Você mesmo pode organizar a ventilação adequadamente em seu próprio galinheiro, de forma muito rápida e relativamente barata. O principal é lembrar que esta instalação deve garantir o fluxo de ar fresco da rua e a remoção dos vapores nocivos de amônia do exterior. O aviário deve ser sempre confortável, silencioso e aquecido, caso contrário as galinhas deixarão de botar ovos e começarão a adoecer.
Por que um galinheiro doméstico precisa de ventilação?
Muitos residentes de verão e rurais criam galinhas.Os pássaros são mantidos em galinheiros. Essas instalações são construídas em tijolo, blocos de concreto ou materiais de madeira, equipadas com poleiros e ninhos para galinhas poedeiras e o chão coberto com palha ou serragem. A eletricidade é instalada nos aviários e a ventilação é fornecida. As galinhas recebem condições ideais para viver e botar ovos com conforto.
O ar no galinheiro deve ser fresco. O aviário deve ser mantido limpo para que as galinhas não adoeçam. O ar muito mofado pode levar à propagação de infecções e à morte de aves. Se o galinheiro for ventilado por janelas ou portas, no inverno fará frio dentro de casa e as galinhas, como você sabe, param de botar ovos em temperaturas abaixo de zero.
A solução ideal é equipar um exaustor no aviário. Com a ajuda da ventilação, o ar fresco sempre fluirá para o galinheiro, e a temperatura dentro do ambiente permanecerá confortável para o funcionamento normal dos frangos.
Tipos de sistemas
A ventilação em um galinheiro é fácil de fazer com as próprias mãos. É melhor instalar um sistema de ventilação no aviário no momento da construção. Se o galinheiro já foi construído, não é difícil equipá-lo com uma simples coifa feita de tubos de plástico.
Tipos de ventilação no aviário e características:
- Natural. Este sistema não requer grandes custos financeiros. Consiste em duas janelas ou aberturas localizadas na parte superior, em paredes opostas da sala. Pela janela entreaberta, o ar fluirá constantemente para o galinheiro e depois sairá pelo buraco do lado oposto.
- Circulação. Para montar esta instalação você precisa comprar pelo menos dois tubos de plástico. O ar fresco fluirá da rua para uma e sairá próximo ao chão do galinheiro. Os vapores que sobem serão removidos da casa por meio de outro cano.
- Mecânico.Esta instalação exigirá pequenos custos financeiros. A ventilação da sala por este método será realizada por meio de ventilador elétrico ou exaustor. É claro que esse equipamento não funcionará em aviários sem eletricidade. Primeiro você precisa conectar o galinheiro.
Cada avicultor decide por si qual sistema de ventilação específico escolher. O mais comum é a circulação. Com esta instalação, o ar fresco entra regularmente na sala e os vapores são descarregados para o exterior. E para instalar a ventilação são necessários apenas dois tubos de plástico, que podem ser adquiridos em uma loja de ferragens.
Requisitos primários
Ao organizar a ventilação em um aviário, você deve seguir certas regras. Em primeiro lugar, as aves no galinheiro devem estar confortáveis, quentes e não húmidas. Isto significa que o exaustor deve eliminar o aparecimento de correntes de ar e garantir um fornecimento mínimo mas ininterrupto de ar fresco em qualquer clima e em qualquer estação do ano.
As massas de ar não devem estagnar na sala, os vapores devem ser removidos para fora. A velocidade do fluxo de ar deve ser de 2 a 6 metros por segundo.
Em segundo lugar, a instalação de ventilação deve ser silenciosa. As galinhas reagem fortemente a ruídos repentinos e altos. O estresse pode causar diminuição da produção de ovos. Em terceiro lugar, a unidade de ventilação não deve ficar entupida. É importante que o avicultor tenha a oportunidade de limpar o duto de ar a qualquer momento.
Como fazer ventilação em um galinheiro com as próprias mãos
Normalmente, os próprios avicultores instalam um sistema de ventilação no aviário. Não há nada de complicado nisso. Usando um esboço ou diagrama simples, você pode fazer um capô interno para galinhas com suas próprias mãos.
