O medicamento TEDA é um remédio eficaz que possui propriedades acaricidas fumigantes pronunciadas. A substância tem efeito sobre os ácaros varroa e acarapis. A droga afeta os parasitas por meio de um aerossol de fumaça, que é liberado quando os cordões são queimados. Para que o TEDA para abelhas funcione, as instruções de uso da substância devem ser seguidas à risca. O cumprimento das precauções de segurança também é de grande importância.
O que é esse medicamento?
TEDA é um agente acaricida para abelhas cujo componente ativo é o amitraz.O medicamento está disponível na forma de cordão de algodão branco. Mede 7x0,5 centímetros. A substância é vendida em sacos de alumínio. Cada um deles contém 6 cabos.
O componente ativo da droga é o amitraz. Quando o cordão queima, forma-se um aerossol de fumaça, que possui propriedades acaricidas pronunciadas e ajuda a combater os ácaros adultos Acarapis woodi e Varroa jacobsoni. As principais indicações para o uso da substância incluem a varroatose e a acarapidose das abelhas melíferas.
O produto é classificado como moderadamente perigoso para animais de sangue quente. Se a composição for utilizada na formulação recomendada, não produz efeito sensibilizante e não causa irritação local na pele.
Vantagens e desvantagens
A droga tem uma série de vantagens óbvias. As principais vantagens da substância incluem o seguinte:
- preço acessível;
- alta eficiência;
- efeito rápido;
- Fácil de usar;
- nenhum impacto negativo sobre as abelhas.
As desvantagens do produto incluem:
- a necessidade de cumprimento das condições de armazenamento;
- a necessidade de cumprimento estrito das instruções de uso;
- a necessidade de descartar substâncias não utilizadas de acordo com os requisitos legais.
Como usar
É necessário utilizar o preparado TEDA para o tratamento de abelhas estritamente de acordo com as instruções. Na varroatose, o procedimento deve ser realizado 2 vezes, na acarapidose - 3 vezes. Isso é feito em intervalos de 6 a 7 dias. Neste caso, você deve usar 1 cordão para cada família de abelhas com resistência de 5 a 12 ruas. A mesma quantidade é usada para 1 corpo de uma colmeia com vários corpos.
Antes do uso, o cordão deve ser incendiado de um lado, apagado e colocado sobre um suporte de compensado. Em seguida, injete a droga na entrada inferior. Se a colmeia tiver uma parede traseira articulada, é aceitável colocar madeira compensada na parte de trás da colmeia. Depois é aconselhável fechar todas as entradas durante meia hora. Após a exposição, você pode abri-los, retirar o forro de compensado e verificar o quanto o cordão queimou.
Existe outra opção de uso da substância. Para isso, o cordão deve ser colocado em um suporte metálico triangular. Depois é preciso atear fogo por baixo, apagar o fogo e colocar o cordão fumegante na vertical. Deve estar localizado entre as duas molduras centrais do soquete. Além disso, eles precisam ser um pouco afastados.
É importante considerar que o tratamento das abelhas é realizado no máximo 2 semanas antes do início da coleta principal de mel. Neste caso, você deve seguir as seguintes regras:
- Ao trabalhar com a substância, é importante observar medidas de higiene pessoal. Certifique-se de usar luvas de borracha.
- Durante o uso da substância é proibido beber, comer ou fumar.
- Após concluir o trabalho, lave bem o rosto e as mãos com sabão.
- Recomenda-se guardar o medicamento fora do alcance das crianças.
TEDA é um remédio eficaz que ajuda a lidar com diferentes tipos de ácaros que infectam as abelhas. Para que este medicamento dê resultados, é importante seguir as instruções.