As abelhas são insetos muito benéficos que sustentam o ecossistema em todo o nosso planeta. Segundo os cientistas, se toda a população de abelhas morrer, a vida terrena de todos os organismos vivos terminará. Mas há casos em que representantes desta espécie se mudam para um edifício residencial e causam transtornos. Múltiplas picadas de insetos são perigosas para o corpo humano e podem causar danos à saúde. Vamos tentar descobrir mais detalhadamente como se livrar das abelhas em sua própria casa.
Como você pode ter certeza de que são realmente abelhas?
Antes de iniciar as medidas de controle de insetos, você precisa ter certeza de que se trata de abelhas realmente selvagens ou domesticadas. As onipresentes vespas, abelhas e vespas são frequentemente confundidas com fauna benéfica.
A variedade selvagem de trabalhadoras melíferas é muito maior e mais agressiva do que as cultivadas. As picadas de abelhas selvagens são mais dolorosas e venenosas. Se os insetos domésticos se instalaram por engano na sala, provavelmente há um apiário em rápido desenvolvimento ao lado e as abelhas encontraram um lugar mais calmo e tranquilo para viver.
As abelhas também podem ser distinguidas pelas seguintes características:
- alimentam-se de néctar de flores, enquanto vespas e vespas são predadoras e não desdenham o desperdício de alimentos;
- abdômen saliente e levemente inflado, outras espécies apresentam contorno corporal alongado;
- múltiplas vilosidades cobrindo o corpo dos insetos; em vespas e vespas, os pelos são muito menores ou totalmente ausentes;
- deslocam-se em pequenos grupos, enquanto outros representantes desta ordem preferem o voo solitário;
- Ao contrário das vespas e vespas, elas não demonstram agressividade e raramente atacam humanos.
Os insetos melíferos também podem ser distinguidos pela localização do ninho. As abelhas benéficas preferem viver em árvores e troncos, por isso muitas vezes montam colmeias nas paredes das instalações residenciais.
Importante! Os insetos domesticados são caracterizados por seu tamanho pequeno e listras amarelo-laranja brilhantes. As abelhas selvagens têm listras desbotadas em seus corpos.
Por que começar com métodos humanos
Você não deve usar imediatamente métodos severos para combater vizinhos inesperados e tentar destruí-los. Os insetos trabalhadores são muito úteis e, além do mel, trazem grandes benefícios ao mundo ao seu redor. Portanto, é preciso tentar preservar sua população.
Inicialmente, na sala você precisa encontrar a casa deles, que eles construíram na casa. Via de regra, os insetos escolhem para sua colmeia cantos tranquilos, quentes e calmos, inacessíveis aos humanos.
Depois que a colméia for descoberta, você deve tentar movê-la para mais perto do apiário ou ninho de parentes selvagens. Há uma grande probabilidade de que as abelhas perdidas se misturem com a colônia e não as perturbem mais com sua presença.
Também é necessário comunicar o aparecimento de um enxame em sua casa ao apicultor mais próximo. Se um apicultor reconhecer os insetos como seus animais de estimação, com certeza os levará. Talvez as abelhas não gostem do novo local de residência e depois voltem para casa.
Preparando-se para a luta
É necessário preparar-se cuidadosamente para remover um enxame de casa.
- Recomenda-se livrar-se do enxame selvagem no início da primavera. Durante este período, existe um número mínimo de insetos na colmeia, pelo que o risco de picadas é significativamente reduzido.
- A luta contra os vizinhos cultivados começa no final do inverno. As abelhas após a hibernação ficam enfraquecidas, letárgicas e não têm forças para demonstrar agressividade.
- O trabalho é realizado no final da noite ou de manhã cedo, antes do nascer do sol.
- As roupas são escolhidas em tecido denso que os insetos não conseguem morder.
- Além disso, as roupas devem cobrir todo o corpo, não deixando áreas abertas, o rosto e a cabeça devem ser cobertos com capacete especial ou chapéu com mosquiteiro.
