Os residentes de verão experientes nunca se perguntam se é possível cultivar todos os vegetais necessários em uma pequena parcela e obter uma boa colheita. Conhecendo bem as necessidades nutricionais de cada hortaliça, suas doenças e pragas, os horticultores competentes planejam o plantio com vários anos de antecedência. Ao alternar culturas, aplicar os fertilizantes necessários e plantar adubo verde, a fertilidade do solo é restaurada anualmente.
A necessidade de rotação de culturas
A rotação de culturas é a alternância competente de hortaliças nos canteiros; seus objetivos são:
- redução de ervas daninhas no jardim;
- formação da estrutura da camada fértil;
- restauração da fertilidade do solo.
Para atingir plenamente esses objetivos, as culturas são alternadas, levando em consideração não apenas a compatibilidade das culturas. Com a rotação adequada de culturas, é preciso levar em consideração o tempo para restauração da fertilidade e limpeza natural do terreno. Deve eliminar as larvas de pragas e patógenos típicos deste vegetal.
Por exemplo, depois das batatas, é melhor semear abóbora na horta um ano depois. Se você reabastecer a fertilidade do solo com fertilizantes minerais, pepinos e cebolas crescerão bem. É melhor plantar uma plantação de batata no próximo ano, depois do repolho.
Bons e maus antecessores
A coisa mais fácil de entender é não plantar pimentão. Pertence à família das beladonas, assim como a batata, o tomate, a physalis e a berinjela. Portanto, eles são os piores antecessores. Seu nepotismo implica a presença das mesmas pragas nos canteiros, as lavouras são suscetíveis a doenças comuns e retiram os mesmos nutrientes do solo.
Portanto, podemos afirmar com certeza que não deve ser plantada depois do tomate e de outras hortaliças da família da beladona. Um parente próximo do pimentão é o pimentão amargo; essas variedades não só não precisam ser alternadas, como nem devem ser plantadas em áreas bem espaçadas.
É mais fácil cultivar pimentões saudáveis em canteiros dispostos no lugar das plantações de abobrinha, cenoura e pepino do ano passado; eles crescem bem depois das cebolas. Na hora de plantar, acrescente bastante matéria orgânica às abobrinhas e aos pepinos, pois apodrece bem com o passar da safra. A cultura reage mal à matéria orgânica fresca: adoece com mais frequência e forma ovários mais tarde. Durante a temporada, o estrume (húmus) apodrece bem, tornando o solo solto e útil para esta cultura.
O que pode ser cultivado depois da pimenta e o que não pode ser cultivado
As raízes da planta são superficiais, portanto, consome nutrientes das camadas superiores do solo. Nas culturas de raízes, as raízes penetram muito mais profundamente. A este respeito, você pode plantar depois da pimenta:
- todas as variedades de rabanete;
- cenoura;
- beterraba.
Além das raízes, há vários vegetais classificados como plantas neutras. Eles são plantados com segurança depois do pimentão. Além das raízes mencionadas acima, as plantas neutras incluem:
- feijões;
- verduras (aipo, alface, espinafre);
- leguminosas;
- alho;
- repolho;
- cebola.
Seria um erro plantar abóboras para substituir o pimentão. É bom semear antes das colheitas de erva-moura, mas depois delas cresce muito mal. E tudo por causa das toxinas acumuladas depois dos pimentões. Quaisquer melões e melões plantados depois (abóbora, abobrinha) serão oprimidos por toxinas prejudiciais.
Melhores companheiros
Para uma boa colheita de pimentão, apenas a rotação de culturas não é suficiente. A fertilidade das plantas cultivadas ao lado do feijão aumenta acentuadamente. O cheiro do feijão repele todas as pragas dos arbustos, as raízes enriquecem o solo com nitrogênio. As plantas que crescem próximas aos pés de feijão recebem nitrogênio de forma facilmente digerível.
A escolha correta dos vizinhos do jardim tem um efeito positivo no crescimento e desenvolvimento das culturas hortícolas. Sabe-se que também é possível plantá-los no mesmo canteiro dos pimentões. Os seguintes vegetais serão bons vizinhos para eles:
- cenoura;
- manjericão;
- coentro;
- cebola.
Está claro quais culturas podem ser usadas para plantar pimentas e quais vegetais podem ser usados para compactar seus canteiros. Não há necessidade de ouvir os horticultores que dizem: Há décadas que cultivo pimentas em um só lugar e tenho uma boa colheita. É melhor alternar qualquer plantação, seja tomate, cebola ou qualquer outra hortaliça.É necessário semear adubo verde após a colheita se a horta for tão pequena que seja muito difícil seguir as regras de rotação de culturas.