O pinheiro da montanha Hampi é uma planta ornamental anã que possui uma copa em forma de almofada e é desprovida de cones. A cultura é considerada muito despretensiosa e pode crescer mesmo em solos pobres. Com a chegada do inverno, as agulhas verde-escuras da planta adquirem uma coloração marrom. Ao mesmo tempo, na primavera os arbustos ficam cobertos de anteras decorativas. Para cultivar uma planta com sucesso, é importante seguir uma série de regras.
Descrição da variedade
Pinus mugo Humpy é o nome botânico de uma nova pequena variedade enxertada de pinheiro da montanha que foi descoberta na Suíça.A cultura tem uma série de vantagens. Isso inclui o seguinte:
- desenvolvimento lento - a árvore cresce literalmente 3-4 centímetros por ano;
- dimensões compactas de uma cultura adulta - sua largura não ultrapassa 1,5 metros e sua altura não ultrapassa 80 centímetros;
- forma redonda elegante.
A variedade Hampi é caracterizada por uma copa densa em forma de almofada. Nos primeiros 8 a 10 anos, a colheita atinge 30 centímetros de altura e tem o formato de uma bola levemente achatada. Os arbustos mais maduros aumentam de largura e formam um monte. É precisamente a isso que o nome da cultura está relacionado.
A variedade Hampi é caracterizada por brotos de crescimento denso direcionados em diferentes direções e para cima. Eles se ramificam fortemente em direções diferentes. A casca é marrom ou cinza escuro. A árvore é caracterizada por agulhas verdes escuras brilhantes, que atingem 5 centímetros de comprimento. Forma feixes e é organizado aos pares. Com a chegada do inverno, as agulhas ficam marrons.
No inverno, o arbusto fica coberto de lindos botões marrom-avermelhados. Com a chegada da primavera, aparecem atraentes inflorescências masculinas com anteras amarelas. A variedade também se caracteriza por raízes ramificadas, localizadas bem próximas à superfície do solo.
As plantas da variedade Hampi são consideradas muito resistentes. Eles são capazes de resistir a déficits de umidade e curtos períodos de alagamento. Além disso, essas culturas podem tolerar a influência do sol e do vento. Eles pertencem à quarta zona climática. Isso significa que as plantas podem suportar temperaturas tão baixas quanto -34 graus. Eles toleram facilmente o inverno e não precisam de abrigo.
Instruções de pouso
O pinheiro desta variedade cresce bem em áreas bem iluminadas. Apesar disso, o arbusto resiste à sombra parcial.Ao mesmo tempo, existe o risco de redução da saturação da coroa. Além disso, a deficiência de luz afeta negativamente o tamanho da planta.
A forma arbustiva é considerada pouco exigente em termos de composição do solo. Portanto, pode ser plantada em solo argiloso com parâmetros de acidez elevados ou em solo pedregoso. A variedade Hampi é uma cultura que resiste à influência das emissões industriais das grandes cidades e não perde seu valor decorativo.
É necessário comprar mudas em viveiros que atendam às condições de armazenamento. Isso ajudará a evitar a compra de uma planta que perdeu suas propriedades varietais.
É importante considerar que o pinheiro Hampi dificilmente resiste ao alagamento estagnado. Portanto, na fase de preparação para o plantio, é necessário utilizar drenagem, e adicionar uma pequena quantidade de areia ao solo denso e nutritivo.
A preparação do local de plantio deve começar no outono. Depois de cavar a área, é necessário remover todas as ervas daninhas e adicionar húmus. São utilizados 20 quilos da substância por 1 metro quadrado. Isso satura o solo com elementos valiosos e melhora o desenvolvimento dos arbustos.
Depois de algumas semanas, você pode começar a preparar os buracos. A profundidade deve ser de 60 centímetros e a largura – 70. Recomenda-se que os trabalhos de plantio sejam realizados de agosto a setembro. Para plantar uma safra, você deve fazer o seguinte:
- Despeje 15 centímetros de drenagem – argila expandida ou brita – no fundo.
- Coloque 20 centímetros de solo nutriente por cima.
- Coloque a muda na cova e distribua suas raízes pela superfície da cova.
- Deixe o colo da raiz acima da superfície do solo, pois é considerado um condutor de elementos benéficos e oxigênio para as raízes.
- Polvilhe com terra e compacte. Isso ajudará a evitar a formação de vazios.
- Despeje 30 litros de água embaixo da muda.
- Cubra o círculo do tronco da árvore com uma camada de cobertura morta. Para fazer isso, use turfa, húmus ou palha.
