Em quase todas as casas de campo e jardins você pode ver um arbusto de groselha. Esta planta é bastante despretensiosa no cuidado, mas ao mesmo tempo dá uma boa colheita. Mas às vezes o arbusto começa a doer. Nele aparecem manchas vermelhas, que crescem rapidamente. E para salvar a planta é preciso saber que tipo de ferrugem ocorre na groselha e quais medidas existem para combatê-la.
- Tipos de ferrugem e sinais de aparecimento em groselhas vermelhas e pretas
- Ferrugem do vidro
- Ferrugem colunar
- Causas
- Que perigo representam os arbustos de groselha?
- Causa da ferrugem colunar
- Medidas para prevenir a propagação de fungos
- Como processar groselhas
- Armazenar produtos
- Maneiras populares de combater a ferrugem
- Regras para realização de medidas terapêuticas
- Tempos de processamento
- Esquema de pulverização de arbustos
- Métodos para prevenir a doença
Tipos de ferrugem e sinais de aparecimento em groselhas vermelhas e pretas
A ferrugem é uma doença fúngica do mato que causa grandes danos à própria planta. A principal causa desta doença são as árvores coníferas que crescem perto das groselhas.
Ferrugem do vidro
Na maioria das vezes, a ferrugem cálice afeta arbustos que crescem em áreas próximas a florestas de pinheiros ou cedros. Primeiro, um esporo de fungo pousa em um galho de pinheiro ou cedro, depois se desenvolve e se multiplica sob a casca da árvore.
Assim que chega a primavera, aparecem protuberâncias borbulhantes na superfície da casca, cada uma das quais se transforma em uma mancha vermelha.
Dentro dele estão esporos de um fungo que ataca primeiro o junco e depois as groselhas. O próprio processo de infecção ocorre com a ajuda do vento e dos insetos, que carregam o fungo nas patas. Esta doença progride de maio ao início de junho.
Ferrugem colunar
Este tipo de ferrugem atinge a parte superior das folhas dos arbustos de groselha. Por fora estão cobertas de manchas amarelas, mas por dentro as folhas parecem cobertas de manchas laranja. Existem esporos de fungos dentro deles. Esta doença progride mais em julho e agosto. É neste período que podem aparecer manchas de ferrugem nas groselhas.
Causas
A causa da ferrugem nas folhas da groselha é um fungo que se desenvolve apenas em climas úmidos e quentes. Quando se trata de verões secos, nesse período a doença raramente aparece nas folhas do arbusto.
Na maioria das vezes, a ferrugem afeta arbustos de groselha que crescem em áreas baixas e onde as plantas são densamente plantadas. Outros fatores provocadores que contribuem para o aparecimento de manchas enferrujadas nas folhas da groselha incluem:
- Infestação de pulgões das folhas. Este inseto pode ser reconhecido pelos pequenos pontos pretos que aparecem no verso da folha. Os pulgões começam a se alimentar da seiva da planta, por isso ela fica coberta de inchaços amarelos brilhantes. O arbusto cresce mal e morre gradualmente.
- Ácaro aranha. Outra praga que causa ferrugem na groselha. Esse inseto se instala nas folhas do arbusto, fazendo com que apareça um inchaço com tonalidade enferrujada. Depois de algum tempo, as folhas ficam completamente incolores e depois caem.
- Midge de groselha. Este inseto também causa ferrugem nas plantas ao colocar ovos marrom-amarelados sobre elas. Após grandes danos, o arbusto morre.
Que perigo representam os arbustos de groselha?
A ferrugem é uma doença fúngica perigosa. Ao afetar a groselha, contribui para a sua morte gradual. Se não for tratada, no final do verão a parte inferior das folhas fica coberta de ferrugem. As manchas crescem e mudam de tonalidade para marrom e vermelho. O fungo cobre toda a área afetada.
A groselha começa a mudar de aparência. As folhas ficam duras e felpudas. Os frutos são cobertos por uma camada laranja. Eles não podem mais ser comidos. Então os frutos secam e caem. O arbusto, por causa da doença, está muito enfraquecido. Nesse estado, ele entra no inverno. Como resultado, na primavera os brotos permanecem congelados e não podem começar a amadurecer posteriormente.
Causa da ferrugem colunar
A principal causa da ferrugem colunar é um esporo de fungo, cujo hospedeiro intermediário é o junco.
Se esta erva crescer perto de um arbusto de groselha, na primavera ela estará infectada.
Outra razão para a propagação de esporos são árvores como o pinheiro e o cedro. E como as groselhas são muito suscetíveis a patógenos fúngicos, existe o risco de infecção. Neste caso, é melhor escolher espécies resistentes como a variedade preta Selechinskaya groselha ou Primorsky Champion, Oitava Denisova e Chulkovskaya.
