A propagação do grande gorgulho do pinheiro nas florestas de coníferas leva à morte de árvores jovens. Como os besouros vivem e se reproduzem por até 6 anos, a população de pragas está em constante crescimento. Os insetos atacam a casca, as raízes e o floema. Os abetos, os lariços e os pinheiros são os mais afectados; por vezes, as árvores decíduas são afectadas, especialmente em florestas mistas. São necessárias medidas urgentes para salvar as plantações.
Como identificar uma praga
O grande gorgulho do pinheiro, ou gorgulho do elefante, tem um corpo marrom escuro que varia de 6 a 7 a 13 a 14 milímetros de comprimento. Pertence à ordem Coleoptera, família dos gorgulhos.
O inseto recebeu o nome de “elefante” por sua cabeça longa e alongada, terminando na aparência de uma tromba, na extremidade da qual há antenas dobradas em forma de clava em ambos os lados. Os besouros colocam suas antenas dobradas em ranhuras nas laterais da tromba.
O corpo é coberto por escamas e pelos avermelhados. As bandagens transversais interrompidas nos élitros são amarelas brilhantes. No dorso existem pequenos pontos côncavos que se transformam em profundos sulcos longitudinais. Os juvenis são distinguidos por um padrão mais brilhante de élitros. Com a idade, as faixas amarelas transversais no dorso do inseto desaparecem e desaparecem completamente nos indivíduos mais velhos. Besouros velhos têm corpo marrom escuro.
Características sexuais
Os tamanhos das mulheres e dos homens são iguais, as mulheres diferem dos homens na estrutura do abdômen. Nas mulheres é mais convexo, nos homens é comprimido.
Área de distribuição
Os insetos são comuns em toda a área onde crescem as árvores coníferas. O grande gorgulho do pinheiro prejudica plantas na Europa, Sibéria e Japão. São encontrados em planícies e montanhas, podendo atingir alturas de até 2 mil metros acima do nível do mar.
Crescimento e desenvolvimento
Os besouros põem ovos brancos leitosos com cerca de 1 milímetro de comprimento. Cada fêmea põe de 60 a 100-120 ovos por temporada. Demora de 2 a 3 semanas para que uma larva se desenvolva a partir de um ovo.
A larva do inseto é grande, de 1,0 a 1,5 centímetros, curvada em forma de foice, com corpo amarelado e cabeça marrom-amarelada coberta por cerdas. Cabeça com grandes mandíbulas de dois dentes. A larva se transforma em pupa de até 1,4 centímetros de comprimento com 2 espinhos na parte externa do abdômen.
O grande gorgulho do pinheiro desenvolve-se de larva a adulto em 13-14 meses em um clima favorável.A taxa de desenvolvimento depende da temperatura, qualidade nutricional e níveis de umidade. A zona intermediária é caracterizada por um desenvolvimento de 2 anos do besouro-praga. Um ano antes de se tornar adulta, a larva só consegue se desenvolver em climas quentes.
Primeiro, o besouro-praga hiberna como larva, em meados do verão a larva se transforma em pupa e, no inverno seguinte, um adulto tem tempo de se formar. Na forma de larvas e pupas, o grande gorgulho do pinheiro não é perigoso, apenas os insetos adultos causam danos.
Besouros adultos não toleram luz forte e são ativos no escuro. Os elefantes podem voar; essa habilidade é preservada em insetos de diferentes idades. Eles esperam o dia passar em rachaduras na casca, podem cavar no chão, mas preferem se esconder nas raízes das árvores no musgo ou na serapilheira. O vôo do besouro começa no final de abril ou maio, dependendo do clima.
Quando e onde se reproduz?
As fêmeas põem ovos nas raízes das árvores coníferas, sob a casca de tocos frescos e em áreas após incêndios. Os ovos são colocados em um buraco roído na casca, após o qual a fêmea fecha o buraco. A larva formada rói para fora.
A postura dos ovos continua em climas quentes de maio a setembro, e em regiões mais frias de maio ao final de julho. Devido ao longo período de crescimento, larvas de 5 idades diferentes ocorrem simultaneamente. Besouros que aparecem no outono e inverno nas cavidades desocupadas para pupas ou na serapilheira perto do tronco da árvore. Antes do início do frio, eles ocasionalmente saem do abrigo em busca de comida. Eles começam a se reproduzir na próxima temporada.
Por que é perigoso para uma árvore?
O mais perigoso para árvores coníferas jovens de 3 a 10 anos.O grande gorgulho do pinheiro alimenta-se da casca de árvores coníferas jovens. Quando a casca é danificada, começa o aumento da acidez. As agulhas ficam amarelas, a árvore morre ou fica deformada. Não permite a retomada do plantio.
O besouro pode se alimentar da casca de árvores caducifólias, embora prefira o pinheiro, e ataca sorveira, macieira, aveleira e até videira. A presença do besouro pode ser detectada pela abundância de buracos de minhoca nos troncos das árvores e pelo aumento da goma. No outono, as plantações afetadas pela praga podem ser facilmente detectadas pelas agulhas amareladas. O inseto é especialmente perigoso quando espalhado em viveiros florestais.
Métodos de luta
Para evitar a propagação do grande gorgulho do pinheiro, você deve:
- evitar a exploração madeireira perto de viveiros de árvores; o aparecimento de clareiras provoca a propagação do elefante;
- arrancar tocos;
- inspecione cuidadosamente as plantações de abril a setembro, quando os besouros estão se reproduzindo ativamente;
- Inspecione cuidadosamente os locais de antigos incêndios florestais: os gorgulhos adoram se reproduzir nesses locais.
Quando uma praga é detectada, medidas urgentes são tomadas: as árvores são pulverizadas com inibidores da síntese de quitina e piretróides. Para fins preventivos, as mudas são tratadas com agrotóxicos químicos (suspensão “Dimilin 250”; suspensão “Bitiplex”).
As árvores fortemente infestadas são cortadas e queimadas, e os tocos também devem ser arrancados e destruídos. A uma profundidade de 20 a 30 centímetros, as estacas são enterradas em posição inclinada e, na queda, são queimadas junto com os besouros descobertos. Construa cintos de captura.
Atrair pássaros é outro método de controle do grande gorgulho do pinheiro. Pegas, gaios, noitibós e pica-paus ficarão felizes em se deliciar com as pragas.
Para que uma pequena muda de abeto ou lariço se transforme em uma árvore adulta, você precisa fazer muito esforço.Prevenir o aparecimento da praga e proteger as árvores do grande gorgulho do pinheiro é uma das etapas do cuidado do plantio.