Apesar das duras condições climáticas da região de Sverdlovsk, a apicultura nesta região tem todos os pré-requisitos para um maior desenvolvimento. A região é considerada a fronteira norte, onde se pode praticar a apicultura e obter bons rendimentos. Para implementar nossos planos e preservar a saúde dos insetos, é necessário levar em consideração as características climáticas da região, sua topografia e outros fatores que influenciam as abelhas.
Clima da região
A região de Sverdlovsk está localizada na região dos Urais, em uma zona de clima temperado continental.A sua extensão de norte a sul (cerca de 600 km) é a razão da diversidade climática da região. Os verões são quentes nas planícies e frescos nas montanhas. A precipitação anual varia de 655 mm na parte ocidental a 467 mm na parte sul.
O inverno na região é frio e longo, o que obriga os apicultores a preparar cuidadosamente os insetos para as geadas. A cobertura de neve dura do início de novembro até o início de abril.
Não sobra muito tempo para as abelhas coletarem mel - a primeira vez que os insetos saem das colmeias é em meados de abril. Toda a colheita do mel dura cerca de 3 semanas, mas as mudanças climáticas podem reduzir significativamente esse período.
A região de Sverdlovsk tem um bom abastecimento de mel, mas a desvantagem é que ele está distribuído de forma muito desigual. A principal vegetação da região são florestas de coníferas e mistas e uma pequena parte de estepe florestal.
Onde crescem as tílias em Sverdlovsk?
Existem muito poucas florestas de tília puras na região de Sverdlovsk. Essas árvores são encontradas em florestas de coníferas de folhas largas e de folhas largas. A tília de folhas pequenas cresce ao longo dos rios dos Urais e em áreas como Artinsky, Shalinsky e Nizhneserginsky.
Nas condições climáticas da região de Sverdlovsk, a tília floresce em 5 de julho e a floração não dura mais do que 2 semanas. Apicultores experientes calculam o tempo de floração da planta melífera, começando por uma planta como o coltsfoot. Desde então, as primeiras flores aparecem na grama, passam 80 dias antes que a tília comece a florescer.
Como existem poucas tílias de folhas pequenas na região, é recomendável plantar você mesmo essas árvores próximo ao apiário para que as abelhas tenham local para coletar o néctar.
Apiários e fazendas na região de Sverdlovsk
Não existem grandes explorações apícolas na região de Sverdlovsk, as pequenas explorações dedicam-se à produção de mel.Segundo as estatísticas, existem cerca de 45 mil colônias de abelhas na região, que são reabastecidas anualmente com material reprodutor jovem. No sudoeste da região existe uma boa base melífera para o desenvolvimento da indústria, por isso a maioria das fazendas apícolas está localizada aqui.
Parcialmente, os residentes locais continuam a praticar a apicultura, mas as empresas industriais localizadas perto das florestas tornam-se um obstáculo para isso. As abelhas reagem com muita sensibilidade à poluição, por isso, em grandes áreas industriais, observa-se sua morte em massa.
Entre as fazendas privadas e empresários da região de Sverdlovsk, vale destacar o seguinte:
- PC "Abelha Mágica";
- PC Stepanov A.;
- PC Detkina T.;
- LLC "Paseka"
Abelhas adequadas
No início do século 20, raças de abelhas caucasianas e dos Cárpatos começaram a ser importadas para o território da região de Sverdlovsk. A variedade da Rússia Central permaneceu apenas na zona dos Urais. Nos últimos anos, uma raça chamada Karnika tornou-se popular na região.
Descrição das raças de abelhas adequadas para a região de Sverdlovsk:
- Cárpatos. Uma abelha operária da raça dos Cárpatos pode ser facilmente reconhecida pela sua aparência - tem a cor do corpo cinza e uma borda prateada no ventre. A rainha difere dos trabalhadores não apenas no tamanho, mas também na cor - pode ser quase preta ou cereja profunda. As abelhas dos Cárpatos trabalham mesmo em más condições climáticas e não têm medo de garoa. Esta raça tolera bem o inverno, consumindo comida com moderação, por isso na primavera há poucas mortes nas colmeias. Na primavera, o crescimento da colônia de abelhas ocorre muito rapidamente, e elas fazem seu primeiro vôo vários dias antes das outras variedades.Outra vantagem do karpatka é o aproveitamento máximo de ervas para coleta de néctar. O grande comprimento da tromba dos indivíduos que trabalham permite que os insetos alcancem os nectários mais profundos. Durante a temporada, uma colônia de abelhas pode produzir até 20 quadros com favos de mel. Os insetos são de natureza pacífica e muitos apicultores observam que você pode trabalhar com eles mesmo sem usar equipamento de proteção.
- Karnika. As abelhas desta raça são bastante grandes - o peso do útero fetal chega a 205 gramas. A cor da abelha do carnaval é cinza prateado, sem amarelecimento. O inseto tem abdômen pontiagudo e tromba de 6,5 mm de comprimento. O carácter das abelhas desta raça é pacífico e calmo, permitem ao apicultor limpar a colmeia sem problemas. Ao transportar insetos por longas distâncias, também não há problemas, pois eles se comportam de maneira silenciosa. Karnikas são excelentes polinizadores: coletam néctar mesmo em plantações esparsas de mel. A única desvantagem da raça é que a rainha põe um número médio de ovos (não mais que 2.000), segundo esse indicador a carnika perde para outras variedades.
Atualmente, estão sendo feitas tentativas de reprodução de abelhas da raça da Rússia Central, como as mais adequadas às condições climáticas da região de Sverdlovsk.
Que tipo de mel é produzido
Na zona norte da região, as principais variedades de mel são a tília e a erva-cidreira. Variedades de framboesa e flores também são colhidas aqui.
Breves características do mel:
- Lima. Tem uma cor amarelo claro ou dourado e é especialmente popular entre os consumidores. O produto caracteriza-se por sabor adocicado, forte aroma floral e notas de amargor. Se você mantiver o mel de tília em temperatura ambiente, depois de um mês ele cristalizará em uma massa de grão fino ou grosso.Contém alto teor de glicose - até 55%. O mel de tília é usado para tratar resfriados e inflamações do sistema digestivo.
- Erva. O mel da erva tem uma tonalidade esverdeada ou amarela. O produto cristaliza rapidamente, após o que adquire cor branco leitoso e consistência espessa. O mel tem um sabor muito doce e delicado e um rico aroma floral. O produto contém substâncias antioxidantes e taninas, um complexo de vitaminas e bioflavonóides, além de micro e macroelementos. Este produto é recomendado para uso por mulheres que estão amamentando.
Inverno
Como a região possui um clima rigoroso e gelado com invernos longos, a invernada dos insetos é organizada em uma cabana especial de inverno. A principal tarefa dos apicultores é evitar que a umidade entre nas colmeias. Se o inverno for longo e desfavorável, recomenda-se o voo muito cedo em estufas.
Perspectivas para a apicultura
O clima rigoroso da região não permite a criação de grandes apiários, no entanto, aqui operam com sucesso pequenas explorações que se dedicam à apicultura. Entre os problemas enfrentados pelos apicultores locais, vale destacar o subdesenvolvimento do mercado de comercialização de produtos e a falta de lojas de marca com mel e outros produtos.