A poluição do solo é a entrada em sua estrutura de vários produtos químicos, elementos radioativos e microorganismos em grandes volumes. Na maioria das vezes, as terras estão poluídas com metais pesados, compostos orgânicos e sais. Como resultado, a estrutura do solo é perturbada. Isto tem consequências graves para o ambiente e afecta negativamente a saúde humana.
- O que é poluição do solo
- Tipos e fontes de poluição do solo
- Resíduos industriais e emissões
- Empresas de energia térmica
- Gases de escape de veículos
- Lixo doméstico
- Fertilizantes e pesticidas usados na agricultura
- Águas residuais usadas para irrigar campos
- Vazamento de óleo
- Chuva ácida
- Fontes naturais
- Outras razões
- Possíveis consequências
- Como resolver um problema
- Métodos modernos de processamento e descarte
- Limpeza do solo
- Recuperação de terras
- Medidas tomadas na agricultura
- Uso de fontes alternativas de energia
- Outros métodos eficazes
O que é poluição do solo
Na maioria das vezes, a poluição do solo é entendida como um tipo de degradação antrópica do solo em que a quantidade de produtos químicos excede o nível natural de seu conteúdo. Esta é uma característica geral do problema. Na verdade, na maioria das vezes está associado à atividade humana. Porém, por vezes a contaminação de solos férteis também se deve à influência de fatores naturais.
Tipos e fontes de poluição do solo
Hoje existem muitas fontes conhecidas de poluição do solo. Cada um deles possui certas características e acarreta consequências específicas.
Resíduos industriais e emissões
Um fator comum que causa poluição do solo é o despejo de resíduos industriais nele. As causas mais comuns de problemas são as seguintes:
- solventes industriais clorados;
- dioxinas - liberadas durante a combustão de resíduos e durante a fabricação de pesticidas;
- plastificantes;
- bifenilos policlorados.
A indústria do petróleo produz grandes quantidades de resíduos de hidrocarbonetos de petróleo. Alguns deles são cancerígenos. Estas substâncias, em particular, incluem benzeno e metilbenzeno.
Empresas de energia térmica
As empresas usam petróleo, carvão e gás para gerar calor e energia. A combustão desses produtos é acompanhada pela produção de escória, fuligem, cinzas volantes e óxido de enxofre. A liberação de substâncias gasosas provenientes da combustão incompleta também é possível. Todos esses elementos levam à poluição do ar.
Ao queimar carvão, aparecem cinzas, que incluem metais pesados. Os depósitos de escória de zoológico causam envenenamento do solo e o saturam com elementos perigosos. As usinas termelétricas são consideradas os principais poluentes do solo.
Gases de escape de veículos
Os motores automotivos de combustão interna produzem hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio. Os metais pesados, em particular o chumbo, entram no ar com os gases de exaustão. As substâncias perigosas acumulam-se ao longo das estradas e concentram-se no solo. Como resultado, surgem dificuldades com o uso dessas terras para o cultivo.
Lixo doméstico
Todos os dias, toneladas de lixo e resíduos domésticos vão parar nos aterros das cidades. A contaminação do solo com metais pesados é causada pela violação das regras de reciclagem de baterias, termômetros e lâmpadas contendo mercúrio. Essas substâncias não se decompõem, mas se acumulam no solo. Isso leva a um aumento na radiação de fundo.
Fertilizantes e pesticidas usados na agricultura
Para aumentar os parâmetros de rendimento, os agricultores usam fertilizantes. Essas substâncias estimulam o crescimento dos frutos, mas podem causar esgotamento do solo. Isto é devido à composição artificial dos fertilizantes. Estimulantes de crescimento concentrados são frequentemente adicionados à sua composição. O aumento do seu conteúdo no solo provoca a produção de nitratos, nitritos e outras substâncias perigosas.
Águas residuais usadas para irrigar campos
Todas as águas residuais e de esgoto são tratadas.No entanto, isso não garante a obtenção de água perfeitamente limpa e segura para o meio ambiente. Ainda contém muitos resíduos industriais.