Ventilação natural
Com este método, a ventilação da sala é feita por meio de duas pequenas janelas localizadas na parte superior, em paredes opostas. Por uma janela o ar entrará na casa e pela outra será descarregado para fora. É aconselhável colocar pequenas janelas retangulares dobráveis que abram para dentro no galinheiro perto do teto.
Sistema de malha aberta ou circulante
Na maioria das vezes, um exaustor é instalado em aviários para garantir a circulação constante de ar. Para equipá-lo, são necessários dois tubos com diâmetro de pelo menos 20 centímetros e comprimento de 2 metros. O ar entrará na casa por um duto e sairá pelo outro. Para instalar dois tubos, são feitos dois furos no telhado para o diâmetro do tubo. Eles devem estar localizados em paredes opostas. É aconselhável instalar o tubo de entrada longe de poleiros e ninhos.
Uma das linhas será destinada ao fornecimento de ar fresco. O tubo é instalado de forma que não atinja o chão em 25-35 centímetros e suba 45-55 centímetros acima do telhado, podendo ser colocado um defletor de chuva na parte superior. A segunda linha destina-se à remoção de vapores para o exterior. O tubo é instalado sob o teto. A parte superior deve se estender pelo menos 35 centímetros para fora. A parte inferior de um tubo instalado corretamente fica a 25 centímetros do teto.
Ao instalar a ventilação, você pode precisar de cotovelos com ângulo de 90 graus, fixadores, defletores e amortecedores. Para um galinheiro, geralmente são usados tubos de esgoto de plástico simples, que podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens.
Capô mecânico
Você pode instalar um sistema de ventilação mecânica de abastecimento e exaustão no galinheiro.Com sua ajuda, o ar fresco entrará regularmente na sala e o ar sujo será removido para fora. A alimentação (alimentação) é normalmente equipada na parte inferior da sala e a saída (exaustão) na parte superior. Em alguns aparelhos elétricos, o ar frio da rua é aquecido em aquecedores. O próprio sistema consiste em tubos e dispositivos envolvidos no processamento de ar, localizados em um corpo. Tal instalação é cara. É aconselhável utilizá-lo apenas em grandes granjas avícolas.
Para a agricultura pessoal, é mais fácil comprar um exaustor e instalá-lo na janela superior. Se necessário, o dispositivo pode ser ligado alguns minutos por dia.
Para o inverno
O aviário não deve ser muito quente no verão e muito frio no inverno. Devemos sempre lembrar que se a temperatura no galinheiro estiver abaixo de 10 graus Celsius, as galinhas podem parar de botar ovos. Normalmente, o aquecimento da sala no inverno é fornecido com aparelhos elétricos e bio-lixo. Nessas condições, forma-se muito vapor de amônia no aviário. O ar muito abafado pode fazer com que as aves se sintam mal.
No inverno, o ambiente deve ser ventilado, caso contrário as galinhas sufocarão com a fumaça de amônia. É verdade que se abrir uma porta ou janela existe o risco de deixar entrar muito ar frio na divisão e apanhar pássaros. É melhor construir ventilação de circulação no aviário a partir de dois tubos de plástico no verão. Esta instalação garantirá um fornecimento e exaustão constantes de ar. É importante que a temperatura no galinheiro em qualquer época do ano seja de 20 a 25 graus Celsius.
Erros típicos de instalação
Você mesmo pode construir uma unidade de ventilação em um aviário. O principal é evitar cometer vários erros. Primeiro, os dutos de ar devem ser firmemente fixados para que não vibrem com o vento, não façam barulho ou assustem as galinhas.Em segundo lugar, o exaustor deve ficar localizado na parte superior, próximo ao teto. O fluxo de ar fresco deve passar por outro tubo, baixado até o chão.
Em terceiro lugar, os dutos de ar não devem ser danificados. Para ventilação, são utilizados tubos de plástico sem rachaduras ou furos. Uma unidade de ventilação instalada corretamente ajudará a criar condições confortáveis para as galinhas no aviário.