O uso inadequado e irresponsável dos recursos naturais leva à poluição da água, do ar e do solo. Os elementos tóxicos acumulam-se gradualmente no solo, tornando-o impróprio para a agricultura. As fontes de poluição do solo são as fábricas de produtos químicos, os pesticidas utilizados de forma incontrolável nos campos, os resíduos domésticos e os gases de escape. As consequências dessa poluição são a erosão do solo e as doenças crónicas.
- Principais fontes de poluição do solo
- Resíduos industriais e emissões
- Empresas de energia térmica
- Gases de escape de veículos
- Lixo doméstico
- Fertilizantes e pesticidas usados na agricultura
- Águas residuais usadas para irrigar campos
- Vazamento de óleo
- Chuva ácida
- Fontes naturais
- Outras razões
- Consequências da poluição
- Doenças congênitas e crônicas
- Impacto nas plantas
- Erosão do solo
- Fumos e gases tóxicos
- Mudança na estrutura do solo
- Maneiras de resolver o problema
- Métodos modernos de processamento e eliminação de resíduos
- Limpeza do solo
- Recuperação de terras
- Medidas tomadas na agricultura
- Uso de fontes alternativas de energia
Principais fontes de poluição do solo
O progresso tecnológico torna a vida das pessoas mais confortável, mas ao mesmo tempo tem um impacto negativo no ambiente. Como resultado do trabalho das fábricas, não só o ar, mas também o solo fica poluído. No entanto, não só as emissões das empresas industriais são fontes de poluição do solo. A agricultura inadequada com o uso de grandes quantidades de agrotóxicos, o número crescente de veículos e o descarte de lixo doméstico com violações de tecnologia também contribuem para isso.
Resíduos industriais e emissões
É difícil imaginar a vida de uma pessoa moderna sem empreendimentos industriais. Porém, além dos benefícios indiscutíveis, também causam danos, em primeiro lugar, ao meio ambiente. As empresas industriais são consideradas as principais fontes de poluição do ar, da água e do solo. Isso se deve ao fato de que durante o funcionamento de qualquer usina ou fábrica é gerada uma grande quantidade de resíduos tóxicos ao solo.
A poluição antropogênica da terra depende exatamente do que a produção está fazendo:
- plantas metalúrgicas - suas atividades são invariavelmente acompanhadas pela liberação de sais de metais pesados, que se depositam no solo, acumulando-se nele em concentrações perigosas para o homem;
- empresas de construção de máquinas - durante a operação, são gerados resíduos na forma de compostos de arsênico e berílio, além de cianetos;
- as fábricas que produzem produtos plásticos são perigosas devido aos resíduos que contêm benzeno e fenol;
- a produção de borracha sintética polui o meio ambiente com substâncias perigosas, como resíduos de catalisadores, que se depositam tanto no solo como nas culturas que nele crescem.
Empresas de energia térmica
Os empreendimentos do complexo de combustíveis e energia, cujo princípio de funcionamento se baseia em processos de combustão, são considerados as principais fontes de poluição ambiental, inclusive do solo. Devido à interação química dos componentes utilizados nas termelétricas, são sintetizados novos ingredientes, ainda mais perigosos para o homem. Eles acabam no solo onde as frutas são posteriormente cultivadas.
Gases de escape de veículos
O número de veículos cresce a cada ano, principalmente nas grandes cidades. Os gases de escape poluem não só a atmosfera, mas também o solo, entrando neles juntamente com a precipitação. Particularmente perigosos são os óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e chumbo.Penetrando na camada superior do solo, esses elementos químicos entram em um ciclo que está associado às cadeias alimentares e, como resultado, penetram no corpo humano.
Além disso, o número crescente de veículos leva a uma redução da área de terras agrícolas, onde são construídas rodovias e estradas. Devido ao impacto dos gases de exaustão, o processo de erosão do solo é acelerado e levará cerca de cem anos para restaurar uma camada fértil de 1 cm adequada para o cultivo.
Lixo doméstico
O lixo doméstico causa grandes danos ao meio ambiente se não for descartado corretamente. Em alguns casos, as empresas de utilidade pública excedem tanto os veículos como as empresas industriais no seu impacto negativo no solo. Todos os anos, cidades densamente povoadas produzem milhares de toneladas de lixo doméstico, que acaba em aterros sanitários, em vez de em usinas de reciclagem.
Esses aterros com toneladas de lixo envenenam não apenas o solo, mas também o ar e a água. Um perigo ainda maior é a queima de resíduos sólidos domésticos, neste caso, componentes tóxicos com partículas de cinzas são distribuídos por muitos quilômetros ao redor. Atualmente, existem muito poucas usinas de reciclagem que podem resolver esse problema e não conseguem lidar com grandes volumes de resíduos.
Resíduos de polietileno, plástico e eletrodomésticos representam um grande perigo ao meio ambiente. À medida que se decompõem, penetram no solo em grandes profundidades e não só contaminam o solo com substâncias nocivas, mas também destroem a camada fértil necessária ao cultivo das plantas.
Fertilizantes e pesticidas usados na agricultura
Os fertilizantes minerais químicos, herbicidas e pesticidas, por um lado, ajudam a aumentar a produção de plantas agrícolas. Porém, por outro lado, se a dosagem desses agentes for ultrapassada, eles começam a se acumular no solo e, em vez de serem benéficos, causam danos. Desde 1980, a ONU classificou a agricultura como um dos quatro piores poluidores da terra e das águas subterrâneas.
