Culturas perenes atraentes, caracterizadas por uma aparência muito impressionante, são frequentemente usadas para decorar jardins. O cultivo de pinheiros sobre um tronco é considerado uma das formas de obter uma composição única. Para que a planta tenha um aspecto decorativo, ela precisa ter um formato bem cuidado e seguir rigorosamente as recomendações agrotécnicas.
Pequena descrição
O tronco do pinheiro é um grande arbusto perene que possui ramos selecionados que lembram uma foice. Além disso, a planta pode ter formato de cone, tronco liso e copa frágil.Atinge 4,5-6 metros de altura, sendo aconselhável limitar a largura a 4-5 metros. Ao longo de um ano, a planta aumenta 15 centímetros de altura e 12 centímetros de largura.
O topo do tronco é coberto por uma casca marrom-acinzentada ou cinza-preta. Sua estrutura é semelhante a placas que se sobrepõem. As agulhas formam feixes de 2 peças, que se dobram em arco em relação ao galho e muitas vezes apresentam formato levemente torcido. As agulhas atingem um comprimento de 3 a 4 centímetros e são caracterizadas por uma cor verde escura.
A floração da planta é observada em junho-julho. Os frutos são ovóides ou de formato mais alongado e apresentam coloração marrom-amarelada ou marrom-escura. Atingem 2 a 6 centímetros de comprimento e 1,5 a 4 centímetros de largura. O pinheiro é caracterizado por um sistema radicular espalhado, que se distingue por muitos rebentos.
As características distintivas dos pinheiros padrão incluem o seguinte:
- resistência ao gelo;
- resistência a nevascas;
- pouco exigente para a composição do solo;
- resistência a ventos fortes;
- resistência a impurezas prejudiciais no ar.
Quais variedades são melhores para usar?
Uma das variedades mais comuns de pinheiros cultivados em um tronco é o Pug. Uma árvore adulta atinge uma altura de 1,5 metros e uma largura de 1 a 1,5 metros. A planta não tem rebentos muito longos. Neste caso, a coroa apresenta uma coroa esférica ou arredondada. A árvore é caracterizada por um desenvolvimento lento. Em 1 ano, aumenta literalmente de 2 a 8 centímetros.
Os botões são marrons e não excedem 1 a 2 centímetros de comprimento. Eles estão localizados bem próximos aos galhos. As agulhas são de cor azul esverdeada ou esmeralda escura e atingem um comprimento de 2 a 4,5 centímetros. Cresce em cachos de 2 peças. Após 3-5 anos, as agulhas caem e novas agulhas crescem em seu lugar.
Os cones são de cor marrom e formato ovóide. Seu comprimento chega a 2 a 6 centímetros. O sistema radicular está localizado bem próximo à superfície da terra e é caracterizado pela presença de muitos brotos. Vale considerar que é suscetível à compactação do solo.
Onde esses pinheiros são usados?
Pinheiros padrão se encaixam perfeitamente no design de jardins ornamentais, escorregadores alpinos e bonsai de jardim. No entanto, mesmo em jardins clássicos, essas árvores parecem bastante naturais e atraentes.
Essas plantas podem ser usadas para formar sebes, bordaduras e composições multiníveis. Os pinheiros padrão ficam ótimos em conjuntos mistos porque não afetam o desenvolvimento das culturas que crescem nas proximidades. Excelentes composições são obtidas com a participação de cereais e arbustos com flores grandes. A planta também combina bem com bordos de pequena altura.
Como escolher a árvore certa
Recomenda-se comprar a planta em lojas especializadas ou centros de jardinagem. O melhor é dar preferência a uma cultura jovem, sem áreas danificadas por insetos. O replantio de um pinheiro requer um pedaço de terra. A planta tem raiz principal, então é preciso afastar o substrato das bordas do recipiente, colocar a mão fundo nele e retirar o rizoma direto do chão.
Poda e formação de copa
O pinheiro Pug padrão tem uma coroa esférica interessante, por isso não requer podas especiais.Se necessário, os rebentos jovens podem ser removidos. No entanto, eles precisam ser reduzidos em no máximo um terço. A poda ajuda a tornar a copa mais espessa e cheia. Com a chegada da primavera, é preciso se livrar dos brotos secos e mortos.
Cuidados posteriores
O pinho caracteriza-se pelos seus baixos requisitos de manutenção. É capaz de resistir a fortes quedas de temperatura e aos efeitos da seca. A necessidade de irrigação depende de fatores climáticos, da composição do solo e da presença de cobertura morta. Na maioria das vezes, é necessário umedecer o solo apenas durante uma longa ausência de precipitação.
Vale a pena alimentar as coníferas a partir do segundo ano de vida. Recomenda-se a utilização de fertilizantes especiais e de composição balanceada. No total, os nutrientes precisam ser adicionados algumas vezes durante a temporada.
Os pinheiros padrão são caracterizados por uma aparência decorativa e, portanto, são frequentemente usados para paisagismo. Para que essas plantas se desenvolvam normalmente, é importante plantá-las corretamente e prestar cuidados de qualidade.