Pepinos enlatados, preparados de diversas maneiras, são os líderes entre os preparativos de inverno. Este lanche é adequado não só para as férias, mas também para as refeições do dia a dia. Vejamos passo a passo o processo de preparação de pepinos em conserva com mostarda em potes para o inverno. Fermentar estes vegetais é uma das melhores formas de preservar todas as suas propriedades benéficas e gustativas.
Características de preparação de pepinos em conserva com mostarda
Dentre todos os tipos de conservas de vegetais, a fermentação se destaca de forma vantajosa.Pepinos crocantes preparados com este método não são apenas saborosos, mas também saudáveis. O processo de fermentação permite obter micróbios especiais que ajudam a equilibrar a microflora intestinal e a fortalecer o sistema imunológico.
Pepinos e outros vegetais em conserva podem desempenhar o papel de um enterosorbente eficaz que remove metais e toxinas do corpo. A mostarda adiciona um toque picante a este produto saudável.
Pepinos para colheita no inverno devem atender a vários requisitos:
- formato liso e tamanho de 10 a 13 centímetros - ideal para encher uma jarra;
- cor verde rica e suculenta da casca;
- espessura significativa da casca, difícil de furar com a unha - isso proporcionará uma crocância agradável aos pepinos;
- a “cauda” elástica do pepino, indicando o frescor do vegetal.
Antes da fermentação, é aconselhável provar os pepinos - devem ser doces. Se houver amargor, você pode compensar adicionando açúcar.
A mostarda deve ser selecionada em grão ou em pó. O tipo pasta não é adequado para esses fins.
O processo de cozimento é simples, você pode lidar com isso mesmo com um mínimo de experiência culinária.
Ingredientes necessários
A receita culinária clássica é baseada nos seguintes ingredientes:
- 2,5 kg de pepino fresco;
- 1,5 colheres de sopa. eu. mostarda em pó;
- 1 cabeça de alho;
- 1-2 folhas frescas de raiz-forte (evitarão que os pepinos fiquem mofados);
- 5-6 guarda-chuvas de endro;
- 15 grãos de pimenta preta;
- 6-7 colheres de sopa. eu. sal grosso;
- 3 litros de água (de preferência mineral sem gás);
- opcional - folhas de carvalho, groselha, framboesa e cereja, que conferem sabor picante e crocante.
Preparação dos principais produtos
Ao iniciar a fermentação, é necessário enxaguar bem as folhas de raiz-forte, bem como as folhas de carvalho, framboesa, groselha ou cereja - à sua escolha. É aconselhável mergulhá-los previamente em água fervida durante 5 minutos. Depois é necessário lavar os pepinos em água corrente com um pano macio para que toda a sujeira possa ser facilmente removida. Atenção especial deve ser dada às espinhas na casca do pepino.
Preparando recipientes
Frascos de vidro de três ou cinco litros são usados para fermentar pepinos com mostarda. Precisamos prepará-los de acordo com todas as regras. Primeiro, enxágue em água morna com adição de refrigerante. E então esterilize usando qualquer um dos métodos sugeridos:
- Coloque uma gradinha sobre uma panela com água fervente e coloque uma jarra em cima, com o pescoço para baixo.
- Despeje a água em uma bacia larga, coloque os recipientes e leve ao fogo por três minutos (para evitar que os potes encostem nas paredes, coloque guardanapos de pano ou tampas de plástico entre eles).
- Coloque os potes lavados e úmidos no forno de cabeça para baixo e aqueça a uma temperatura de 160 graus (quando as paredes dos recipientes ficarem completamente secas, retire-os com luvas de forno secas).
- Coloque os potes no micro-ondas depois de colocar um pouco de água neles. No modo micro-ondas, ligue a potência máxima. Depois que a água ferve, forma-se vapor, destruindo todos os micróbios.
O processo de preparação de pepinos em conserva com mostarda em potes
Pepinos em conserva de acordo com a receita proposta têm o mesmo sabor dos pepinos em barril e prepará-los não é nada difícil:
- Coloque as folhas no fundo do recipiente - framboesa, carvalho, groselha e cereja.
- Polvilhe com mostarda em pó.
- Retire a casca da cabeça do alho, separe os dentes, descasque cada um deles e coloque num recipiente.
- Polvilhe sal de cozinha e pimenta preta por cima.
- Distribua folhas de raiz-forte e guarda-chuvas de endro uniformemente por toda a superfície.
- Despeje água mineral não gaseificada (você também pode usar água fervida resfriada).
- Cubra a parte superior com um prato ou pires de tamanho adequado e pressione.
- Coloque os recipientes em local seco e quente e guarde por 3-5 dias.
Durante o processo de fermentação, irão se formar bolhas que devem ser liberadas diariamente. Pepinos de tamanho médio fermentam bem em três dias e espécimes maiores em cinco. Após esse período, é necessário colocar a salmoura em um caldeirão ou panela grande, levar ao fogo médio e levar para ferver. Depois disso, deixe esfriar naturalmente. Neste momento, você deve distribuir os pepinos em potes de vidro e, em seguida, enchê-los com a salmoura resultante.
A escolha das tampas depende do método de armazenamento posterior dos pepinos em conserva com mostarda. Se você planeja colocá-los na geladeira, bastam tampas de plástico simples. Se um pote de legumes em conserva for guardado no porão ou adega, é necessário enrolá-los com tampas de lata.
Pepinos em conserva, preparados frios, têm propriedades benéficas máximas e são um lanche maravilhoso.
Tempo de armazenamento
A vida útil dos pepinos em conserva com mostarda é de 8 a 9 meses a partir do momento em que estão prontos.
Como armazená-lo corretamente
Deve-se levar em consideração que o aumento da temperatura do ar junto com os raios solares provoca um repetido processo de fermentação da salmoura do pepino. Portanto, a principal condição para armazenar pepinos em conserva é um local frio e escuro. Recomenda-se a utilização de adega, cave, frigorífico, despensa, varanda, bem como armários de cozinha afastados de aparelhos de aquecimento.