- As pernas ficam escondidas sob botas altas de borracha.
- Se receber picadas durante o trabalho, deve-se retirar a picada e tratar a área danificada com um anti-séptico e tomar medicamentos antialérgicos. As picadas de abelhas selvagens são especialmente alérgicas.
Importante! Os insetos do mel têm um olfato apurado. Antes de tomar medidas para combatê-los, não consuma alimentos, bebidas e tabaco com cheiro forte. Se as abelhas não gostarem dos cheiros, podem tornar-se agressivas e atacar primeiro. Neste caso, os trabalhos terão que ser remarcados para outro momento.
O uso de remédios populares
Para afastar vizinhos inesperados, eles usam métodos populares para combatê-los.
- A maneira mais fácil de se livrar das abelhas é plantar lavanda, hortelã, alho, manjericão, cebola ou calêndula em seu jardim ou em casa. Os insetos não toleram os cheiros dessas plantas, por isso tentarão sair da área onde crescem. Você também pode pendurar sacos de flores secas dentro de casa e ao lado do ninho.
- Os insetos não toleram ruídos ou sons agudos. Se você tocar música alta perto do local de residência do enxame, ele irá abandoná-lo rapidamente.
- As listras não toleram fumaça. Mas este método não é adequado para uso doméstico.
- Se querosene ou gasolina entrar na colmeia, as abelhas morrem. Mas este método de controle não é humano e é perigoso devido à alta inflamabilidade das substâncias.
- Quando ácido acético ou água oxigenada é borrifado dentro do ninho, o cheiro familiar das abelhas se perde e elas saem da colmeia, após o que deve ser queimada.
Importante! Se listras de mel se instalarem na sua chaminé, acender a lareira ou o fogão não ajudará a eliminá-las. A alta temperatura fará com que o mel se espalhe pela chaminé e atraia ainda mais visitantes indesejados.
Repelentes especiais
Para expulsar residentes indesejados de paredes ou outros locais de difícil acesso, são instalados dispositivos especiais que os repelem. O aparelho compacto funciona com base na radiação ultrassônica, que causa desconforto aos insetos, que saem da área habitada.
Você pode usar uma gravação de pássaros cantando e cantando. Os insetos também não gostarão desse barulho.
Produtos químicos
Para destruir enxames selvagens agressivos, são usadas preparações à base de inseticidas. O ninho e seus orifícios de entrada são tratados com produtos químicos. Após a morte dos insetos, o ninho é destruído pelo fogo.
Armadilhas
Uma armadilha para abelhas é usada para mover um enxame para outro local. Eles fazem a estrutura em compensado ou papelão ou utilizam recipientes de plástico ou vidro, previamente feitos furos para insetos e ventilação. Para que as abelhas comecem a se instalar em um novo local, a estrutura é tratada com um agente especial que atrai o enxame. Você também pode usar mel ou xarope de açúcar e colocá-lo dentro da armadilha.
Importante! Depois de mover o enxame para a armadilha, a estrutura é movida para um local distante da casa ou do jardim.
Bombas de fumaça
As bombas de fumaça contêm substâncias inseticidas que eliminam vizinhos indesejados, mesmo em cantos da casa de difícil acesso. A fumaça é capaz de penetrar em quaisquer fendas e aberturas, por isso é utilizada para combate intensivo contra moradores indesejados.
Prevenção
Para evitar o aparecimento não planejado de um ninho de insetos em sua casa ou jardim, você deve seguir estas regras:
- livrar-se das plantas melíferas que atraem insetos;
- não permitir que os frutos e bagas amadureçam demais, após o amadurecimento a colheita deve ser feita imediatamente, caso contrário o doce néctar da fruta atrairá um grande número de convidados;
- Árvores coníferas ou plantas que repelem as abelhas são plantadas ao longo do perímetro do local.
Em apartamentos e casas, recomenda-se a instalação de mosquiteiros nas janelas para evitar a entrada de novos moradores no local.