Como cuidar de uma árvore
As plantas da variedade Hampi não requerem cuidados específicos. Nesse caso, basta realizar procedimentos padronizados que ajudarão a manter a saúde do arbusto. Para cuidar da planta basta regá-la, podá-la e alimentá-la em tempo hábil. Você também precisa soltar o solo e proteger o arbusto do frio.
Regar e fertilizar
Na determinação das taxas de irrigação, é necessário levar em consideração o clima da região. Com poucas chuvas e verões secos, recomenda-se irrigar o pinheiro semanalmente. Em áreas úmidas isso é feito uma vez por mês. Recomenda-se colocar pelo menos 30 litros de água embaixo de cada planta.
Os arbustos maduros com mais de 2 anos precisam ser regados 3 vezes durante a temporada. Neste caso, deve-se utilizar 50 litros de água para cada arbusto. A coroa do pinheiro responde bem à aspersão. Para fazer isso, as verduras precisam ser borrifadas com um borrifador. Isso deve ser feito todas as semanas à noite. Graças a isso, será possível deixar as agulhas da planta mais brilhantes e livrar-se das pragas.
Antes de regar e aplicar fertilizante, o solo deve ser solto. Isso saturará o solo com substâncias úteis e ar. Recomenda-se alimentar o pinheiro várias vezes durante a temporada:
- Na primavera vale a pena usar composto - devem ser usados 200 gramas da substância por 1 metro quadrado;
- no verão recomenda-se a aplicação de nitroammophoska - recomenda-se usar 300 gramas do produto por 1 metro quadrado;
- No outono usa-se superfosfato - 100 gramas da substância são suficientes para 1 metro quadrado.
Afrouxamento
Durante os primeiros 5 anos após o plantio, o pinheiro requer cuidados completos. Afeta não só a saúde, mas também a expectativa de vida da cultura. Recomenda-se afrouxar a camada superficial do solo ao redor da planta uma vez por semana. Neste caso, é permitido aprofundar a ferramenta em no máximo 5 a 7 centímetros para evitar danos às raízes localizadas superficialmente. Você também deve se livrar das ervas daninhas. Isso ajudará a prevenir o desenvolvimento de doenças e ataques de parasitas.
Após cada rega, o solo deve ser coberto com uma camada de cobertura morta. Isso ajudará a manter os parâmetros ideais de umidade do solo e a reter o calor durante ondas de frio repentinas. É permitido usar palha, serragem ou turfa como cobertura morta. O tamanho da camada protetora deve ser de 20 centímetros.
Poda e formação de copa
A poda formativa da planta é necessária nos seguintes casos:
- a coroa tem formato unilateral;
- ramos individuais se destacam da forma geral.
Para formar a copa, deve-se usar uma tesoura de poda afiada. Nesse caso, basta se livrar dos galhos que estão fora do contorno. A realização de podas sanitárias anuais não é de pouca importância. Para fazer isso, na primavera é necessário remover os brotos secos e feridos da planta. Isso deve ser feito antes do início da formação dos botões.
Quais doenças são típicas das árvores?
Ao cultivar o pinheiro Hampi, ele precisa ser inspecionado sistematicamente em busca de manchas e áreas danificadas. Tais sintomas podem indicar a presença de doenças ou pragas. Na maioria das vezes, a colheita sofre ferrugem e fechamento.
Quando aparece a ferrugem, a planta fica coberta de manchas alaranjadas e inchaços. Para lidar com a patologia, é necessário usar uma solução de calda bordalesa. Para prepará-lo, é necessário misturar 10 gramas da substância com 10 litros de água.
Schutte é acompanhada pela formação de manchas marrons nas agulhas da planta. Esta doença é caracterizada por um rápido desenvolvimento. Depois de apenas 1 semana, as agulhas ficam amarelas e caem. Para enfrentar a patologia, é necessário usar uma solução de 1 colher de sopa de enxofre coloidal e 10 litros de água.
Aplicação em design
Variedades anãs de coníferas são frequentemente usadas em projetos paisagísticos. O pinheiro da montanha Hampi é usado para decorar jardins de urze, jardins de pedras e jardins ornamentais. Também pode ser cultivada em recipientes e vasos. Neste caso, a cultura é utilizada para decorar pátios, varandas e terraços.
O pinheiro da montanha Hampi é uma cultura conífera comum que traz muitos benefícios. Esta planta se adapta bem ao projeto paisagístico e não requer cuidados especiais.