Os metais pesados são considerados poluentes comuns, cujo conteúdo no solo deve ser mantido sob controle. O que causa a contaminação do solo com metais pesados? A principal razão para a liberação dessas substâncias no solo é a combustão de combustíveis fósseis. Outras maneiras também são possíveis. Ao mesmo tempo, o maior perigo é representado por metais com propriedades tóxicas pronunciadas - mercúrio, cádmio, chumbo.
Quais metais poluem o solo?
Existem várias categorias de perigos para metais pesados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as substâncias mais perigosas incluem mercúrio, cádmio e chumbo. A concentração de outros elementos não é menos perigosa.
A principal ameaça dos metais pesados reside no facto de serem difíceis de remover do corpo e acumularem-se nele. Isso causa a formação de toxinas. Eles se movem facilmente de um ambiente para outro sem se decompor. Neste caso, as substâncias causam patologias graves e muitas vezes causam consequências irreversíveis.
Mercúrio
A contaminação do solo com mercúrio pode estar associada à penetração de agrotóxicos e todo tipo de lixo doméstico. Podem ser lâmpadas fluorescentes e peças de instrumentos de medição quebrados.
Segundo informações oficiais, as emissões anuais de mercúrio ultrapassam 5.000 toneladas. Este metal pode entrar no corpo humano a partir de solo contaminado. Se isso for observado de forma sistemática, existe o risco de desenvolver lesões complexas em órgãos internos, inclusive no sistema nervoso. Se as regras para o tratamento da intoxicação por mercúrio forem violadas, existe risco de morte.
Liderar
O chumbo representa um grande perigo para as pessoas. É considerado um metal muito tóxico. Quando 1 tonelada de chumbo é extraída, 25 quilos da substância entram no meio ambiente. Um grande volume do elemento penetra no solo com os gases de exaustão.
Cádmio
A contaminação do solo com cádmio representa um grande perigo para as pessoas. Ao entrar no solo, provoca curvatura esquelética e cessação do crescimento nas crianças. Além disso, esse metal é considerado a causa de fortes dores nas costas.
Cobre e zinco
O aumento da concentração dessas substâncias no solo provoca desaceleração do crescimento e deterioração da frutificação das plantas. Isso resulta em uma diminuição repentina nos parâmetros de rendimento. As pessoas experimentam processos anormais no fígado, cérebro e pâncreas.
Molibdênio
O aumento da quantidade de molibdênio na estrutura do solo provoca distúrbios perigosos nas pessoas. Esta substância pode causar o desenvolvimento de gota. Muitas vezes também causa várias doenças do sistema nervoso.
Antimônio
Esta substância é encontrada em certos tipos de minérios. Está presente em ligas que são utilizadas em diversas áreas industriais. Quantidades excessivas de antimônio provocam distúrbios digestivos complexos.
Arsênico
As principais fontes de contaminação do solo com arsênico são substâncias utilizadas no controle de pragas de plantas agrícolas. Podem ser herbicidas ou substâncias inseticidas. O arsênico tende a se acumular e leva ao envenenamento crônico. Seus compostos causam danos à pele, ao sistema nervoso e ao cérebro.
Manganês
O solo e as plantas contêm muito deste elemento. Se mais manganês penetrar no solo, será criada uma quantidade excessiva de manganês. Isso afeta negativamente o funcionamento do corpo humano, causando destruição do sistema nervoso.
O excesso de outros metais pesados também é muito perigoso.Assim, o acúmulo dessas substâncias no solo acarreta graves consequências para as pessoas e para o meio ambiente.
Como lidar com o problema
Antes de tentar resolver o problema, é importante diagnosticar a extensão da contaminação do solo com metais pesados. Vários métodos são usados para isso. Cada um deles tem suas especificidades e difere em eficácia dependendo da região. Portanto, o nível de substâncias nocivas é avaliado em função das fontes potenciais de poluição.
Existem os seguintes tipos de pesquisa:
- Bioindicação. Nesse caso, é determinada a condição do solo, que se reflete em indicadores biológicos. Estes incluem o estado das plantas no território, a atividade dos microrganismos do solo, as reações dos musgos e líquenes aos processos que ocorrem na estrutura da terra.
- Determinação do grau de contaminação da cobertura de neve. Nas áreas industriais, os microelementos penetram no solo com poeira tecnogênica. Ele se instala e posteriormente penetra nas camadas do solo. Ao avaliar a cobertura de neve no inverno, é possível determinar a quantidade aproximada de metais que entram no solo durante um determinado intervalo de tempo.
- Avaliação da suscetibilidade magnética do solo. Este é um método expresso que permite determinar o volume de óxidos de ferro presentes no solo. Esses elementos são os principais portadores de poluentes quando as emissões entram na atmosfera.