Duas categorias de produtos químicos representam um perigo para o solo: fertilizantes minerais e pesticidas:
- A fertilização mineral é necessária para repor os componentes nutricionais que são eliminados anualmente do solo. Quando aplicados em pequenas quantidades, ajudam a aumentar a produtividade, aumentar o tamanho dos frutos e prolongar a vida útil de vegetais e frutas. Porém, o uso descontrolado de fertilizantes químicos e o excesso das dosagens recomendadas levam à contaminação do solo. Além disso, os nitratos do solo entram nas frutas e daí para o corpo humano.
- Os pesticidas ajudam a destruir ervas daninhas, patógenos e pragas de insetos. Eles contêm produtos químicos fortes que, nas dosagens recomendadas, não prejudicam as plantas cultivadas e o solo. Contudo, quando as taxas de aplicação de produtos químicos são sistematicamente excedidas, estes acumulam-se no solo e têm um impacto negativo na sua fertilidade.
Águas residuais usadas para irrigar campos
Se um agricultor utiliza águas residuais para irrigar os campos, isso leva ao acúmulo de componentes tóxicos contidos nesse líquido no solo. Eles contêm resíduos de empresas industriais, incluindo metais pesados.
Vazamento de óleo
A contaminação com produtos de refinaria de petróleo ocorre não apenas nos locais de sua produção, mas também ao longo da rota de transporte, bem como durante vazamentos. Como resultado do impacto antrópico dos produtos petrolíferos, o solo fica saturado de elementos tóxicos que penetram nas plantas cultivadas e daí para o corpo humano. A contaminação resultante de acidentes em dutos e plantas de processamento industrial é considerada uma das mais comuns.
Chuva ácida
Um exemplo de poluição é a precipitação ácida – chuva, neblina e neve. A lixiviação de nutrientes do solo e a liberação de elementos tóxicos levam à destruição da camada fértil do solo. Os metais pesados se acumulam nas plantas, causando seus danos, e a partir daí entram no corpo humano e provocam o desenvolvimento de doenças.
Fontes naturais
Uma das fontes naturais de poluição do solo é o uso humano de antibióticos. Após seu consumo, as bactérias patogênicas são removidas do corpo e se espalham pelo meio ambiente, inclusive chegando ao solo. Como resultado dessa migração, surgem novas formas de patógenos resistentes aos efeitos dos medicamentos.
Outras razões
Os motivos do acúmulo de elementos tóxicos no solo são também a queima de plástico em campos e florestas, o descarte de soluções de herbicidas e inseticidas e o não cumprimento da rotação de culturas.
Consequências da poluição
A poluição do solo tem consequências irreversíveis para o ambiente e, se o problema não for resolvido atempadamente, a quantidade de terras adequadas para a agricultura será significativamente reduzida.
Doenças congênitas e crônicas
A poluição do solo com substâncias exógenas leva ao desenvolvimento de doenças perigosas em humanos.Pode ser diarreia banal ou patologias oncológicas, tudo depende do tipo de toxinas que afetaram o corpo. A influência prolongada de substâncias perigosas no corpo de uma mulher grávida causa defeitos no desenvolvimento da criança e doenças congênitas.
Impacto nas plantas
As substâncias químicas que se acumulam nas plantas danificam seus tecidos e afetam negativamente a formação dos frutos, reduzindo a produtividade. Como a camada fértil do solo é destruída sob a influência de toxinas, o crescimento e o desenvolvimento das culturas ficam mais lentos e sua aparência fica deformada.
Erosão do solo
A erosão do solo de origem tecnogênica é especialmente perigosa, pois as consequências dessa influência deverão ser eliminadas por muitos anos. Como resultado, as características de qualidade do solo são reduzidas, o que afeta o rendimento e a qualidade dos produtos agrícolas.
Fumos e gases tóxicos
Os elementos tóxicos que se acumulam no solo, sob a influência do vento e do sol, transformam-se em vapores que se espalham com o ar por longas distâncias e entram no trato respiratório humano.
Mudança na estrutura do solo
Os produtos químicos também têm um impacto negativo na estrutura do solo agrícola. O fato é que as toxinas destroem os microrganismos benéficos que processam o solo e o tornam mais fértil.
Maneiras de resolver o problema
Existem vários métodos para prevenir a contaminação do solo, cada um com o seu grau de eficácia, prós e contras, pelo que para obter resultados recomenda-se a utilização de uma abordagem integrada.
Métodos modernos de processamento e eliminação de resíduos
As tecnologias modernas permitem transformar resíduos em componentes seguros, para isso são utilizados granuladores, separadores magnéticos, trituradores, secadores e autoclaves. Como esse equipamento é caro, empresas sem escrúpulos preferem queimar os resíduos em vez de reciclá-los.
Limpeza do solo
Os métodos de limpeza do solo de substâncias tóxicas são divididos em três categorias: químicos, físicos e térmicos. No primeiro caso, é realizado o processo de lixiviação do solo, bem como a ligação dos poluentes em compostos complexos por meio do uso de determinados produtos químicos. Com o método físico, a camada superior do solo é retirada e enviada para descarte, e em seu lugar é colocado solo fértil. O método térmico envolve o uso de pirólise e aquecimento do solo.
Recuperação de terras
A recuperação de terras é realizada em duas etapas. A fase técnica inclui a preparação do solo para posterior utilização agrícola, e a fase biológica visa restaurar a fertilidade da terra.
Medidas tomadas na agricultura
Para se livrar parcialmente da poluição, os agricultores semeiam campos com adubo verde. Eles podem limpar o solo de produtos químicos e toxinas, mas apenas em caso de contaminação menor.
Uso de fontes alternativas de energia
Para reduzir os efeitos nocivos dos resíduos das usinas termelétricas no solo, são utilizadas fontes alternativas de energia, incluindo vento, água e raios solares.