de 30 centímetros, o espaçamento entre linhas é de pelo menos 70.
Em casa
O tabaco para fumar pode ser cultivado com mudas. Ao germinar as sementes, é importante garantir que elas não produzam brotos muito grandes. Se você plantar esses grãos no solo, eles poderão quebrar. As mudas devem ser regadas sistematicamente em peneira fina. Várias vezes eles precisam ser alimentados com preparações minerais ou usar infusão de esterco de galinha.
Regras de cuidado
Para cultivar uma planta com sucesso, é importante regá-la e alimentá-la em tempo hábil.
Rega
As plantas precisam ser regadas com pouca frequência. Isso é feito 3 vezes durante a estação de crescimento. Recomenda-se usar 8 litros de água para 1 arbusto. As plantas maduras desenvolveram raízes, por isso não precisam de rega. Neste caso, o solo deve ser umedecido vários dias antes da colheita.
Cobertura
Durante o período de crescimento das plantas, é importante seguir a sequência de aplicação de fertilizantes:
- A primeira alimentação é realizada 10 dias após a movimentação das mudas para campo aberto. Recomenda-se utilizar uma composição de 1 colher de sopa de uréia e 10 litros de água.
- Na segunda vez, o fertilizante é aplicado 2 semanas após a primeira. Nesta fase, será necessário um complexo de potássio, fósforo e nitrogênio. O tabaco aceita bem fertilizantes orgânicos. Portanto, você pode usar uma solução de esterco de galinha. Deve ser misturado com água na proporção de 1:7.
- A terceira alimentação é realizada 1 semana após a segunda.
Capina
É preciso se livrar do mato antes mesmo de plantar as mudas no solo. Recomenda-se também a remoção de ervas daninhas dos canteiros durante todo o período de crescimento.O fato é que a vegetação indesejada causa doenças e leva à proliferação de parasitas.
Proteção contra doenças e pragas
Se as regras da tecnologia agrícola forem violadas, o tabaco pode sofrer das seguintes patologias:
- O míldio, ou míldio, é a doença fúngica mais comum do tabaco. Na maioria das vezes se desenvolve em climas quentes e úmidos. Neste caso, a folhagem fica coberta de manchas verde-amareladas e enrola-se para baixo. Quando mudas ou arbustos jovens são afetados, existe uma grande probabilidade de morte das plantas. A doença também reduz o rendimento em 30%. Para profilaxia, recomenda-se o uso de Zineb ou Policarbacina. Esses mesmos remédios são usados nos primeiros sintomas da patologia.
- O oídio é uma infecção fúngica que é acompanhada pelo aparecimento de uma camada branca na folhagem. À medida que a doença progride, as folhas tornam-se castanhas sujas. Para destruir fungos, você precisa usar Zineb. Também é necessário reduzir a intensidade da rega. Uma semana antes da colheita, a rega deve ser completamente interrompida.
- Mosaico de tabaco - neste caso, a folhagem é coberta por manchas verdes claras e enrola-se para cima. Depois de algum tempo, as manchas se transformam em áreas escuras e mortas. Mesmo secar as folhas não elimina a infecção viral. Esta doença afeta negativamente a qualidade do produto. Para evitar o mosaico do tabaco, é necessário pulverizar as plantações com uma solução de ácido bórico.
As plantações de tabaco também podem ser danificadas por pragas. Na maioria das vezes, as plantas são atacadas pelos seguintes insetos:
- O pulgão do pêssego é considerado o parasita mais prejudicial. Esses pequenos insetos verdes absorvem a seiva das folhas do tabaco e poluem os arbustos com resíduos.Os pulgões também espalham doenças perigosas - musgo branco e mosaico de pepino. Para evitar ataques de pragas, é importante remover as ervas daninhas em tempo hábil. Quando são detectados parasitas, as plantas são tratadas com Metathion ou Rogor.
- Os tripes do tabaco são pequenos insetos amarelados que absorvem o suco das folhas do tabaco e danificam sua camada externa. Isso leva a uma diminuição no rendimento e à deterioração da qualidade das matérias-primas. As folhas afetadas fermentam mal e secam de maneira irregular. Para evitar ataques de pragas, é importante remover as ervas daninhas em tempo hábil. Quando as plantações ficam infectadas, devem ser usados inseticidas.
- Wireworms são larvas de besouros click. Eles infectam o sistema radicular e fazem buracos nos caules dos arbustos jovens. As pragas são extremamente difíceis de controlar. Para prevenção, deve-se usar pó de hexaclorano antes do plantio de mudas de tabaco. Quando aparecem vermes, as culturas devem ser polinizadas com pó de metafós.
Coleta e processamento de tabaco
Quando as folhas do tabaco ficam amarelas, elas podem ser colhidas. O processo precisa começar de baixo. É importante evitar danificar as chapas. A secagem da colheita é necessária à sombra ou sob uma cobertura. Em seguida, as matérias-primas precisam ser amarradas em cordas e penduradas para posterior secagem.