Antes do início da nova época de plantio, é uma boa ideia conversar sobre quem está comendo as mudas de pepino na estufa. Não só nós, humanos, gostamos de comer pepinos crocantes; roedores, insetos e vermes adoram festejar com esta planta. Você pode perder todas as suas mudas em uma noite e não saber quem fez isso.
Quem come mudas de pepino no jardim
Os proprietários de estufas concordarão que as principais pragas dos pepinos que afetam as plantas adultas e as mudas são moscas-brancas, vermes, grilos-toupeira, lesmas e lagartas da lagarta-do-cartucho.
Como proteger pepinos dos grilos-toupeiras
Os pepinos sofrem com os grilos-toupeira tanto em terreno aberto quanto em estufas. A praga é especialmente difundida na Rússia central. É possível que você tenha um grilo-toupeira se as mudas de pepino ou as plantas já cultivadas secarem.
Indivíduos sexualmente maduros - adultos - passam o inverno nas profundezas do solo. No início da primavera, as pragas acordam e põem ovos nos ninhos. Pode haver até 500 deles em uma embreagem. Os adultos e suas larvas danificam as raízes dos pepinos. Eles são atraídos para canteiros de pepino com mudas por solo úmido e solto; as pragas fazem muitos movimentos no solo. Durante o dia, a praga fica em buracos e à noite come as raízes das mudas de pepino.
Para evitar que o grilo-toupeira coma as mudas, são feitas armadilhas com esterco. O estrume fresco é a iguaria preferida desta praga. Covas para armadilhas medindo 50 por 50 cm são cavadas no outono e preenchidas com esterco de vaca. Quando a temperatura chega abaixo de zero, o esterco é retirado e espalhado no solo. Os grilos-toupeira estão dormindo neste momento, por isso não se movem e congelam.
Você pode proteger pepinos recém-plantados de pragas com querosene. Para repelir a praga, pilhas de galhos ou tábuas são dispostas ao redor da crista e regadas generosamente com querosene. O grilo-toupeira se afasta dos canteiros perfumados. Para quem prefere produtos químicos para proteger as mudas, os inseticidas são indicados: “Thunder”, “Phenaxin”, “Grizzly”. As iscas são preparadas a partir deles.
Quem corta as mudas
Um problema que muitos moradores de verão enfrentam: as mudas de pepino, que ontem estavam esverdeando vigorosamente na estufa, desapareceram hoje. Os tocos sobressaem do solo e as folhas dos cotilédones ficam próximas. Pragas desconhecidas mastigam o caule e comem bem no nível do solo.
É difícil determinar quem comeu os brotos do pepino, pois pode ser um verme ou uma larva de besouro.Lagartas cinzentas geralmente roem caules jovens de pepinos; elas podem ser encontradas se você cavar o solo próximo a uma planta morta.
As larvas do besouro devem ser coletadas durante a escavação da crista antes do plantio dos pepinos. Trate as plantas germinadas com infusão de cebola ou alho, pois os vermes não gostam delas. Os produtos químicos são meios mais confiáveis de controle de pragas (khrushchev). Para se livrar dele, você pode recomendar com segurança os seguintes medicamentos aos residentes de verão:
- Nemabato;
- Aktara;
- Antikhrushch.
Verme
Wireworms são encontrados na maioria das regiões localizadas na zona de clima temperado. Wireworm é chamado clique em larva de besouro, vivendo no solo por muito tempo (2 a 5 anos). No segundo ano de vida, a larva come as raízes da planta, levando à sua morte.
O verme, graças à sua densa cobertura quitinosa, pode penetrar facilmente nos caules dos pepinos adultos. A videira principal do pepino, na qual o verme se instalou, entorta-se com o tempo e seca gradativamente.
Você pode reduzir o número de larvas de pragas usando armadilhas. São dispostos na primavera em solo descongelado, temperado com vegetais picados. Para salvar os pepinos, o medicamento “Bazudin” é enterrado ao longo do perímetro das cristas e é liberado em pó.
Lagarta do cartucho do outono
A lagarta do cartucho do inverno é uma borboleta grande (até 2 cm) com envergadura de cerca de 5 cm e põe ovos em qualquer planta, incluindo mudas de pepino. Se o caule das mudas ao nível do solo ficar fino ou se um toco sobressair do solo, isso significa que os pepinos jovens na estufa estão sendo destruídos pela lagarta da lagarta do cartucho.
As lagartas podem atingir 5 cm de comprimento, são de cor marrom ou cinza escuro (quase preto). Pragas vorazes vivem no solo, comem partes subterrâneas das plantas e danificam principalmente as raízes.Para proteger a parte da raiz da lagarta, você precisa adicionar uma das seguintes preparações aos buracos antes de plantar os pepinos:
- Iniciativa;
- Zemlin;
- Bazudin.
Como medida preventiva, ao cavar o solo, selecione e destrua lagartas e larvas. A remoção de ervas daninhas também é uma medida preventiva eficaz contra a lagarta do cartucho e suas larvas.
Quem come as mudas
O verdadeiro flagelo das estufas tornou-se a mosca branca - uma borboleta com corpo amarelo claro de 0,9-1,1 mm de comprimento, a superfície de dois pares de asas é coberta com pólen branco. As mudas são comidas por larvas de borboletas, seu corpo achatado e redondo é coberto por pequenos espinhos.
A fêmea sobrevive ao inverno a temperaturas de -12 °C. Durante a temporada, 10 ou mais gerações de moscas brancas podem surgir de um indivíduo. A praga destrói mudas de pepino e oprime as plantas adultas: as larvas sugam o suco e os adultos transmitem uma infecção fúngica. É muito difícil matar moscas brancas.
