Para manter o solo em boas condições para o cultivo de plantas, ele precisa ser arado regularmente. Para o efeito, são utilizados vários métodos, incluindo a melhoria do terreno através da aragem cultural. Graças a este método, é possível evitar uma camada compactada, bem como lidar com ervas daninhas maliciosas, melhorar a frouxidão do solo e sua aeração.
O que está arando
Arar, arar ou trabalhar arável é o cultivo do solo com uma ferramenta especial - um arado de aiveca.Com a sua ajuda, uma camada de solo é cortada e revirada, tornando-o mais adequado para a agricultura e cultivo de plantas.
A aragem é a parte principal e mais crítica do trabalho agrícola, afetando as operações subsequentes.
Para que serve?
A aragem é usada para aumentar o solo virgem - terra não arada e intocada, bem como para melhorar os solos utilizados na agricultura. Ao arar, a densa camada de solo é revirada, o que permite obter os seguintes resultados:
- Envolver a camada superficial do solo mata as ervas daninhas superficiais e danifica as raízes profundas.
- Solo desmoronando.
- Misturando camadas de solo.
Como resultado desse tratamento, o solo fica mais solto, livre de ervas daninhas, saturado de ar e permite que a umidade passe facilmente para as raízes das plantas. É possível se livrar da crosta do solo, que impede o crescimento das plantas plantadas e a germinação das sementes semeadas.
Tipos de aração
Como método de cultivo da terra, a aração existe desde tempos imemoriais. Os primeiros testes de processamento foram realizados manualmente, utilizando objetos improvisados feitos de madeira, ossos e chifres de animais. Mais tarde apareceu um arado de madeira. Surgiu então o arado primitivo, inventado no Império Romano. Estava equipado com rodas e possuía ponta cortante de metal. Com a sua ajuda foi possível regular a profundidade do sulco a ser feito e devolver o solo arado. Isto permitiu melhorar significativamente o cultivo do solo e ter um efeito positivo na agricultura.
Arar com rotação completa da formação
Este é o método mais antigo, que hoje tem sido alvo de críticas consideráveis por parte de agrônomos e cientistas agrícolas experientes. Ao utilizá-lo, a camada de terra é girada 180 graus, ou seja, a camada superior fica na parte inferior e vice-versa. Essa aração destina-se principalmente ao processamento de áreas com grama densa, impossíveis ou difíceis de cultivar por outros métodos.
A vantagem da técnica é uma revolução completa da camada cortada, em que as ervas daninhas e seus brotos e sementes vão para baixo, no subsolo, apodrecem e apodrecem.
Arar com levantamento de costura
Com este método, o solo é cortado e despejado em um ângulo de 135 graus. Isto forma “bolsas” de ar nas quais a umidade se acumula, alimentando as plantações. Ao contrário da opção anterior, não aparecem sulcos e poços profundos no solo, mas sim estruturas de cristas que ajudam a reter a precipitação e absorvê-la no solo.
Este método tem uma desvantagem - devido ao ângulo de corte específico, algumas ervas daninhas permanecem vivas e continuam a competir com as plantações cultivadas por água, luz e nutrientes. No entanto, nas nossas latitudes este é o método mais popular e difundido de tratamento do solo.
Como os métodos listados apresentam algumas desvantagens, foi inventado um método que permite evitá-los, melhorando a qualidade do processamento e a fertilidade do solo.
Aração cultural
É um tipo de aração que envolve o uso de skimmers.Graças à sua utilização, é possível combinar todas as vantagens dos dois métodos anteriores: a “bolsa” de ar é preenchida, evitando a germinação de ervas daninhas, e a superfície da área arada é lisa.
Assim, este método acaba sendo intermediário entre a aração com rotação completa e com levantamento da camada.
Ferramentas para trabalho
Na agricultura, vários dispositivos de aragem são usados para fornecer o cultivo do solo para posterior plantio de plantas cultivadas.
Guincho motorizado
Este é um dispositivo de aração que puxa um arado ou cultivador por um cabo. O guincho motorizado é excelente para o cultivo de lotes domésticos e chalés de verão, pois se destina não só à aração, mas também a outras operações:
- Colina.
- Plantar e cavar batatas.
- Transporte de mercadorias pelo local.
Utilizando um guincho motorizado, a aração é realizada pelo método de aiveca.
Trator de passeio
Este é um dispositivo autopropelido com acionamento por eixo de roda. Suas vantagens são a capacidade de avançar e retroceder, além da versatilidade de uso. Vários dispositivos adicionais podem ser montados na base do trator de passeio - desde um cultivador e semeadora, cortador de grama e colheitadeira até um veículo em miniatura. Com sua ajuda, você pode transportar fertilizantes pelo local e fornecer ração para animais de fazenda.
Arado
O arado moderno é muito diferente do seu antigo protótipo. Existem diversas opções de dispositivos, divididos de acordo com as seguintes características:
- Por tipo de elementos de corte: relha e disco.
- Segundo o princípio da tração: cavalo, corda e trator.
- De acordo com o número de elementos de trabalho: corpo único, duplo e multicorpo.
- Uso geral e especial.
- De acordo com o método de aração - para aração suave e aração em sulcos.
O tipo de arado utilizado, bem como a profundidade da aração, dependem do solo e da finalidade da aração, e das plantas que estão previstas para serem plantadas no futuro.
Trator
Este é um veículo com rodas ou esteiras que realiza diversos trabalhos e operações usando implementos montados. Os tratores aráveis com tração nas rodas operam a uma velocidade de 6 a 10 quilômetros por hora, com tração nas lagartas - 10 a 20 quilômetros por hora. As características técnicas deste último tipo levam em consideração as características da aragem de alta velocidade: possuem potência suficiente e boa velocidade de preparo do solo.
Técnica
Vários métodos de arar a terra são usados:
- Suave, que é considerada a mais perfeita. É realizado por meio de arados reversíveis acoplados ao trator com suspensão de três pontos. Eles têm dois conjuntos de compartilhamentos conectados por espelho. Como resultado da operação do dispositivo, as saliências são orientadas em uma direção.
- Acionado, resultante da aração com arado convencional. Este tipo de aração não é suave, metade da parcela apresenta sulcos à esquerda e a outra à direita. Neste caso, pode-se formar uma crista dupla (arar até um lixão) ou um sulco duplo (bambolear) no centro do piquete.
- A aração figurada é utilizada em áreas com superfícies irregulares, sem que o arado saia do solo. Este método raramente é usado porque deixa muitas áreas não tratadas.