O pinheiro amarelo também é uma planta grande que pertence à família Pinaceae. Na natureza, esta cultura é encontrada no oeste da América do Norte. Ao mesmo tempo, esta cultura é cada vez mais cultivada em hortas e utilizada para decorar parques. Isto é devido à aparência incomum da planta. Para que uma cultura permaneça sempre decorativa, ela precisa de cuidados adequados.
Descrição botânica
Ao contrário da crença popular, o pinheiro amarelo não recebeu esse nome por causa da cor de suas agulhas. Esta cultura possui agulhas verdes tradicionais.Ao mesmo tempo, é caracterizado por uma casca amarelada incomum. Existem também muitos outros nomes para pinheiros amarelos - Oregon, touro, pesado, grande. Na botânica, a cultura é chamada de pinheiro amarelo ou ponderosa - Pinus ponderosa.
Uma árvore adulta atinge uma altura de 18 a 39 metros. Algumas plantas crescem até 80 metros. Neste caso, o diâmetro do tronco é de 80 a 120 centímetros. A cultura tem formato cônico ou oval. Não é muito grosso e tem diâmetro de até 3 metros.
A tonalidade da casca varia. Varia do amarelo ao marrom avermelhado. Neste caso, o tronco da árvore é coberto por muitos sulcos. À medida que a árvore envelhece, ela fica coberta por largas placas escamosas. Perto da base a árvore tem ramos descendentes. Porém, à medida que se aproxima da copa, a árvore apresenta um padrão de crescimento ascendente.
Atenção especial deve ser dada aos cones desta cultura. Na aparência, são semelhantes ao cedro. Os frutos do pinheiro amarelo distinguem-se pelas escamas fortes e pela cor castanho-acastanhada. Atingem 15 centímetros de comprimento. Os cones têm formato cônico largo. Ao mesmo tempo, dentro da fruta existem sementes aladas.
Os frutos dos ramos do pinheiro estão dispostos em grupos de 3. Devido ao seu tamanho impressionante e aparência atraente, os cones são frequentemente usados para fazer diversos artesanatos e decorações. O amadurecimento completo da fruta leva 2 anos.
Requisitos para o plantio de pinheiros
Recomenda-se que o pinheiro Poderosa seja plantado na primavera ou no outono. Para isso, deve-se usar uma muda com no máximo 5 anos. Antes do plantio, deve ser colocado em um balde com água por 2 a 3 horas. Então você deve preparar um recesso medindo 100x80 centímetros. No fundo do buraco é necessário colocar uma drenagem de 20 centímetros de espessura.
Recomenda-se reduzir a acidez do solo retirado da cova. Para fazer isso, adicione 200-400 gramas de cinza de madeira. Solo pesado deve ser diluído com areia na proporção de 2:1.
Para plantar uma safra, é recomendável fazer o seguinte:
- Coloque um monte no topo da camada de drenagem.
- Coloque a muda no monte. Como resultado, o colo da raiz deve estar acima da superfície da terra.
- Cubra a muda com terra, endireitando as raízes.
- Compacte levemente o solo e regue a planta. Para 1 muda vale a pena usar de 5 a 7 litros de água.
Cuidado e suas características
Para que uma cultura cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados. Neste caso, é necessário seguir uma série de regras.
Frequência de rega
Durante os primeiros meses após o plantio, a planta deve ser regada 1 a 2 vezes por semana. A frequência exata depende da precipitação. O solo deve ser umedecido até uma profundidade de 30 centímetros. Após a conclusão do processo de enraizamento, a planta precisa ser regada uma vez por mês.
Uma cultura adulta precisa ser umedecida apenas na ausência de precipitação natural. Caso contrário, existe o risco de apodrecimento do sistema radicular molhado.
Afrouxamento
Após cada rega, o solo precisa ser solto. Isso ajudará a saturar o sistema radicular com oxigênio. Este procedimento deve ser combinado com a remoção de ervas daninhas do solo ao redor do tronco.Para evitar a evaporação da umidade e o superaquecimento das raízes, o círculo do tronco da árvore deve ser coberto com uma camada de cobertura morta. Sua espessura deve ser de 6 a 8 centímetros.
