A tradição de enlatar pepinos existe em todas as famílias. Esteticamente bonito é uma variação de um lanche familiar como o pepino em folhas de uva para o inverno, cuja receita é simples e acessível. No inverno, esses potes são abertos e seu conteúdo é utilizado no preparo de saladas ou como lanche independente. Cada dona de casa tenta adicionar seu próprio toque às receitas tradicionais.
As vantagens desta preparação particular são que a folha da uva ajuda a preservar a rica cor do componente principal e um sabor verdadeiramente fresco.A dissecação da matéria da uva e o formato inusitado garantem que toda a superfície do vegetal ficará coberta.
Este maravilhoso aperitivo deve estar em todas as mesas. Você pode conservar pepinos e uvas de várias maneiras, adicionando ácido cítrico, vodka, suco de maçã e vinagre a receitas básicas sem vinagre. As próprias folhas, depois de comer os pepinos, podem ser usadas para preparar dolma.
Ingredientes para enlatar pepinos
Você pode diversificar sua coleção de conservas com a ajuda de pepinos embrulhados em uvas durante o processo de enlatamento. Este lanche é feito com vegetais pequenos e crocantes. As folhas nas quais serão embrulhados devem estar inteiras e saudáveis. Seu número deve ser igual ao número de pepinos que se destinam a enrolar.
Ao preparar, você precisará dos seguintes ingredientes:
- endro - na forma de guarda-chuvas;
- pepinos - médios, pequenos, arrumados, de tamanho idêntico;
- vinagre - 9%;
- Pimenta preta;
- folhas - uva, groselha, cereja, em alguns casos é até possível adicionar folhas de carvalho para obter uma crocância característica;
- groselhas - opcional;
- pimenta - pimenta da Jamaica e preta, em forma de ervilha;
- açúcar.
Algumas donas de casa sabem fazer picles de pepino com suco de maçã. Você pode adicionar cravo, louro e outras especiarias. As opções de salga dependem das preferências individuais e da experiência da dona de casa.
Instruções de cozimento
Antes de começar a enlatar vegetais diretamente nas folhas e na marinada, é necessário preparar cuidadosamente os potes, enxaguando-os com adição de bicarbonato de sódio. Depois disso, o recipiente deve estar bem esterilizado. As tampas são preparadas de forma semelhante.
Depois de preparado tudo o que você precisa, você pode iniciar o processo de conservar pepinos em folhas de uva de acordo com a receita. A sequência de ações deve ser a seguinte:
- Preparação de folhas de groselha, uva e cereja. Eles devem estar perfeitamente limpos e cuidadosamente classificados.
- Absorver. Os pepinos devem ser deixados de molho em água fria por um tempo para retirar todo o amargor acumulado, que pode posteriormente prejudicar o sabor do produto. Depois disso, os legumes são lavados. Os espinhos são removidos deles e as pontas são cortadas.
- Início da instalação. No fundo do pote é necessário colocar guarda-chuvas de endro, várias folhas de cereja e groselha, pimenta, dentes de alho com pontas cortadas.
- Selando pepinos. Cada folha deve corresponder ao tamanho de um determinado pepino. O pepino deve ser cuidadosamente “enfaixado” e, em seguida, todos os cachos resultantes devem ser colocados em uma jarra. Se houver groselhas, seus frutos devem ser colocados por cima.
- Enlatamento. Os pepinos são despejados em água fervente, cobertos com uma tampa e infundidos desta forma por 10 minutos. Passado o tempo, a água deve ser colocada em uma panela, fervida e o conteúdo da jarra reabastecido. Antes de reabastecer a água, deve-se adicionar 30 gramas de sal, 2 colheres de açúcar e 30 ml de vinagre por litro de água.
- Torça novamente. Depois que a marinada ferve por vários minutos, ela é colocada em uma jarra com pepinos.
- Enrolando. Pepinos em conserva em folhas de uva devem ser fechados com tampas quando a marinada encher todo o pote até o topo. Depois de enrolados, os potes são virados e bem embrulhados.Após o resfriamento, os pepinos em conserva com folhas de uva são transferidos para armazenamento em local fresco e escuro.
É importante que o sucesso do enlatamento dependa em grande parte da qualidade da matéria-prima, neste caso, o pepino. Deve ser pré-embebido por duas horas, e após a primeira hora a água deve ser substituída por água doce.
Receita de pepino com suco de maçã
Além da receita tradicional, em que o efeito conservante é conseguido através do habitual vinagre 9%, existe uma opção alternativa em que picles em folhas de uva são conservados em vinagre de maçã. Isto lhes confere um sabor agridoce agradável.
Os picles são preparados a partir de 2,5 kg de vegetais e folhas grandes na quantidade adequada. A marinada deve ser preparada com 50 gramas de sal, quantidade semelhante de açúcar granulado, 1 litro de água e 300 gramas de suco de maçã. Se não houver marinada suficiente, pode-se preparar mais, mas a quantidade de todos os ingredientes deve ser aumentada proporcionalmente ao volume de água.
Todos os ingredientes devem ser colocados em uma jarra de dois ou três litros, lavada com refrigerante. A preservação é esterilizada em 7 minutos.
As donas de casa inventivas não param por aí, mas fazem muitos experimentos, acrescentando variedade à receita de pepino em folhas de uva. Então, em vez de suco de maçã, você pode adicionar suco de uva aos pepinos. A ordem do procedimento de salga permanece inalterada.