Abrir uma fazenda de codornas é um dos tipos de negócio que todo aspirante a empresário pode fazer. Os pássaros crescem rapidamente e, literalmente, após 2 meses do nascimento das codornas, você pode obter 2 tipos de produtos - ovos e carne. Vejamos as características de montar uma fazenda de codornas, organizar a criação de aves em casa e como organizar a venda de produtos.
Prós e contras dos negócios
O negócio das codornas tem mais vantagens do que desvantagens. Avicultores experientes encontram os seguintes benefícios:
- rápido retorno do investimento;
- custos baixos;
- demanda suficiente por produtos;
- fraca concorrência entre os empresários.
As fazendas de codornas se tornaram populares devido à moda dos produtos naturais e da nutrição adequada. Além de ovos e carne, você pode criar animais jovens reprodutores e também vender lixo para fertilizantes. Isso se tornará uma fonte adicional de renda. Portanto, o negócio de criação de codornas é considerado lucrativo em muitos países.
Desvantagens de manter uma fazenda de codornas:
- as galinhas poedeiras desgastam-se rapidamente, o rebanho deve ser trocado todos os anos;
- pássaros podem morrer de infecções.
Se você minimizar o risco de doenças, a criação e criação de codornas será muito mais lucrativa.
Arranjo das instalações
Uma mini-fazenda para codornizes deve estar localizada em uma sala separada especialmente designada para esse fim. Para a primeira temporada basta ter cinco mil codornas. Adquira gaiolas para aves reprodutoras e produtivas, equipamentos, rações, medicamentos.
Para cinco mil codornas você precisará de pelo menos 15 a 18 metros quadrados. M. instalações. O aviário deve ser isolado, sem correntes de ar, com sistema de ventilação. As codornas não gostam de frio e correntes de ar, umidade e ar poluído, nessas condições crescem lentamente e ficam mal. Durante todo o ano, as instalações da exploração devem ser mantidas a uma temperatura de 20 °C e a uma humidade de 60%. No inverno com certeza deve-se aquecer a casa das codornas, se não for aquecida com radiadores instale fogão a lenha ou aquecedores a óleo.
A iluminação também é importante: o horário diurno deve ser de 18 horas. A iluminação não deve ser forte; na criação de codornas são utilizadas lâmpadas infravermelhas, que simultaneamente aquecem e iluminam as aves.Recomenda-se a aquisição de bebedouros automáticos e comedouros para a granja, o que simplifica muito o processo de alimentação e abeberamento das aves e economiza tempo dos proprietários. Todos os equipamentos, assim como o estoque, devem ser adquiridos com antecedência.
Você também precisará de um espaço para incubadoras, chocadeiras para pintinhos e os próprios dispositivos. A área dessa sala é de 15 a 20 metros quadrados. m.
Compra de gado
O plantel de codornas reprodutoras consiste em 1 galo e 3-4 galinhas. O plantel é renovado a cada ano, os ovos para incubação são retirados apenas de fêmeas jovens. Quando atingem um ano de vida, a produção de ovos cai cerca de 2 vezes. Você pode deixar as fêmeas por mais um ano ou abatê-las para obter carne e substituí-las por novas.
Os animais jovens devem ser adquiridos em granjas de criação, pois as aves devem ser de raça pura. Aves puro-sangue apresentam melhor desempenho que codornas da chamada seleção popular. No futuro, você poderá começar a criar suas próprias codornas.
Funcionários
Uma mini-fazenda de codornizes pode ser mantida por apenas 2 a 3 pessoas. Seu trabalho será cuidar das aves, comercializar produtos, manter registros de criação e registrar despesas e receitas. Uma família consegue manter de 0,5 a 1 mil codornizes, não há necessidade de contratar ninguém. Mas com o aumento da população de codornas e, consequentemente, do trabalho, não é mais possível prescindir delas. Os salários dos funcionários devem ser considerados despesas.
Você precisará alimentar e cuidar das codornas todos os dias, sem finais de semana ou feriados, por isso é preciso distribuir responsabilidades entre os trabalhadores para que as aves nunca fiquem sozinhas.
Despesas gerais
No início, você terá que gastar dinheiro na arrumação de um aviário, na compra de gaiolas e equipamentos, animais jovens e ração.Quanto será necessário gastar em tudo depende do custo dos equipamentos e estoques de cada região.
Será necessária a aquisição de medicamentos contra as principais doenças para tratamento preventivo do gado e para tratamento. A realização de medidas preventivas é obrigatória, pois numa granja onde são mantidas centenas de aves ao mesmo tempo, o aparecimento de infecções é inevitável. Você também precisa obter documentos comerciais e uma licença para comercializar produtos.
Receitas e despesas comerciais
Vejamos os custos aproximados de uma fazenda de codornas para mil cabeças. Ao comprar animais jovens com 1 semana de idade, em vez de codornas de um dia, você precisará gastar 50 mil rublos. (50 rublos por codorna). Para células – até 100 mil rublos. Uma incubadora para 300 ovos custará 20 mil rublos. Mas você pode adquirir uma incubadora menor, que custará menos. Você precisa reservar 10 mil rublos para pagar iluminação e aquecimento. Em um mês, mil codornas comerão alimentos no valor de 15 mil rublos, em 10 meses de uso - 150 mil rublos.
Após 2 meses do início de sua existência, a fazenda de codornas começará a gerar renda com a venda de ovos. Dependendo do custo de seus produtos, em um mês você pode vender, em média, 50 mil rublos. Outros 25 mil rublos. Você pode ganhar dinheiro vendendo carne. Nessa situação, a fazenda de codornizes começará a gerar lucros de forma consistente em seis meses.
Para decidir se vale a pena cultivar codornas, você pode realizar um experimento - primeiro pegue 100-200 delas e crie-as em clima quente no campo. Esta abordagem tem as suas vantagens: não precisa de gastar dinheiro em aquecimento e iluminação, pode ventilar a casa em vez de usar um sistema de ventilação e alimentar os pássaros com ervas frescas.Após o final da temporada, você deve calcular as despesas e receitas da fazenda e saber se vale a pena manter o negócio ao longo do ano.
Vendas de produtos
Você pode vender ovos e carne de codorna no mercado, em casa, ou levá-los para lojas particulares e restaurantes, redes de varejo. Documentos serão necessários para implementação. Os suprimentos devem ser organizados de modo que os produtos agrícolas estejam constantemente disponíveis para venda.
Criação em casa
Para montar uma fazenda de codornas, basta uma despensa de médio porte, que se encontra em qualquer propriedade. Não é necessário comprar gaiolas e equipamentos, você mesmo pode fazer e assim economizar.
Criar codornas em uma fazenda de codornas envolve produzir suas próprias codornas. Para isso, adquirem incubadoras com capacidade tal que os pintinhos nascidos possam substituir as antigas galinhas poedeiras e selecionar as melhores para a matriz.
Se você criar codornas todos os meses, poderá vendê-las como animais jovens de raça pura, o que também trará lucro. A facilidade de criação de codornizes e o seu pequeno tamanho permitem organizar uma exploração de codornizes em qualquer exploração privada. Cultivar esta ave é lucrativo: você não só pode fornecer ovos e carne para sua família, mas também lucrar o ano todo.