Materiais orgânicos são usados como cobertura morta - casca de árvore, palha, serragem. Nas regiões do norte, com invernos rigorosos, a cobertura morta deve ser colocada em uma camada espessa de até 25 centímetros. Isso ajuda a evitar que as raízes congelem.
Formação e poda de copa
Todos os anos, na primavera, o pinheiro amarelo requer poda sanitária. Neste caso, é necessário retirar os brotos quebrados e congelados. Também é importante eliminar os ramos afetados por fungos. Para restringir o desenvolvimento de uma cultura jovem, os ramos esqueléticos que se desviam muito do contorno são cortados no tamanho necessário.
Depois que o pinheiro atinge os dez anos de idade, há necessidade de podas antienvelhecimento. Neste caso, é necessário retirar para o anel galhos velhos e grandes que crescem na parte inferior do tronco.
Controle de pragas e doenças
Schutte é considerada uma das doenças culturais mais perigosas. Esta doença tem diferentes tipos e causa danos às agulhas. A principal razão para o desenvolvimento da doença é considerada a alta umidade. Portanto, a principal medida preventiva é o cuidado adequado.
Para combater esta patologia, recomenda-se pulverizar a árvore com uma solução de calda bordalesa. Sua concentração deve ser de 3%. Para tratamentos preventivos de primavera, vale a pena usar solução a 1%.
O fungicida "Hom" também ajuda no combate aos fungos. Para preparar uma solução para pulverização de pinho, recomenda-se misturar 40 gramas da substância com 10 litros de água.
O pinheiro amarelo também é suscetível ao ataque de diversas pragas, o que acarreta uma série de consequências negativas. Os parasitas mais comuns incluem:
- Mosca do pinheiro – causa a destruição das agulhas do pinheiro. A solução Actellica ajudará a lidar com a praga. Para isso, tome 2 mililitros da substância por 1 litro de água. O tratamento repetido é realizado após 1 semana.
- Besouro da casca - faz buracos na casca da planta e leva ao seu enfraquecimento. Além disso, o parasita abre caminho para outros insetos - em particular, para insetos subcorticais. Se as medidas não forem tomadas a tempo, existe o risco de destruição das colheitas. Para lidar com os parasitas, são necessárias injeções intra-tronco do medicamento “Clipper”. Para isso, é necessário injetar 100 mililitros do produto no tronco, caso a árvore não ultrapasse 15 metros. Para colheitas maiores, use 200 mililitros. Você também pode preparar uma composição de 100-120 mililitros de produto e 5 litros de água. O produto resultante deve ser pulverizado nas plantações.
- Pulgão marrom - absorve o suco das agulhas e dos brotos. Com um pequeno número de pragas, você pode usar remédios populares - pó de tabaco ou uma solução de sabão de potássio. Em casos mais complexos é necessário o uso de Agravertin. Para preparar a solução, é necessário pegar 2 mililitros do produto para cada 1 litro de água e borrifar a árvore com a solução.
Aplicação de madeira
De acordo com a descrição, a árvore pode ser utilizada para solucionar diversos problemas paisagísticos. O pinheiro amarelo será uma excelente sebe ou ajudará a dividir a área em várias zonas. Pode ser combinado com qualquer cultura ornamental ou frutífera. A planta combina bem com thuja, macieira e pereira. Também pode ser plantada junto ao zimbro e à spirea.
Vale a pena considerar que a árvore combina bem com plantas perenes em flor. Pode ser combinado com papoulas, violetas e prímulas. Também ótimas adições incluem sedum e campânula. A combinação de plantas com flores e ervas permite criar jardins ornamentais espetaculares, jardins rochosos e escorregadores alpinos.
O pinheiro amarelo é uma planta ornamental vistosa que combina bem com uma grande variedade de plantas. Esta conífera é considerada pouco exigente para cuidar. Porém, para preservar suas propriedades decorativas, ainda é necessário seguir algumas regras.