O mel em favo é o produto apícola mais puro e útil, que não entra em contato com o metal ao ser bombeado. Isso significa que a substância retém a quantidade máxima de substâncias benéficas. No entanto, às vezes surge a questão de como separar o mel dos favos de mel em casa. Isso é feito de diferentes maneiras - manualmente ou usando um extrator de mel. Cada procedimento é caracterizado por características próprias.
Como tirar mel dos favos de mel
Extrair o néctar dos favos de mel é bastante difícil. Para obter uma pequena quantidade de massa de mel, é permitido o uso de peneira ou método de prensagem.Se houver volume significativo da substância, vale a pena recorrer ao auxílio de um extrator de mel.
No entanto, primeiro você precisa remover os favos de mel da colmeia. Recomenda-se iniciar o processo de coleta de produtos melíferos em dias de sol. Isso deve ser feito pela manhã. Neste momento, as abelhas saem das colmeias em busca de néctar.
Bombeando sem extrator de mel
Muitos apicultores acreditam que é quase impossível obter mel manualmente. Na verdade, um extrator de mel simplifica muito esse procedimento. Se o aparelho estiver faltando, não se desespere. Para bombear o mel manualmente, é recomendável fazer o seguinte:
- Remova os favos de mel coletados das molduras. Eles precisam ser quebrados em pequenos pedaços e colocados em um balde.
- Usando um espremedor de madeira comum, triture a mistura até formar um purê.
- Coe a mistura resultante. Isso deve ser feito com gaze comum.
- Recolha o mel restante das laterais do balde e filtre também.
Bombeando com extrator de mel
É muito mais fácil extrair mel dos favos de mel usando um extrator de mel. Este dispositivo simplifica o processo e economiza tempo. Ao mesmo tempo, é importante realizar o bombeamento na hora certa. Se você perder o prazo, o produto ficará muito espesso e viscoso. Isso complicará significativamente o processo.
Assim, para bombear o mel, os favos de mel precisam ser retirados das molduras, cortar o sinete superior com uma faca ou furar com uma escova especial e prender em um extrator de mel. Ao ligar o dispositivo, os quadros começarão a se desenrolar. Sob a influência da força centrífuga, o néctar voará para fora do favo de mel e escorrerá pelas paredes.
O extrator de mel contém um orifício especial na parte inferior por onde flui o mel. Normalmente é colocada na saída uma peneira grande por onde o néctar das abelhas é filtrado. Isso ajuda a eliminar grandes inclusões - abelhas, abelhas, larvas.
Depois disso, o produto deve ser deixado em repouso. Isso fará com que as menores partículas de cera flutuem na superfície. Os apicultores costumam reservar a camada superior do mel para uso pessoal. Eles comem ou usam para alimentar as abelhas.
Como separar o mel da cera
Depois de bombear a massa de mel, muitas vezes ela precisa ser separada da cera. Para obter o resultado desejado, você deve preparar o seguinte:
- colher de madeira;
- banho-maria;
- recipiente adequado;
- um filtro que possui uma malha grossa e fina.
Para obter os resultados desejados, você precisa fazer o seguinte:
- Retire os favos de mel das molduras e triture-os.
- Aqueça a mistura em banho-maria a +60 graus e mexa com uma colher de pau.
- Retire a cera mais leve com uma colher de pau e transfira para um recipiente. O mel é mais pesado, então afunda.
- Quando a cera adquirir uma consistência sólida, limpe o mel restante. Isso é feito em água corrente.
- Passe a massa de mel por uma peneira. Primeiro usa-se um produto grosso e depois um mais fino.
Processo de esforço
Ao bombear o mel, fragmentos de pão de abelha, cera e outros detritos entram nele. Definitivamente, você deveria se livrar desses elementos. Para isso, o produto é filtrado. Para fazer isso manualmente, é permitido usar peneira dupla.Neste caso, a parte superior deve ter células com diâmetro de 1,8x0,7 milímetros, e a parte inferior - 0,2x0,12. Os elementos precisam ser inseridos uns nos outros e fixados em recipientes de diferentes diâmetros.
Para que o processo de filtração seja contínuo, serão necessárias 2 peneiras, pois a cera pode causar entupimento do equipamento. Enquanto um dispositivo está sendo limpo, o segundo pode ser usado.
O buraco, bloqueado por baixo, permite controlar o enchimento do recipiente com mel. Na parte inferior do aparelho existe uma peneira dupla. Ajuda a evitar que objetos estranhos entrem no funil.
Tais dispositivos podem ser utilizados para obtenção de mel em pequenas propriedades. Grandes fazendas de apicultura não usam tais dispositivos porque o esforço é muito lento.
Regras de uso
A massa de mel nem sempre está separada do favo de mel. Este produto apícola pode ser consumido desta forma. Porém, neste caso é importante seguir algumas regras. Recomenda-se comer o néctar dos favos de mel em pequenos pedaços, mastigando bem.
Ao mesmo tempo, é permitido engolir uma pequena quantidade de cera - não fará mal à saúde. Porém, é importante evitar o consumo de grandes quantidades dessa substância, pois nessa situação existe o risco de problemas intestinais.
Os adultos podem consumir no máximo 100 gramas de mel em favo por dia. As crianças não podem comer mais do que 30-50 gramas de produtos apícolas.
A separação do mel dos favos de mel em casa possui vários recursos. Este processo pode ser realizado manualmente ou pode-se utilizar um extrator de mel para esse fim. A separação adequada da massa de mel da cera não é de pouca importância. Somente o cumprimento das regras básicas permite obter um produto útil e de alta qualidade.