A groselha preta é um depósito de vitaminas e minerais úteis. As pessoas costumam chamá-lo de “limão do norte” por seu alto teor de vitamina C. Portanto, os jardineiros se esforçam para plantar arbustos no local. Mas as bagas também são divididas em vários tipos. Assim, os maiores frutos são observados na groselha Yadrenaya. Mas a variedade exige cuidados cuidadosos, sendo importante se familiarizar com antecedência com todas as suas características.
- História da seleção de variedades
- Descrição e características da cultura Yadrenaya 1 e Yadrenaya 2
- Bush e sistema radicular
- Tudo sobre floração e frutificação
- Suscetibilidade a doenças e insetos
- Resistência à geada e à seca
- Prós e contras das groselhas
- Como plantar e cultivar Yadrenaya no local
- Escolhendo uma muda saudável
- Escolhendo o local ideal
- Preparação do solo
- Momento e tecnologia de plantio de arbustos
- Características de cuidar de Yadrenaya
- Regar e afrouxar
- Aparar
- Cobertura
- Preparando-se para o inverno
- Prevenção de doenças e pragas
- Como propagar uma cultura
- Em camadas
- Estacas
- Dividindo o mato
História da seleção de variedades
A groselha Yadrenaya foi criada há relativamente pouco tempo por criadores de Altai, mais especificamente por trabalhadores do Instituto Siberiano de Pesquisa de Horticultura em homenagem a M.A. Lisavenko. O papel principal do processo de excreção foi atribuído a L.N. Zabelina, ela também é a criadora da variedade.
Vigoroso é criado com base em outras variedades populares: Dikovinka, Lyubimitsa Altai, Bredtorp. Esta groselha foi incluída no registro estadual em 2000 e é recomendada para cultivo nas regiões noroeste da Rússia.
Descrição e características da cultura Yadrenaya 1 e Yadrenaya 2
Visualmente, até que os frutos se desenvolvam, as groselhas Yadrenaya e Yadrenaya 2 são quase indistinguíveis. No entanto, os frutos do segundo grau são maiores e são reconhecidos como os maiores da Rússia. O peso dos bagos Yadrenaya chega a 10 gramas, são carnudos, com casca preta densa. Mas devido ao seu grande tamanho e à pressão sobre eles, os frutos não toleram bem o transporte.
Os indicadores de rendimento são de alto nível e chegam a 5,5-6 kg de frutas vermelhas. Vigoroso tem um aroma rico a groselha, sabor agridoce e proporciona um efeito refrescante. Os bagos cobrem completamente todos os caules e afastam-se facilmente dos caules, o que facilita a colheita.
Bush e sistema radicular
O sistema radicular da groselha é fragmentado e fibroso. O comprimento médio das raízes chega a 50-60 centímetros, isso deve ser levado em consideração na hora de fazer uma cova para plantio. A principal vantagem das raízes e da parte basal do tronco é que a planta pode se recuperar facilmente de danos mecânicos.
O arbusto é compacto, atinge um metro e meio de altura e possui ramos de distribuição média. Graças aos caules de crescimento vertical (esverdeados com um ligeiro tom rosado), poupa-se mais espaço. As folhas são de uma rica cor verde e decoradas com um padrão de nervuras rosadas deprimidas.
Tudo sobre floração e frutificação
Durante a floração, as groselhas também servem como um complemento decorativo mágico para o jardim. As flores da planta são de tamanho médio, com delicadas notas rosa cremosas.
Importante! A variedade é considerada autofértil e não requer polinização adicional.
A groselha Yadrenaya amadurece tarde. Dependendo da região, o aparecimento dos frutos maduros remonta a julho-agosto. O período de frutificação é curto, por isso é importante colher na hora certa.
Suscetibilidade a doenças e insetos
Este híbrido é resistente a muitas doenças e pragas características da groselha:
- ao oídio;
- perdiz;
- ácaro renal.
Pulgões e antracnose são particularmente perigosos para Yadrenaya. Mas, como você sabe, é mais fácil prevenir uma doença do que remediá-la. Portanto, a partir do período de floração, recomenda-se a realização regular de exames preventivos do arbusto e, caso apareçam os primeiros sinais de problemas, retirar as partes afetadas e tratá-las com preparados adquiridos em loja de jardinagem.
Resistência à geada e à seca
A groselha Yadrenaya foi criada para distribuição nas regiões do norte, por isso tolera bem as geadas. O limite inferior máximo é de 30 graus negativos, porém, com cobertura morta adequada, é possível diminuir ainda mais. A planta também é despretensiosa à seca, mas não tolera a estagnação da umidade nas raízes.
Prós e contras das groselhas
As principais vantagens da variedade:
- aumento do tamanho dos frutos e da sua carnosidade;
- alto coeficiente de rendimento;
- altos níveis de robustez invernal e imunidade à seca;
- a colheita já aparece no primeiro ano de plantio;
- resistência às doenças e pragas mais comuns.
Entre as deficiências observadas:
- os frutos silvestres têm sabor predominantemente azedo;
- requer cuidados cuidadosos;
- baixa tolerância a condições úmidas.
Como plantar e cultivar Yadrenaya no local
Para cultivar groselhas vigorosas saudáveis e produtivas, você precisará cumprir as condições básicas de tecnologia e cuidados agrícolas. Aspectos importantes do processo são: escolha de uma muda adequada, rega e poda.