Você pode determinar que uma mosca branca está se alimentando de seu pepino pelos seguintes sinais:
- pontos brancos são visíveis nas folhas;
- secreção pegajosa é perceptível na superfície do caule;
- os pepinos têm folhas enroladas;
- na superfície inferior da lâmina da folha do pepino, são visíveis larvas semelhantes a escamas;
- Se você sacudir a videira do pepino, aparecerão mariposas brancas.
Como proteger mudas de moscas brancas
A proteção das mudas começa muito antes de serem plantadas na estufa. Todo outono, após a colheita, é necessário tratar o solo e as estruturas da estufa com bombas de enxofre, limpando previamente as cristas dos resíduos vegetais. É melhor atear fogo às damas à noite. Remova a camada superior do solo (5-7 cm) junto com as larvas da praga da estufa.
Você pode acelerar a destruição da praga nos pepinos usando armadilhas caseiras, para isso você precisa ter em mãos:
- óleo de mamona (1 colher de chá);
- colofónia (1 hora);
- mel (1 hora);
- Vaselina (1 hora).
Adicione os ingredientes restantes à colofónia aquecida e misture tudo. Quando a mistura esfriar, espalhe-a sobre longas tiras de papel e pendure as tiras resultantes na estufa. O sistema de controle de pragas pode ser ampliado com receitas populares ou produtos químicos.
Entre os métodos populares, são úteis as receitas de infusões, cujo componente ativo pode ser:
- alho;
- raízes de dente de leão;
- mil-folhas.
Para evitar que a praga coma caules frágeis de pepino, trate com infusões pelo menos uma vez a cada 10 dias. Para quem não confia nos métodos tradicionais, a química virá em socorro. Os residentes de verão lutam contra as moscas brancas com a ajuda de drogas:
- Aktellik;
- Fufanon;
- Biotlina.
Lesmas em mudas de pepino
No clima úmido das estufas, as lesmas se reproduzem bem, podendo ser encontradas em quase todas as regiões da parte européia do país. O inseto não tem membros, sua superfície está totalmente coberta de muco, parece um caracol sem casca.
A vida ativa da praga começa à noite, durante o dia esconde-se a 8 cm de profundidade, à noite as lesmas roem os cílios e as folhas dos pepinos e os rebentos tenros e jovens são os primeiros a sofrer. A praga é muito voraz e come a maior parte das folhas. Quando começa o período de frutificação, as lesmas comem os ovários e começam a roer pepinos grandes. Uma grande porcentagem de sua colheita pode ser perdida por lesmas.
O que fazer para reduzir o número de lesmas na estufa, cada veranista decide individualmente.Algumas pessoas preferem colocar iscas feitas de pontas de tomate, folhas de alface e pepino em todo o perímetro da crista contra pragas. Os restos de plantas devem ser destruídos periodicamente junto com as lesmas e substituídos por novos. Algumas pragas podem ser removidas manualmente.
A praga tem abdômen muito delicado, não subirá nos canteiros de pepino se todo o perímetro for preenchido com algum material da lista ao seu redor:
- serragem;
- agulhas;
- areia grossa;
- casca de noz;
- conchas quebradas.
A preparação química mais popular contra lesmas é a “Tempestade”; dura 3 semanas. Durante a temporada, serão necessários pelo menos 2 tratamentos para pragas. Outra droga, “Slug Eater”, é usada uma vez durante o verão; seu efeito é mais curto e dura apenas 2 semanas. Os preparados têm a forma de grânulos, devem ser dispostos não só ao longo da borda da crista, mas também entre os arbustos.
Pulgão
As mudas podem morrer por causa de pulgões se usarem solo retirado da horta para o plantio e não o tratarem contra pragas e doenças. Os pulgões são muito prolíficos; até 20 gerações da praga aparecem durante o verão. As condições ideais para a reprodução ativa da praga são alta umidade e temperatura do ar a partir de 25 °C.
Os pulgões sugam o suco das folhas, pecíolos e caules do pepino. Você pode combater a praga usando métodos tradicionais. Quando as mudas de pepino ainda são pequenas, basta lavá-las com água e sabão. É difícil lavar arbustos adultos, então prepare uma infusão de ervas com adição de sabão e borrife as folhas e arbustos contra pragas.
Quem come as sementes
A larva da mosca do broto causa grandes danos aos pepinos. Todas as culturas de abóbora sofrem com esta praga. Muitos residentes de verão reclamam da má germinação ao semear.Em alguns casos, o problema está na semente, mas se não for possível encontrar seus restos no buraco, significa que alguém está comendo todas as sementes de pepino.
As sementes são comidas por larvas de moscas germinativas. Esse inseto é de cor cinza, seu corpo atinge 5 mm de comprimento e os anos da praga começam na primavera. A mosca põe suas garras em locais úmidos e prefere colocá-las sobre esterco mal incrustado no solo. As larvas aparecem em 10 dias, durante o verão podem aparecer até 3 gerações da praga.
Para evitar a propagação de moscas germinativas, medidas simples são suficientes:
- cavar profundamente o solo;
- incorpore cuidadosamente o estrume no solo.
Seguindo o conselho de jardineiros experientes, o medicamento “Formiga” pode neutralizar as larvas, na hora de plantar sementes é preciso misturar com a terra e borrifar na superfície do buraco.
Informações sobre pragas e métodos de combate a elas o ajudarão a tomar as medidas necessárias a tempo de salvar as mudas de pepino.