A degradação do solo é entendida como uma combinação de processos que provocam uma violação das características funcionais do solo. Ao mesmo tempo, observa-se uma deterioração quantitativa e qualitativa de suas propriedades. Como resultado, há perda de fertilidade do solo. Existem vários tipos de degradação – poluição, alagamento, salinização. O grau extremo de perturbação é a destruição completa da cobertura do solo.
O que é degradação do solo
A degradação do solo é um processo que provoca uma alteração na composição quantitativa e qualitativa do solo e uma diminuição na sua fertilidade. Com a destruição total da superfície produtiva da camada do solo, a terra perde valor para a agricultura.
As principais razões para o surgimento de um problema ambiental incluem o seguinte:
- aumento dos parâmetros de acidez na vegetação;
- redução no volume de microelementos e outras substâncias valiosas necessárias para a fertilidade;
- salinização do solo;
- violação da estrutura e composição granulométrica do solo;
- superconsolidação e alagamento do solo;
- desenvolvimento de processos erosivos sob influência do vento ou umidade;
- remoção da camada fértil de solo para construção.
Neste caso, o impacto pode ser químico, físico ou biológico. No primeiro caso, ocorre redução de elementos químicos importantes e da base mineral do solo. Isso leva à deterioração da fertilidade e à diminuição da produção.
O impacto físico provoca violação do perfil topográfico da superfície do solo. Também causa deterioração nas propriedades físicas, reduz os níveis de fertilidade e hidratação. A degradação biológica é acompanhada pela contaminação do solo por bactérias patogênicas e pela morte de microrganismos benéficos que aumentam os parâmetros de produção.
Motivos principais
A degradação do solo está associada principalmente à influência dos seguintes fatores:
- Violação das regras de aplicação de fertilizantes e pesticidas. O uso de quantidades excessivas de nitrogênio afeta negativamente a estrutura do solo e reduz sua resistência à erosão. Os pesticidas contendo sais de metais pesados causam uma diminuição na fertilidade do solo. O fato é que durante o processamento, bactérias e vermes benéficos são destruídos.Além disso, existe o risco de alterações na acidez.
- A recuperação funciona. Se a tecnologia for violada, observa-se uma diminuição no tamanho da camada de húmus. Neste caso, a camada fértil do solo é polvilhada com rocha formadora de solo.
- Exploração madeireira. Nesse caso, a vegetação rasteira, o lixo e a cobertura de grama sofrem. Exemplos de impactos particularmente prejudiciais incluem o arrasto de tratores e o movimento de madeira ao longo de estradas temporárias.
- Desenraizamento. Muito húmus é retirado do solo junto com o sistema radicular das árvores.
- Incêndios florestais. Nesse caso, além das árvores, o lixo florestal e a grama são destruídos.
Tipos
Existem vários tipos principais de degradação, cada um dos quais com certas características.
Tecnológico (operacional)
Neste caso, as atividades antrópicas levam à degradação. A estrutura do solo está danificada devido à exploração excessiva. Isso se deve ao uso indevido do terreno, onde não é permitido descansar ou mudar de um tipo de plantio para outro.
Encharcamento e alagamento
Os fatores que influenciam a estrutura do solo incluem o alagamento por grandes quantidades de precipitação e inundações. A recuperação inadequada também leva a problemas. Nesse caso, o teor de oxigênio na camada fértil do solo, exigido pelas plantas, diminui.
Desertificação
Este é o tipo mais comum de degradação do solo. Nesse caso, as terras férteis se transformam em terrenos baldios sem vida. Este processo é acompanhado pela poluição do solo e pela morte de animais e plantas. A principal causa dos problemas é a falta de umidade nas estruturas superficiais da terra.
Salinização
Este processo é acompanhado pelo acúmulo de sais na camada radicular. Essas substâncias provocam violação dos parâmetros de acidez.Ao mesmo tempo, sulfatos, sais de sódio e cálcio e cloretos se acumulam no solo.
Erosão do solo
Este termo refere-se à destruição das camadas superiores da cobertura vegetal - são consideradas as mais férteis. A causa dos problemas pode ser a lavagem durante as precipitações e inundações ou o vento forte.
Como avaliar
A degradação do solo é observada em diferentes regiões. É mais pronunciado nos distritos federais do Volga, Central e Extremo Oriente. No entanto, esta não é uma lista completa de áreas problemáticas.
Uma escala especial é usada para avaliar as mudanças no solo. Neste caso, os pontos são atribuídos da seguinte forma:
- solo não degradado – não mais que 5;
- solo pouco degradado – até 25;
- terras moderadamente degradadas – 25-50;
- solo altamente degradado – 50-70;
- solo extremamente degradado – mais de 70.
Possíveis consequências
A degradação do solo leva a consequências negativas. Em casos avançados, a terra torna-se inadequada para o cultivo.
Desumidificação
Observa-se uma diminuição no teor de húmus com a salinização secundária do solo devido à irrigação excessiva, alagamento, alagamento e uso de fertilizantes.Um aumento nos parâmetros de acidez do solo também causa problemas.
Selo
Neste caso, observa-se uma diminuição no rendimento em 10-40%. As causas dos problemas incluem o uso de equipamentos pesados nos campos, o pastoreio constante do gado e a aragem do solo.
Aumento da acidez
O uso excessivo de fertilizantes leva a um forte aumento da acidez. A chuva ácida também pode causar problemas. Para lidar com o problema, é necessária calagem.
Inundações
Este termo refere-se a um estado especial da água subterrânea em que ela sobe até o nível do sistema radicular ou até a superfície do solo. As causas dos problemas podem ser precipitações prolongadas, violação das regras de recuperação de terras e incêndios que retiram água da terra.
Solução
Para lidar com a degradação do solo, é realizada a recuperação. Para restaurar a estrutura do solo, é realizado o planejamento técnico do local. Depois disso, é coberto com uma camada de solo com alto teor de húmus. Na etapa seguinte é realizado o preparo agrotécnico e a fitomelioração. Esses procedimentos ajudam a revitalizar o terreno.
A degradação do solo é considerada um problema bastante complexo, o que leva a uma diminuição significativa no rendimento das culturas. Para fazer face a uma violação, é necessário estabelecer as razões da sua ocorrência e tomar as medidas adequadas.