Nas áreas onde o solo está mais contaminado com metais pesados, é necessário contar o número de microrganismos. Este parâmetro exibe os parâmetros de atividade do solo e a qualidade dos processos de decomposição e absorção de elementos.
A segunda forma de eliminar problemas é restaurar o solo que já foi afetado negativamente. Para isso, são utilizados métodos que ajudam a reduzir o volume dos metais e a neutralizá-los.
Para eliminar a contaminação do solo, é permitido o uso de métodos físicos, biológicos e químicos. As áreas mais eficazes incluem o seguinte:
- O aumento da acidez do solo aumenta o risco de contaminação com metais pesados. Portanto, o uso de matéria orgânica, cal e argila ajuda até certo ponto a resolver o problema.
- Semear, cortar e remover certas plantas da superfície do solo ajuda a reduzir significativamente a concentração de metais nocivos na estrutura do solo. Além disso, este método é ecologicamente correto.
- A desintoxicação das águas subterrâneas também dá bons resultados. Para fazer isso, eles são bombeados e limpos.
- É importante prever e eliminar a migração da forma solúvel dos metais pesados.
- Em casos difíceis, é necessário remover completamente a camada de solo e substituí-la por uma nova.
Calagem
Adicionar cal ao solo é considerado um método eficaz. Afeta as características químicas, biológicas e físicas do solo. Em combinação com a cal, os oligoelementos formam elementos pouco solúveis. Eles se dissolvem gradualmente devido à absorção química.
As plantas plantadas em solo tratado com cal contêm um mínimo de metais. Esta substância leva à diminuição da mobilidade das partículas de metais pesados. Ao mesmo tempo, a sua solubilidade aumenta.
Argila
Este procedimento tem um efeito benéfico na estrutura do solo, afetando a mobilidade dos metais pesados.Ao usar argila, que inclui aditivos minerais, a capacidade de troca catiônica do solo aumenta. A argila absorve metais com mais força do que componentes orgânicos. O grau de impacto é determinado pelas características dos elementos poluentes.
Lavagem do solo
Se o teor de substâncias tóxicas for alto, vale a pena utilizar o método de lavagem do solo. Reagentes são usados para isso. Este método tem várias desvantagens. Estes incluem o risco de entrada de metais pesados nas águas subterrâneas e a remoção de substâncias valiosas da estrutura do solo.
O reagente utilizado são sais de ferro solúveis, que se caracterizam por um baixo grau de toxicidade para as culturas. Após a lavagem é necessário calar o substrato e adicionar minerais e matéria orgânica.
Sorventes naturais e artificiais
Este método envolve a adição de zeólitas. São elementos sorventes naturais que aumentam a quantidade de microelementos absorvidos. Fungos metabólicos são usados para biorremediação. Também é aceitável usar vermes e insetos. A eficácia deste procedimento é determinada pelo estado geral do solo, pelo grau de sua contaminação e composição.
Resíduos biologicamente ativos e carvão ativado são usados como sorventes sintéticos. As resinas de troca iônica também são altamente eficazes.
Fertilizantes minerais
Os ingredientes das preparações minerais afetam a mobilidade dos metais. Mas esse método nem sempre é benéfico e, se usado incorretamente, pode causar grandes danos. Um efeito colateral da fertilização é considerado o aumento dos parâmetros de acidez, o que afeta negativamente a mobilidade das substâncias tóxicas.
Medicamentos contendo flúor são usados para desintoxicação.Este método pode ser usado para contaminação grave. Com baixo teor de elementos nocivos, o uso de tais composições só piorará o estado geral do solo.
Fertilizantes orgânicos
Solo saturado com matéria orgânica é menos sensível à influência de fatores negativos. As substâncias orgânicas provocam um aumento na fertilidade e um aumento na quantidade de elementos úteis que as culturas necessitam para o seu desenvolvimento normal.
Consequências do acúmulo de metais pesados
Quantidades excessivas de metais nocivos no solo levam a efeitos negativos. Particularmente perigosas são as patologias que aparecem quando substâncias entram no corpo. Grandes quantidades de muitos elementos têm efeito neurotóxico. A intoxicação pode levar a patologias agudas e crônicas e causar complicações potencialmente fatais.
As consequências negativas da poluição do solo incluem o seguinte:
- perturbação do desenvolvimento cultural;
- diminuição da fertilidade geral do solo;
- morte de plantas úteis;
- redução na qualidade da água;
- redução do volume de nutrientes na estrutura do solo;
- impacto negativo na fauna;
- influência nas propriedades microbiológicas.
A contaminação do solo com metais provoca perturbação do ciclo das substâncias na natureza. Isso afeta negativamente todos os componentes da biosfera.