O pinheiro da montanha Uncinata é um dos tipos mais populares de coníferas cultivadas no jardim para fins decorativos. A árvore é resistente a climas frios e é considerada de baixa manutenção. Possui uma coroa bastante fofa que pode ser usada para criar diversas composições. Ao mesmo tempo, para preservar o aspecto decorativo da planta, ainda é necessário respeitar uma série de regras.
Descrição da árvore
O pinheiro Uncinata é considerado uma cultura arbórea. A planta atinge uma altura de 20 metros. Além disso, o diâmetro de sua copa é de 8 metros.Com base nesses indicadores, podemos concluir que a planta possui um tamanho bastante impressionante.
A cultura desta variedade é considerada um verdadeiro fígado longo. Ela se desenvolve mais rápido do que algumas coníferas. Aos 10 anos, o tamanho da planta pode chegar a 4 metros, e aos 30 – 8. Em 1 ano, o rendimento aumenta 20 centímetros.
A coroa se distingue por uma aparência elegante e parâmetros médios de esplendor. A princípio, a coroa é caracterizada por um formato ovóide-cônico, mas com o tempo vai se espalhando mais.
O pinheiro tem um tronco delgado, coberto por uma casca castanho-acinzentada. Consiste em escalas angulares que se dividem perto da base. As pontas dos brotos são direcionadas para cima e caracterizam-se por uma distribuição uniforme.
As pinhas têm um formato muito interessante. Eles são caracterizados por extremidades curvas em forma de gancho. O comprimento da fruta é de 2,5 a 6 centímetros. Os cones imaturos são roxos, enquanto os maduros são marrom-escuros. Eles levam 2 anos para amadurecer.
Benefícios e recursos
De acordo com a descrição botânica, a cultura apresenta uma série de prós e contras. As principais vantagens da planta incluem o seguinte:
- aparência espetacular;
- saturar o ar com um aroma saudável;
- aparência atraente;
- baixos requisitos de manutenção;
- resistência à seca e geadas médias;
- pouco exigente para a composição do solo;
- resistência a condições climáticas adversas.
A única desvantagem do pinho é o seu tamanho impressionante. Essa característica deve ser levada em consideração na hora de adquirir uma muda. Outra desvantagem é o alto custo da planta.
Aplicativo
O pinheiro da montanha é adequado para decorar jardins e áreas de parques. Na maioria das vezes é combinado com coníferas ou culturas herbáceas. A planta se encaixa perfeitamente em jardins rochosos, jardins ornamentais e jardins rochosos.
Área de cultivo
Unziata cresce bem em áreas montanhosas. A cultura pode crescer a uma altitude de 800-2300 metros acima do nível do mar. Esta árvore é frequentemente chamada de Pirenéu porque é encontrada nos Alpes e nos Pirenéus. Ao plantar uma safra, você precisa escolher um local ensolarado e com solo leve.
Regras de pouso
As estacas cortadas de uma árvore têm dificuldade em enraizar. Portanto, o melhor é comprar mudas prontas ou propagá-las por enxertia. Os trabalhos de plantio podem ser realizados de março a novembro. Ao plantar várias culturas, o intervalo entre elas deve ser de pelo menos 4 a 5 metros.
Para plantar uma safra, você precisa fazer o seguinte:
- Prepare uma cova para plantar. Isso deve ser feito com 10 a 14 dias de antecedência. O diâmetro e a profundidade do buraco devem ser duas vezes maiores que o sistema radicular da muda.
- Misture o solo da reentrância com areia de rio e turfa na proporção de 3:1:1. Você também precisa adicionar 25 gramas de fertilizante combinado para coníferas.
- Coloque uma camada de drenagem medindo 10-15 centímetros no fundo. Para isso, é permitido o uso de tijolo triturado, argila expandida e seixos.
- Coloque a muda no buraco. Neste caso, é importante garantir que o colo da raiz esteja nivelado com a superfície da terra.
- Preencha o buraco com solo fértil e compacte-o com as mãos para eliminar os vazios.
- Forme um círculo no tronco da árvore ao redor da planta jovem, envolvendo-a com uma borda de 2 a 3 centímetros.
- Regue generosamente a planta. Depois de absorver a umidade, cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta.
Recomendações para cultivo
A Uncinata é considerada uma planta pouco exigente, por isso o jardineiro não precisará despender muito esforço cuidando da árvore. Após o enraizamento bem-sucedido, as mudas precisam de umidade suficiente para um desenvolvimento ativo. As plantas maduras precisam ser alimentadas com nutrientes de vez em quando.
A variedade de pinheiro Uncinata resiste bem à seca, mas para o desenvolvimento normal a cultura jovem necessita de solo moderadamente húmido. Portanto, nos verões quentes durante a seca, a árvore precisa de rega.
A cultura responde bem à adição de nutrientes ao solo. No entanto, quantidades excessivas de fertilizante têm um efeito negativo no estado das raízes. Portanto, a lavoura precisa ser alimentada corretamente, obedecendo às seguintes regras:
- para o enraizamento, a muda precisa ser regada com uma solução formadora de raízes - por exemplo, “Kornevin”;
- toda primavera, aplique fertilizantes complexos - por exemplo, Kemiru-Universal;
- no verão faça alimentação foliar - para isso vale a pena borrifar as árvores com Epin ou Zircão.
Para melhorar o fluxo de ar para as raízes, o círculo do tronco da árvore deve ser sistematicamente afrouxado até uma profundidade de cerca de 10 centímetros. Este procedimento deve ser complementado com a remoção de ervas daninhas. Uma camada de cobertura morta feita de casca de pinheiro, turfa ou composto podre ajudará a manter a umidade do solo. Para isso, os materiais orgânicos são dispostos em círculo próximo ao tronco, formando uma camada de 5 a 7 centímetros.
O pinheiro Mountain Unziata é uma planta popular frequentemente usada para fins ornamentais. A cultura se adapta bem a diversas composições, mas exige o cumprimento de certas normas agrotécnicas.