A aragem de plantações é um método de cultivo básico do solo, para o qual são utilizados arados especiais. Nesse caso, o solo é solto a uma profundidade de mais de 40 centímetros. Esta manipulação é realizada para cultivar solos arenosos salinos. Pode ser utilizado para árvores frutíferas e plantações florestais. Com a ajuda dessa aração é possível melhorar as propriedades físicas do solo, cultivar camadas profundas e conseguir maior penetração das raízes.
Que tipo de aração é chamada de aração de plantação?
Este termo refere-se ao preparo profundo do solo antes do plantio com movimentação de suas camadas.
Neste caso, existem 2 tipos de aração de plantação:
- Sólido. Ao realizar o procedimento, a área é dividida em faixas paralelas, cuja largura é de 80 a 100 centímetros. Depois disso, são desenterrados sequencialmente, deslocando as camadas superiores para baixo. É importante garantir que ao levantar o plantio a cova não seja preenchida com blocos de terra. Portanto, eles precisam ser quebrados com golpes de pá. O principal objetivo da aração contínua é manter a mesma profundidade e criar paredes íngremes dos buracos. Se o solo for denso e infértil, é necessário usar minerais e matéria orgânica para cavar.
- Fita. Este método é adequado para solos mais leves e não muito densos. No entanto, só pode ser usado se houver irrigação disponível. O plantio em fita é adequado como preparação para o plantio de treliças e arbustos altos, que posteriormente formam gazebos e galerias. Além disso, este método pode ser utilizado no plantio de uvas em uma fileira perto de paredes, perto de caminhos ou como cobertura de varandas e sacadas.
Para que serve?
Este tipo de aração ajuda a melhorar as propriedades físicas e químicas do solo e os processos nele ocorridos, que estão associados à movimentação de elementos úteis e à atividade dos microrganismos do solo. A manipulação também ajuda a melhorar as condições do ar, térmicas e da água.
O procedimento facilita a entrada de calor e ar nas estruturas inferiores, facilita a absorção de umidade e melhora a absorção de precipitação. Com sua ajuda é possível melhorar as condições de formação do sistema radicular.
Com essa aração, é possível trazer as camadas inferiores do solo e até mesmo a rocha-mãe para a superfície.Graças ao processamento anual e à exposição alternada ao calor e ao frio, o solo torna-se gradualmente cultivado e saturado com matéria orgânica e minerais.
A ventilação das camadas inferiores da terra promove a oxidação de elementos nocivos - toxinas orgânicas e compostos ferrosos. As sementes de ervas daninhas, que se localizam nas estruturas superiores do solo, caem a uma profundidade impressionante, o que acarreta a sua morte.
Regras
Antes de realizar a aração da plantação, é necessário limpar a área de arbustos, ervas daninhas e outras plantas. Também é necessário remover pedras grandes, entulhos, tocos e troncos. Se houver buracos na área, eles deverão ser cobertos com terra.
A aragem das plantações é um procedimento eficaz que ajuda a cultivar o solo. Para alcançar os resultados desejados, é importante cumprir rigorosamente as regras para sua implementação.