Com o advento da estação fria, a criação de codornas durante todo o ano exige maior atenção e uma abordagem racional por parte dos criadores. Nas latitudes meridionais com clima ameno, é possível manter codornas no inverno em um celeiro sem aquecimento adicional. Para garantir conforto às aves que gostam de calor, é necessário preparar com antecedência o ambiente para o inverno.
Escolhendo um edifício para aviários
Um anexo sem aquecimento, no qual se pretende manter codornas no inverno, deve atender a uma série de requisitos. As seguintes condições devem ser fornecidas no aviário:
- esquentar;
- Temperatura constante;
- manter a umidade ideal do ar;
- ausência de rascunhos;
- presença de sistema de ventilação.
É melhor colocar o celeiro em uma área protegida dos ventos do norte. É adequada uma estrutura feita de tábuas, materiais de construção modernos em blocos, painéis OSB com piso de madeira ou concreto. Paredes, telhados, pisos não devem apresentar vãos, rachaduras ou rachaduras. É necessário evitar que a precipitação atmosférica e as águas subterrâneas entrem no aviário.
O desenvolvimento das aves é influenciado pela duração do dia, cuja duração ideal é de 16 horas. A janela da sala geralmente fica localizada no lado leste, a uma altura de 1 metro do chão. Também é necessário instalar eletricidade no celeiro e colocar fontes de iluminação artificial na proporção de 40 watts por 20 metros quadrados.
Preparando as instalações para o inverno
Em primeiro lugar, o celeiro é inspecionado e limpo. Se necessário, as placas podres são substituídas, as rachaduras são calafetadas, as rachaduras são massajadas e as superfícies são tratadas com soluções desinfetantes contra mofo e bolor.
Antes de colocar codornas em um aviário sem aquecimento, é necessário isolar completamente as paredes, o teto e o chão. O trabalho é realizado na seguinte ordem:
- Cubra as superfícies com uma camada de barreira de vapor ou material de membrana.
- Instale um revestimento de vigas de madeira.
- Nas células é colocado isolamento sintético com altas propriedades de isolamento térmico.
- Cubra com uma camada de material de barreira de vapor.
- Cubra as superfícies com materiais de acabamento.
Para preservar o calor, recomenda-se isolar a porta e o vestíbulo. Em alguns casos, limitam-se ao isolamento externo.A temperatura ideal para manter codornas é de +18 °C. Limite inferior do valor permitido: +15 °C. Em condições desfavoráveis, as aves não põem ovos e ganham peso. O indicador crítico no qual começa a mortalidade das codornas é considerado uma temperatura de +5 °C e abaixo.
É possível manter codornas em um aviário no chão, mas mais frequentemente os agricultores instalam gaiolas, que permitem retenção adicional de calor. Com o método do chão, o território é limitado pela construção de um curral. Uma camada de cama feita de turfa, serragem ou feno é colocada no chão.
As gaiolas são colocadas a uma altura de 50 centímetros do chão. O design tem 100x100x30 centímetros e comporta de 15 a 20 cabeças. Se houver menos pássaros, instale uma partição. Uma camada de roupa de cama com 5 a 10 centímetros de espessura também é colocada nas gaiolas e a espuma de borracha é fixada no teto.
Em regiões onde os termômetros externos caem abaixo de -10 °C, é recomendado instalar dispositivos de aquecimento ambiente para a criação de codornas.
Estabelecendo ventilação
O sistema de ventilação evita o acúmulo de gases e mantém um nível ideal de umidade de 70%. Existem várias maneiras de fazer ventilação em um aviário.
O mais simples é instalar os tubos de alimentação e exaustão. Um tubo de alimentação de ar com diâmetro de 10 centímetros é instalado próximo à porta frontal, a uma altura de 0,2 metros do chão. O tubo de saída é colocado sob o teto, no canto oposto da sala. As aberturas dos tubos são cobertas com forros com válvulas. O ar frio vindo de baixo empurra o ar quente de exaustão para cima.
Um sistema de ventilação de teto é considerado mais eficiente. Sob o teto do galpão é instalado um tubo com orifícios de ventilação e ventilador embutido.O ar fresco entra no aviário e o ar de exaustão é descarregado para fora.