Benefícios e malefícios dos pêssegos para a saúde, composição, regras de seleção e propriedades

Durante a época de maturação, os pêssegos, cujos benefícios e malefícios para a saúde humana suscitam sérios debates, atraem pelo seu aroma. A fruta madura e saborosa possui uma rica composição química, graças à qual é amplamente utilizada até mesmo em cosmetologia e medicina popular. As frutas têm efeito positivo no organismo, mas apresentam certas contra-indicações para consumo.


Composição de pêssego

Os frutos são caracterizados por uma rica composição química, o que confere propriedades valiosas a esses frutos.

Vitaminas

Os pêssegos frescos contêm as seguintes vitaminas necessárias ao corpo:

  • ácido pantotênico;
  • piridoxina;
  • tiamina;
  • ácido ascórbico;
  • ácido fólico;
  • riboflavina;
  • betacaroteno;
  • equivalente de retinol;
  • equivalente de niacina;
  • tocoferol;
  • biotina.

frutas em um prato

Microelementos

Os pêssegos são ricos em micro e macroelementos, que têm um efeito positivo no estado geral do corpo. Os microelementos incluem:

  • manganês;
  • ferro;
  • zinco;
  • cromo;
  • iodo;
  • cobre;
  • flúor;
  • silício;
  • lítio;
  • alumínio;
  • níquel.

Como escolher o pêssego maduro certo?

Os frutos maduros não apresentam manchas verdes, sua cor é uniforme. A área ao redor do caule é rosa ou amarela. O aroma da fruta madura é muito forte.

Se, quando quebrada, a semente ficar seca ou subdesenvolvida e a polpa estiver lenta e dura, então esse fruto não poderá amadurecer. Suas qualidades comerciais foram mantidas por tratamento com um produto químico especial. Os frutos amadurecem no final do verão ou início do outono, por isso é nesta época que você pode comprar pêssegos maduros e de alta qualidade.

pecegos suculentos

Quais são os benefícios do pêssego para a saúde?

As substâncias benéficas e microelementos que os pêssegos contêm fazem deles um verdadeiro depósito de saúde. Mas é importante considerar que mesmo neste caso o produto tem contra-indicações para determinadas categorias de pessoas.

Afeta positivamente o sistema circulatório

O teor de cálcio e potássio dos pêssegos tem um efeito restaurador nas paredes dos vasos sanguíneos. O potássio também normaliza a frequência cardíaca e regula a atividade do músculo cardíaco. A vitamina E previne a formação de coágulos sanguíneos e o ferro promove a produção de glóbulos vermelhos. As frutas são recomendadas para consumo por pessoas que sofrem de anemia. Eles também têm a propriedade de reduzir os níveis de colesterol e impedir que ele seja absorvido pelo sangue.

Para o sistema músculo-esquelético

O cálcio e o fósforo, presentes na composição química dos pêssegos, ajudam a melhorar a saúde das articulações e ativam o metabolismo da cartilagem. O consumo regular desta fruta permite remover componentes e sais nocivos do corpo. Graças a essa propriedade, as frutas são indicadas para pessoas que sofrem de artrite, osteocondrose e reumatismo.

fatias de frutas

Normalização da digestão

A digestão humana é normalizada pelo consumo de fibras contidas nos pêssegos. Os intestinos começam a digerir ativamente os alimentos e os nutrientes são melhor absorvidos. Com isso, a saturação do corpo acelera e o estômago fica menos carregado. Além disso, esta fruta saudável alivia a prisão de ventre e a azia, aumenta os níveis de acidez e ajuda no tratamento de doenças hepáticas e renais.

Fortalecendo o sistema imunológico

O conteúdo de uma grande quantidade de vitaminas permite fortalecer o sistema imunológico humano e resistir melhor às doenças sazonais. O consumo regular de pêssegos permite prevenir a deficiência de vitaminas, aumentar a atividade cerebral, melhorar a memória e a concentração.