O líquido dos reservatórios para onde fluem os resíduos de esgoto é frequentemente usado para irrigar campos. Isso provoca um aumento no nível de elementos químicos perigosos nas camadas do solo.
Vazamento de óleo
Durante a produção e transporte de produtos petrolíferos, substâncias perigosas podem atingir a superfície terrestre em grandes quantidades. Gradualmente, eles penetram na estrutura do solo e nas águas subterrâneas.
Chuva ácida
A atividade industrial humana causa chuva ácida. A evaporação de um maior volume de elementos químicos e sua liberação na atmosfera provoca seu acúmulo. Durante a precipitação, as substâncias perigosas voltam ao solo.
A chuva química pode ter consequências graves para o solo e as plantas. Essa precipitação altera a estrutura biológica do solo, tornando-o impróprio para uso posterior.
Fontes naturais
Os problemas ambientais podem ser causados pelo desgaste das montanhas, pelo transbordamento de rios ou por erupções vulcânicas. Todos esses fenômenos naturais causam contaminação da camada do solo. No entanto, a própria natureza pode eliminar as consequências negativas dos desastres naturais.
Outras razões
As ações militares podem levar à contaminação do solo. Os testes de armas também costumam causar problemas. Os projéteis militares modernos contêm muitos componentes tóxicos.
A principal tarefa de tal projétil é a destruição em massa de inimigos em grandes territórios. O uso de armas leva à morte de todos os seres vivos na área de seu efeito. Como resultado, ocorre a degradação da camada do solo.
Possíveis consequências
Mudanças desfavoráveis na composição e degradação do solo provocam consequências perigosas para as pessoas e o meio ambiente. Portanto, a destruição e destruição de terras não deve ser permitida.
Os principais perigos associados à contaminação do solo incluem o seguinte:
- Patologias congênitas e crônicas. O esgotamento do solo causa deficiência de nutrientes. Ao mesmo tempo, a produção de elementos úteis nas plantas é interrompida. Como resultado, o corpo humano não recebe substâncias suficientes para o seu funcionamento normal, o que leva a diversos problemas de funcionamento. Muitas vezes, isso provoca o desenvolvimento de doenças características de territórios inteiros. Assim, na Rússia existem regiões onde as pessoas sofrem de deficiência de potássio, cálcio, vitaminas C e D. Isso leva ao aparecimento de defeitos congênitos em crianças. Além disso, a falta de vitamina D prejudica a absorção de potássio e cálcio, tornando os ossos mais frágeis.
- Efeito nas plantas. As culturas são consideradas um elo intermediário por meio do qual elementos perigosos entram no corpo humano, causando intoxicação. O esgotamento da camada do solo não é considerado menos perigoso. As plantas não recebem nutrientes suficientes, o que causa distúrbios metabólicos nas células. A contaminação do solo pode causar mutações nas culturas. Uma alta concentração de elementos tóxicos provoca uma diminuição na capacidade das plantas de produzir culturas e se reproduzir. Também impacta negativamente a segurança alimentar.
- Erosão do solo. A destruição da camada do solo ocorre sob a influência do vento e das massas de água.Os fluxos de precipitação eliminam os elementos úteis das camadas superiores do solo. Como resultado, sua composição torna-se mais escassa. O húmus benéfico é expelido do solo sob a influência do vento. Como resultado, torna-se menos fértil. Essas terras não são mais adequadas para uso agrícola. Se a erosão do solo não for interrompida a tempo, existe o risco de destruição total da camada do solo.
- Vapores e gases nocivos. Se algo polui fortemente o solo, existe o risco de acumulação de elementos tóxicos na sua superfície. Como resultado, formam-se gases e vapores nocivos. Sob a influência de elementos perigosos, o solo não consegue se autolimpar de microorganismos patogênicos. Além disso, as toxinas se acumulam na estrutura do solo, atrapalhando o desenvolvimento das culturas e causando a morte das sementes das árvores. As plantas decíduas demonstram uma sensibilidade especialmente alta a gases e vapores nocivos.
- Perturbação da estrutura do solo. A contaminação das camadas superficiais do solo provoca uma alteração na sua estrutura. Com isso, a flora e a fauna características desta área desaparecem. Existe também o risco de alagamento, salinização e esgotamento da terra. Uma causa comum de problemas é o uso descontrolado de fertilizantes químicos. Causam contaminação do solo com nitratos e elementos tóxicos.
A contaminação da camada do solo provoca alteração em sua estrutura e diminuição do nível de substâncias importantes. Ao mesmo tempo, o conteúdo de componentes químicos nocivos aumenta significativamente.
Como resolver um problema
Uma variedade de métodos pode ser usada para resolver o problema da contaminação do solo.Todos eles diferem em certos recursos.
Métodos modernos de processamento e descarte
Uma das formas de solucionar os problemas ambientais é a construção de usinas de processamento de resíduos. Isto ajuda a minimizar o impacto negativo dos resíduos nas camadas do solo.
Limpeza do solo
Substâncias nocivas que penetram no solo podem ser neutralizadas. Medidas de controle eficazes incluem o seguinte:
- Métodos físicos. Neste caso, a corrente elétrica é utilizada para limpeza. Ajuda a remover fenóis, produtos petrolíferos e hidrocarbonetos contendo cloro do solo. O método é considerado bastante eficaz, mas exige muitos custos. Os métodos físicos também incluem eletroforese. Ajuda a neutralizar metais pesados e cianetos.
- Métodos químicos. Neste caso, são utilizadas soluções que contêm surfactantes. Eles lavam as camadas do solo. Graças a isso, é possível limpar o terreno dos derivados de petróleo. Eles dão excelentes resultados, mas exigem restauração do solo a longo prazo - até 4 anos.
- Métodos biológicos. Para utilizá-los, são plantadas plantas em áreas contaminadas que ajudam a limpar o solo de cianeto, cromo, zinco, chumbo e cobalto. As plantas absorvem elementos nocivos, acumulando-os em sua estrutura. Depois disso, eles precisam ser coletados e descartados. Levará vários anos para limpar completamente o solo.Outro tipo de tratamento biológico é a saturação do solo com bactérias, que potencializam o crescimento de organismos benéficos que destroem produtos químicos.
Recuperação de terras
Para combater a contaminação do solo, pode ser realizada a recuperação do solo. Isso é feito após a mineração, eliminação de resíduos e construção. Os principais objetivos de tais eventos são considerados os seguintes:
- obtenção de áreas adequadas para plantio;
- criação de áreas de lazer;
- plantar um cinturão florestal;
- prevenção da desertificação da terra.
Medidas tomadas na agricultura
Para limpar as terras de pesticidas e outros elementos tóxicos, você pode fazer o seguinte:
- plante árvores ao longo do perímetro dos campos - isso ajuda a reduzir o desgaste da camada útil;
- culturas cultivadas alternativas - isto ajuda a prevenir o esgotamento do solo;
- minimizar o tratamento do solo;
- reduzir o uso de pesticidas;
- arar a terra ao longo da encosta - esta medida reduz a lixiviação da camada útil do solo.
Uso de fontes alternativas de energia
Para reduzir o uso de fontes de energia perigosas, como gás, carvão e petróleo, você pode mudar para opções mais seguras:
- biocombustível;
- energia solar;
- fluxos e refluxos;
- vento;
- água.
Outros métodos eficazes
O desenvolvimento de uma produção sem resíduos ajuda a reduzir a poluição do solo. Para fazer isso, você precisa mudar para equipamentos mais modernos e usar instalações de tratamento eficazes.
A poluição do solo é considerada um problema ambiental perigoso que traz consequências negativas para as pessoas. É por isso que é tão importante tomar medidas para combater esta violação.