Como tratar a ninhada de pedra em abelhas, sintomas da doença e prevenção

A ninhada de pedra, ou aspergilose de abelhas, é uma patologia fúngica de larvas de diferentes idades e adultos. Embora o agente infeccioso seja comum na natureza, a doença é bastante rara em fazendas de abelhas. Seu desenvolvimento é observado durante o período de coleta ativa de mel ou em clima úmido de primavera. Neste caso, a infecção pode levar a consequências graves. Portanto, a questão de como tratar a ninhada de pedra nas abelhas é considerada muito relevante.


O que é ninhada de pedra

Este termo refere-se a uma doença fúngica da ninhada, que é mais frequentemente diagnosticada na primavera. Os principais patógenos da patologia incluem Aspergillus flavus Link, fumigatus Fres, niger van Tiegh.

A ninhada infectada não pode sair do favo. Torna-se pedra e funde-se com a célula. À medida que a doença progride, o micélio afeta o corpo do indivíduo. Além disso, seu principal efeito está associado a uma toxina que altera a estrutura dos tecidos moles.

Causas da aspergilose

Fungos patogênicos levam ao desenvolvimento de aspergilose. Aspergillus é encontrado em indivíduos mortos e em plantas vivas. Estão presentes nas anteras e nectários das flores visitadas pelas abelhas. Como resultado, os esporos, juntamente com o pólen, vão parar nas colmeias.

O risco de desenvolvimento ativo de fungos aumenta em temperaturas de +25-45 graus e umidade de 95-100%. Nesse caso, os patógenos infectam os favos de mel e as próprias abelhas.

Sintomas

É muito fácil identificar a ninhada de pedra. As larvas infectadas ficam cobertas por uma camada preta ou verde-acastanhada. Ao mesmo tempo, os indivíduos mortos adquirem uma consistência sólida.

As abelhas adultas podem morrer não apenas na própria colmeia, mas também fora dela. Nesse caso, o fungo cresce para fora, formando uma espécie de colar atrás da cabeça. Ao pressionar uma amostra morta, você pode sentir o endurecimento.

quadro com abelhas

Métodos de tratamento

Em casos isolados de morte de larvas, os favos de mel com abelhas precisam ser transferidos para uma colmeia seca e quente. Deve ser desinfetado. Em seguida, são utilizados preparados especiais recomendados para o tratamento de crias de pedra. Esses incluem:

  • "Ascovet";
  • "Astemizol";
  • "Askosan";
  • "Unisano".

Somente o Unisan é adequado para uso independente.Nesse caso, 1,5 mililitros da substância devem ser misturados a 750 mililitros de xarope de açúcar. Recomenda-se usar a solução resultante para tratar o seguinte:

  • paredes internas da colmeia;
  • molduras em ambos os lados;
  • células vazias e ocupadas;
  • colônias de abelhas com cria;
  • roupas e ferramentas de trabalho do apicultor.

A manipulação deve ser repetida 3-4 vezes com intervalo de 7 a 10 dias. Recomenda-se concluir o beneficiamento 20 dias antes do início da coleta do mel.

Se as colônias de abelhas forem gravemente danificadas, elas deverão ser destruídas. Para tanto, utiliza-se fumar com dióxido de enxofre ou formaldeído. Isolamentos, telas e esquadrias devem ser queimados. Então você precisa processar as colmeias e ferramentas. Para fazer isso, você precisa fazer o seguinte:

  1. Limpe as colmeias de detritos, cadáveres de insetos, cera e fungos.
  2. Trate as superfícies com uma solução de formaldeído a 5%.
  3. Desenterre o solo sob as colmeias, adicionando uma solução de formaldeído a 4%.
  4. Desinfete aventais, toalhas e máscaras faciais. Para fazer isso, ferva por meia hora ou mergulhe as coisas em uma solução de peróxido de hidrogênio a 2% por 3 horas. Depois disso, devem ser lavados e secos.
Especialista:
Após os procedimentos de desinfecção, as colmeias e os equipamentos devem ser cuidadosamente enxaguados e secos. Se o uso do favo de mel ainda for aceitável, é recomendável tratá-lo da mesma forma que todas as ferramentas. Em caso de infecção fúngica grave, os favos de mel devem ser derretidos e transformados em cera.

Prevenção

Para evitar o aparecimento de ninhadas de pedra nas abelhas, recomenda-se seguir as seguintes regras:

  1. Antes de instalar as colmeias, o terreno deve ser tratado com cal. Isto deve ser feito para fins de desinfecção.
  2. Mantenha colônias de abelhas excepcionalmente fortes no apiário.
  3. Coloque o apiário em locais secos e bem iluminados pelo sol.
  4. Evite grama densa.
  5. Para o inverno, reduza o número de ninhos e isole-os bem.
  6. Durante o período de ausência de coleta de mel, forneça alimentos nutritivos às abelhas.
  7. Mantenha as casas secas, limpas e ventiladas.
  8. Não realize nenhuma manipulação nas colmeias em climas úmidos e frios.
  9. Não use medicamentos antibacterianos que enfraqueçam o sistema imunológico dos insetos para fortalecer as colônias de abelhas.

A alta umidade nas colmeias representa um grande perigo para as abelhas e pode causar o desenvolvimento de uma doença fatal. Portanto, as casas do apiário devem ser secas e quentes durante todo o ano.

A ninhada de pedra é considerada uma doença bastante perigosa, que tem consequências negativas para as abelhas e pode provocar a sua morte. Portanto, quando surgirem os primeiros sinais de infecção fúngica, vale a pena agir.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim