O pinheiro da montanha é um dos tipos de coníferas mais populares, apreciado por muitos jardineiros e paisagistas. Isso se deve ao tamanho compacto da colheita e às altas propriedades decorativas. A planta mantém a sua rica cor verde durante todo o ano e tem um aroma agradável. Para que uma cultura permaneça decorativa, ela precisa ser bem cuidada.
Descrição detalhada
Este tipo de pinheiro é mais comum no norte e no sul da Europa. A cultura é caracterizada por uma forma esférica. Em condições naturais, a planta apresenta-se em forma de árvore, enquanto nos jardins costuma ser cultivada como arbusto. A altura da colheita pode chegar a 8 metros, enquanto o tamanho do arbusto geralmente não ultrapassa 4,5 metros.
A planta é caracterizada por lindas agulhas verdes, formando pequenos cachos. Sua vida útil é de aproximadamente 5 anos. A cultura se distingue pelas raízes ramificadas e superficiais. As plantas maduras são cobertas por pequenos cones. São caracterizados pela cor marrom e atingem comprimento de 4 a 5 centímetros.
Apesar de existirem muitos tipos de pinheiros montanhosos com determinadas características, vale a pena destacar as suas características universais:
- resistência à geada e à seca;
- resistência a rajadas de vento;
- pouco exigente para a composição do solo;
- alta resistência dos galhos;
- expectativa de vida significativa - pode chegar a 1.000 anos;
- resistência a ataques de parasitas;
- resistência à poluição do ar;
- tolerância à poda.
A planta possui excelentes propriedades decorativas. Por isso, é frequentemente utilizado em projetos paisagísticos. A cultura pode ser usada para decorar slides alpinos e jardins ornamentais. É usado como tênia ou combinado com outras plantas.
Variedades populares
Hoje existem muitos tipos de pinheiros montanhosos, cada um com certas características.
Varela
Esta variedade possui uma coroa esférica incomum. É caracterizado por um crescimento muito lento. Aos 10 anos, o tamanho da árvore não passa de 70 centímetros de altura e 50 centímetros de diâmetro. As plantas maduras não ultrapassam 1,5 metros de altura.Além disso, seu diâmetro pode ser de 1,2 metros.
Esta variedade é caracterizada por agulhas verdes escuras. Outra característica é considerada alta resistência ao gelo. O pinho pode tolerar temperaturas de até -35 graus.
Gnomo Pinus mugo
Esta variedade é de tamanho médio. Atinge 2,5 metros de altura e 1,5-2 metros de diâmetro. Uma colheita jovem geralmente cresce primeiro em largura, depois começa a esticar em altura. É caracterizada por agulhas verde-escuras e desenvolvimento lento. A cultura pode suportar temperaturas de até -40 graus.
Ouro de inverno
Esta variedade é considerada anã. Cresce na forma de um arbusto esférico. Uma característica distintiva da planta é a mudança na cor das agulhas dependendo da época do ano. Na primavera e no verão, as agulhas apresentam tonalidade verde e no outono tornam-se marrom-amareladas. O arbusto atinge aproximadamente 50 centímetros de altura e seu diâmetro é de 1 metro.
Pinus colunaris
Esta variedade de pinheiro da montanha é frequentemente usada em projetos paisagísticos. Combina bem com pedras e pedras. A altura da planta pode chegar a 2 metros e o diâmetro - 2,5. As agulhas distinguem-se pelas pontas pontiagudas e pela cor verde escura.
Pinus mugo Compacto
Esta espécie é caracterizada por um crescimento lento. Além disso, sua coroa tem formato de almofada. Ao longo do ano, as agulhas caracterizam-se por uma rica cor verde.
Pinus mugo mughus
Esta planta é encontrada nos Alpes Orientais. Também cresce na Península Balcânica. A cultura é um enorme arbusto que pode atingir 5 metros de altura. A planta inicialmente apresenta cones marrom-amarelados. Mas à medida que amadurecem, adquirem uma cor marrom.
Esfregões de pinus
Esta variedade anã não ultrapassa 1,5 metros de altura.A cultura é caracterizada por ramos curtos com pequenas agulhas, com comprimento de 4,5 centímetros. As agulhas são de cor verde escura e desenvolvem-se lentamente. A planta tem boa resistência à geada e pode suportar temperaturas de até -45 graus.
Pinus mugo pumilio
Esta pequena planta é decorada com agulhas muito grossas. As agulhas distinguem-se por uma rica tonalidade verde e alta rigidez. A cultura é pequena e não ultrapassa 1,5 metros de altura. É caracterizada por cones largos em forma de cone que aparecem nos galhos 7 anos após o plantio. A planta dificilmente tolera solo muito úmido e denso. Ao mesmo tempo, pode ser cultivado com segurança em condições urbanas.
Pinus ofir
Esta variedade decorativa é decorada com ricas agulhas verdes. Ao mesmo tempo, no inverno adquire uma coloração amarelo-acastanhada. A coroa tem formato arredondado e alta densidade. A árvore é compacta e não ultrapassa 2 metros de altura. A cultura é considerada bastante fotófila e resistente à seca.
Litomysl
Esta variedade anã possui um tronco relativamente alto. Além disso, a altura de sua copa não ultrapassa 50 centímetros. A planta costuma ser cultivada em casa. Em 1 ano aumenta no máximo 30 milímetros. A cultura dificilmente suporta a estagnação da umidade nas raízes.