Escolhendo uma muda saudável
Para selecionar uma muda saudável e forte, é recomendável guiar-se pelos seguintes princípios:
- não há danos, vestígios de mofo ou podridão no sistema radicular da planta;
- o tronco é jovem, verde, com leve amadeirado que pode ser facilmente removido com a unha;
- A haste é lisa, sem arranhões ou danos visíveis.
Escolhendo o local ideal
A groselha vigorosa não tolera a umidade das raízes, o que provoca apodrecimento e infecção, por isso é recomendável escolher o local de plantio adequado. É melhor dar preferência a pequenos morros e morros. Também não é recomendado plantar o arbusto em área bem ventilada. O vento fará com que os frutos se desintegrem rapidamente com o próprio peso.
Além disso, é necessário fornecer ao híbrido luz solar suficiente, por isso não é recomendado plantar plantas perto de arbustos e árvores mais altas.
Preparação do solo
É aconselhável fertilizar o solo para futuro plantio com húmus ou esterco vários meses antes do procedimento. Então, 10 dias antes do plantio da muda, é recomendável cuidar de fazer uma cova adequada. O buraco é cavado com aproximadamente 50x80 dimensões e 20 centímetros de profundidade.
Importante! É necessário criar uma pequena drenagem e encher o buraco com 2 a 3 baldes de água para permitir que a terra assente.
Momento e tecnologia de plantio de arbustos
Você pode plantar groselhas Yadrenaya na primavera e no outono (na primeira quinzena de outubro). O principal é que a temperatura do solo seja de pelo menos 10 graus. Se você planeja plantar vários arbustos no local, é importante seguir o padrão de plantio. A distância média entre as plantas deve ser de pelo menos dois metros. Não é recomendado plantar groselhas próximo a árvores e arbustos altos.
Características de cuidar de Yadrenaya
Vigorosa, para obter boas colheitas requer cuidados cuidadosos. A vida útil média do buquê principal de troncos é de três a quatro anos. Para prolongar a vida útil da groselha, recomenda-se podar adequadamente o arbusto a partir do segundo ano.
Regar e afrouxar
Recomenda-se regar as groselhas imediatamente após o plantio a cada 3-4 dias, 2 baldes por arbusto. No entanto, este regime dura apenas 2 meses. Além disso, tudo depende das condições climáticas, da umidade e da absorção de líquido por um arbusto individual.
Importante! O arbusto tolera melhor a seca do que o acúmulo de água nas raízes. Os jardineiros também recomendam afrouxar e remover ervas daninhas regularmente do arbusto. O solo sob a planta deve ser mantido macio e solto, o que ajuda a absorver melhor a água e os elementos úteis.
Aparar
A partir do segundo ano, as groselhas Yadrenaya devem ser podadas. Recomenda-se realizar o procedimento na primavera, antes do surgimento dos botões. O arbusto deve ser formado por 3-5 ramos fortes, nos quais a parte superior é cortada em 3 botões. Os rebentos restantes precisam ser removidos. No 4º ano, o número de brotos restantes pode ser aumentado para 6 e reduzido para 3-4 botões.No outono, é necessária a poda higiênica da groselha, retirando galhos velhos, danificados ou secos.
Cobertura
Uma vez por ano, as groselhas precisam ser fertilizadas com misturas à base de esterco animal e húmus. Em média, um arbusto precisará de meio a um balde inteiro de fertilização. Recomenda-se adicionar elementos úteis na primavera, antes que os botões comecem a inchar.
Preparando-se para o inverno
A groselha vigorosa é uma variedade resistente ao gelo e não requer isolamento especial. No entanto, é recomendável cobrir os rebentos jovens e cobri-los com material de cobertura. Isso permitirá que sobrevivam com sucesso ao inverno.
Sem exceção, todos os arbustos precisam ser enrolados em corda, movendo-se em espiral, mas sem apertar muito os galhos. O procedimento protegerá as plantas do ataque dos ventos.
Prevenção de doenças e pragas
Para fins de prevenção, você precisa realizar uma série de ações simples:
- Antes da floração, recomenda-se tratar as groselhas com uma solução de calda bordalesa, Karbofos ou preparações da série Iskra.
- Também adequadas para processamento são uma mistura de cinzas e sabão em pó comum, uma infusão de mil-folhas ou dente de leão com adição de alho.
- Além da pulverização preventiva, é necessário cumprir os cuidados, capinar o solo em tempo hábil e livrar-se dos galhos doentes.
Como propagar uma cultura
Você pode propagar a groselha vigorosa de três maneiras principais. É impossível destacar o método mais conveniente ou aquele que produz rebentos fortes. Cada método é bom.
Em camadas
Um dos métodos populares de propagação de um arbusto é por estratificação. Para fazer isso, você precisa dobrar o galho e pressioná-lo no chão com grampos de ferro. Polvilhe terra por cima, regue e fertilize como uma muda jovem. Assim que o broto criar raízes, o galho pode ser replantado.
Estacas
As mudas podem ser plantadas imediatamente em solo fertilizado ou colocadas em água até aparecerem raízes de 5 centímetros e plantadas posteriormente.
Importante! No processamento das mudas, é recomendável fazer cortes em ângulo, para que cresçam mais rápido.
Dividindo o mato
Você também pode separar um dos brotos no outono, junto com parte do sistema radicular. Recomenda-se aparar a parte superior e isolar as raízes com palha ou folhas secas. Você deve saber que a divisão incorreta do arbusto levará à morte tanto de um broto individual quanto de um cacho comum de caules.