Medidas para prevenir a propagação de fungos
As medidas preventivas de combate à ferrugem da groselha devem ser realizadas no início da primavera, antes do aparecimento dos botões. Como medida preventiva, o solo sob o arbusto deve ser alimentado. Para fazer isso, é melhor usar fertilizante de fósforo e potássio. Assim que as folhas começarem a florescer, elas, junto com os galhos, deverão ser borrifadas com água bordalesa.
Sob nenhuma circunstância as groselhas devem ser plantadas perto de coníferas e pinheiros. Assim que chega o outono, os ramos de groselha são tratados com uma solução de Karbofos a 2%.
Como processar groselhas
As groselhas podem ser tratadas tanto com preparações químicas quanto com agentes biológicos e soluções preparadas de forma independente. Se uma folha de groselha estiver gravemente afetada pela ferrugem, você não poderá prescindir do uso de produtos químicos.
Mas como medida preventiva, você pode usar produtos biológicos ou adotar alguma receita popular para preparar uma solução.
Armazenar produtos
Fitosporin-M é considerado um bom medicamento. É capaz de combater trinta tipos de fungos. Pode ser utilizado tanto na floração como na frutificação.
Outros produtos comprados em lojas que podem resistir à ferrugem incluem:
- oxicloreto de cobre;
- droga Pico Abiga;
- Cuproxato;
- Estroboscópio;
- Byleton;
- Vectra;
- Oksikhom;
- Ordã;
- Topázio.
Maneiras populares de combater a ferrugem
Antes de os botões se abrirem, as groselhas podem ser tratadas com uma decocção à base de cascas de cebola. Em seguida, o arbusto deve ser polvilhado com infusão de alho e tabaco. Para isso, devem ser diluídos 200 gramas de pó de tabaco em dois litros de água fervida, na qual são picadas primeiro seis cabeças de alho.
A solução é infundida por três dias, após os quais é utilizada no tratamento do arbusto doente. O sedimento que sobra após a solução deve ser distribuído sob o arbusto, borrifando-o com um pouco de terra.
Regras para realização de medidas terapêuticas
Para salvar o arbusto, você precisa saber como lidar com a ferrugem que aparece na groselha. Primeiro você deve coletar todas as folhas caídas, que devem ser queimadas. Isso impedirá a propagação do próprio fungo. Então você precisa cavar o solo sob o arbusto.
Uma solução preparada com água de alho e pó de tabaco também ajuda a combater a ferrugem.
A groselha pode ser tratada com agentes biológicos que podem combater não só fungos, mas também pragas. Esse:
- Planriz;
- Gaupsin;
- produto biológico Fitosporina;
- Tricodermina;
- Chistófor;
- Propy Plus.
Tempos de processamento
O procedimento de pulverização vai depender do quanto o arbusto está afetado pela ferrugem e do medicamento que será usado para tratá-lo.
Caso tenha ocorrido infecção, o primeiro tratamento deve ser realizado antes da floração, quando as folhas estão apenas começando a florescer.
A segunda pulverização deve ser durante a formação dos botões.E o terceiro tratamento ocorre quando termina a floração. Se o arbusto estiver gravemente afetado, será necessário fazer uma quarta pulverização dez dias após a terceira.
Esquema de pulverização de arbustos
Os esquemas de pulverização de um arbusto de groselha dependerão exatamente do que ele está sendo tratado. Se for uma infusão de cascas de cebola e solução de alho, primeiro o arbusto deve ser tratado com água de alho e depois, duas semanas depois, borrifado com cascas de cebola.
A groselha é tratada três vezes com oxicloreto de cobre e calda bordalesa, com intervalo de quatro semanas. Recomenda-se fazer isso durante a estação de crescimento.
Com medicamentos como Strobi, Oxychom, Kuproxat, Ordan, Vectra e Topaz, a pulverização é feita duas vezes, com intervalo de dez dias. Chistofor e Propi Plus são tratados três vezes por temporada. O tratamento é realizado na primavera - antes do florescimento das folhas ou após a floração.
Métodos para prevenir a doença
Os métodos de prevenção da doença podem ser divididos em:
- mecânico;
- químico;
O controle mecânico envolve tratar a bucha com água quente. Este método eliminará pragas e aumentará a resistência da planta a diversas doenças.
Depois disso, todos os galhos secos devem ser cortados. Se um galho grande e grosso for cortado, a área cortada será manchada com verniz de jardim. Todos os galhos e folhas removidos são destruídos. Esta medida ajuda a proteger o arbusto de infecções fúngicas.
O método químico consiste no tratamento do arbusto com medicamentos profiláticos. Em março, será útil pulverizar o arbusto e o solo sob ele com Nitrofeno ou Fundazol. Eles ajudarão a proteger contra o desenvolvimento da ferrugem e a derrotar a doença da groselha.