Pinus mugo chaochao
Esta planta possui agulhas densas e resistentes que crescem nos galhos em forma de cachos. Muitas vezes é cultivado em jardins porque sintetiza fitoncidas. Estas substâncias suprimem a atividade de bactérias patogênicas. Esta variedade é considerada muito despretensiosa. Porém, para um desenvolvimento confortável da cultura, ela deve ser plantada em área bem iluminada.
Ajuste correto
Para que o pinheiro mantenha a sua tonalidade viva e o seu aroma a pinho durante todo o ano, deve ser plantado correctamente. Uma área bem iluminada e aberta é adequada para isso. A composição do solo não é de pouca importância. É aconselhável dar preferência a solos arenosos ou franco-arenosos bem drenados.
Se o solo do local for muito pesado, vale a pena colocar uma drenagem de boa qualidade no fundo. A espessura desta camada deve ser de 20 centímetros. Para que uma muda jovem se adapte às novas condições, no momento do plantio é necessário seguir as seguintes regras:
- Escolha um local adequado no jardim. Entre várias plantas é necessária uma distância mínima de 4 metros.
- Faça depressões não muito grandes no solo. Suas dimensões devem ser de 80x80 centímetros.
- É bom afrouxar o fundo da reentrância para o plantio.
- Para rápida adaptação e bom desenvolvimento, coloque composto no fundo. É importante considerar que a espessura dessa camada não deve ultrapassar 20 centímetros.
- Misture o fertilizante com solo normal.
- Coloque a muda na cova e preencha os vazios com o substrato preparado. É importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície do solo.
- Faça um lado do solo. Graças a isso, a umidade permanecerá no círculo do tronco da árvore.
Cuidado
Para que uma planta tenha tamanho normal, se desenvolva plenamente e mantenha suas propriedades decorativas, ela precisa receber cuidados de qualidade. É importante seguir estas recomendações:
- Umedeça o solo em tempo hábil. No verão isso é feito em intervalos de 3 dias, no inverno - no máximo 1 vez.
- Aplique fertilizantes. Imediatamente após o plantio, vale a pena alimentar o pinheiro-da-montanha com um estimulante de crescimento, que o ajudará a formar raízes. Posteriormente, é permitido o uso de um medicamento complexo.
- Afrouxe o solo e aplique cobertura morta no solo. O afrouxamento não pode ser considerado um procedimento obrigatório, mas muitos veranistas o realizam depois do inverno.
- Apare a planta. O pinheiro da montanha tolera o corte normalmente. No entanto, não é permitido cortar mais do que um terço da árvore por vez. O procedimento é realizado uma vez por ano.
Os abetos da montanha são resistentes à geada. Portanto, não é necessária preparação específica das colheitas para o inverno. É importante limitar a rega ou evitá-la completamente. É permitido replantar pinheiros em março - imediatamente após o derretimento da neve. Neste caso, vale a pena utilizar o mesmo substrato.
Controle de pragas
O pinheiro da montanha é resistente a parasitas. Porém, às vezes a cultura ainda sofre ataques de cochonilhas. Na maioria das vezes atacam o pinheiro silvestre, mas a variedade montanhosa também está ameaçada. Esses são insetos bastante pequenos, com tamanho não superior a 2 milímetros. Eles geralmente ficam na parte inferior das agulhas. Como resultado, as agulhas afetadas ficam marrons e caem. A cochonilha do pinheiro adora especialmente árvores com 3 a 5 anos de idade.
Maneiras de propagar uma árvore
A propagação das plantas pode ser feita de diferentes maneiras - por sementes, estacas ou enxertia. O método específico deve ser escolhido dependendo da variedade. A maneira mais fácil de propagar a cultura é por meio de sementes. Porém, podem ser plantadas em solo aberto ou em caixa. O uso de estufa doméstica também é permitido. O melhor é realizar o trabalho de plantio na primavera.É importante considerar que as sementes só podem ser plantadas alguns anos após a polinização.
No momento do plantio é recomendado manter um intervalo de 5 centímetros entre os arbustos. Depois disso, o recipiente deve ser coberto com filme. Os primeiros tiros aparecem após 1 mês. Nesta fase, é necessário retirar a película e providenciar a rega sistemática da planta. Após cerca de 1-2 anos, recomenda-se plantar as plantas em solo aberto.
As estacas não são consideradas o método de maior sucesso para o pinheiro-da-montanha. Leva muito tempo para uma árvore desenvolver raízes. No entanto, isso nem sempre acontece. Se os cortes ainda forem realizados, recomenda-se fazer o seguinte:
- Retire mudas de arbustos jovens. Eles precisam ser aparados com parte da casca.
- Coloque as mudas preparadas em um recipiente com água e deixe por 3 dias. Também é permitido usar uma solução especial para estimular o desenvolvimento do sistema radicular.
- Plante as mudas na caixa preparada em intervalos de 10 centímetros.
- Use uma estufa para desenvolver raízes.
A enxertia é o método mais complexo e trabalhoso de propagação de abetos. Geralmente é usado por jardineiros experientes ou paisagistas. Este método ajuda a preservar as qualidades varietais da colheita.
O pinheiro da montanha é uma planta popular que se adapta bem a uma variedade de composições paisagísticas e libera fitoncidas no ar. Portanto, a cultura é frequentemente cultivada em chalés de verão ou usada para decorar jardins e parques públicos. Para que a planta mantenha sempre as suas propriedades decorativas, é importante realizar corretamente os trabalhos de plantio e prestar-lhe um cuidado completo e de qualidade.