Propriedades dietéticas

Essas frutas são ativamente utilizadas na alimentação dietética por serem consideradas um produto de baixo teor calórico, mas ao mesmo tempo podem saturar efetivamente o corpo humano.

um monte de vitaminas

Melhoria do contexto psicoemocional

O magnésio e as vitaminas têm um efeito tônico na psique humana, fazendo com que a depressão desapareça mais rapidamente e os efeitos do estresse sejam neutralizados.

Limpando o corpo

Os pêssegos têm propriedades diuréticas e coleréticas. Como resultado disso, o excesso de umidade é removido do corpo e, com ele, toxinas e sais. Comer esta fruta permite limpar naturalmente o intestino, prevenir a urolitíase e retirar a areia da bexiga.

Recursos de uso

Como resultado da pesquisa, foram identificadas algumas características do consumo de pêssegos por determinadas categorias de pessoas.

poço

Durante a gravidez e lactação

Recomenda-se que as mulheres grávidas consumam 2 pêssegos por dia para prevenir e aliviar os sintomas de náusea devido a intoxicação grave. Ao comer esta fruta, a concentração de hemoglobina no sangue aumenta e o inchaço dos membros diminui. Além disso, as mulheres grávidas costumam ter prisão de ventre, e comer pêssegos permite que você se livre desse problema de forma rápida e eficaz. Ao mesmo tempo, os processos metabólicos melhoram.

Graças à presença de magnésio, o bem-estar geral melhora e o teor de ácido fólico permite manter o equilíbrio hormonal sob controle.

Devido ao potássio, as mulheres grávidas evitam picos de pressão arterial e reduzem a carga no coração. O cálcio tem um efeito positivo na formação dos ossos e do esqueleto do feto, e o magnésio mantém normal a psique da futura mãe.O alto teor de ferro tem um efeito benéfico na prevenção da anemia. A presença de fósforo nos pêssegos os torna indispensáveis ​​para a manutenção da saúde das unhas, cabelos e dentes de uma gestante.

Quanto ao período de amamentação de um bebê, com certeza você deve consultar um médico. Caso contrário, uma reação alérgica indesejada pode ocorrer no bebê.

fruta nas mãos

Útil para crianças

Os pêssegos fornecem ao corpo da criança em crescimento os micro e macroelementos e vitaminas necessários. Graças a eles, o nível de funcionamento do sistema imunológico aumenta, os tecidos musculares e ósseos se desenvolvem bem. As frutas aliviam as crianças da constipação crônica, normalizam o funcionamento do sistema digestivo e normalizam os níveis hormonais.

Compotas ou sucos de frutas feitos de pêssegos frescos são usados ​​​​como antipirético suave com efeito antiinflamatório. Também são administrados a crianças com tosse seca, primeiros sinais de inflamação do trato respiratório.

garotinha

Há algum mal em comer pêssego?

Apesar das inúmeras propriedades benéficas da fruta, o pêssego também apresenta algumas contra-indicações. É melhor evitar usá-los se uma pessoa sofre de:

  • alergia a qualquer componente do feto;
  • intolerância individual;
  • exacerbação ou forma grave de diabetes mellitus;
  • excesso de peso significativo;
  • úlcera estomacal;
  • gastrite com função secretora aumentada;
  • diarréia;
  • doenças do trato gastrointestinal.

A intolerância individual ou alergias podem manifestar-se através de inchaço dos lábios, boca, irritação da pele, inchaço da faringe, náuseas, tonturas e indigestão.Se você suspeitar de alergia, consulte um médico imediatamente.

corte para comida

O uso de suco e polpa em cosmetologia

Os pêssegos fornecem umidade ao corpo e, devido à presença de componentes benéficos, ela fica retida nas células humanas. Isto permite reduzir o risco de rugas e conferir à pele um aspecto saudável e bonito. A presença de ácidos orgânicos na fruta facilita a separação de células mortas da pele e tumores endurecidos.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim