O morango physalis é uma planta exótica nativa da América do Sul. Há relativamente pouco tempo, atraiu a atenção dos jardineiros e começou a ser cultivada em jardins. As frutas parecem pimentões ou tomates comuns, mas têm sabor diferente - lembram morangos, framboesas e abacaxi ao mesmo tempo. Além do sabor incomum, o morango physalis também possui propriedades benéficas.
Descrição e tipos de physalis
Physalis é uma planta perene e anual da família Solanaceae. Esta família inclui muitas outras espécies que há muito são cultivadas e consumidas pelos humanos.São batatas, berinjela, pimentão vegetal e pimentão, tomate, beladona preta e comum e outros. Esta é uma cultura que gosta de calor e não tolera o frio (com raras exceções).
A planta é autopolinizadora. A altura do arbusto chega a 40-120 centímetros. Frutas até as primeiras geadas, a colheita continua durante toda a temporada. Um arbusto produz, em média, 100 frutos.
O caule da planta é lenhoso e rasteiro. A fruta se assemelha a uma lanterna chinesa - o nome é traduzido do grego como “bolha”, dado por seu formato característico. A baga, que lembra um tomate em miniatura (3 centímetros de diâmetro), fica escondida atrás de uma xícara laranja ou bege de folhas fundidas. A cor do fruto é amarelo pálido, laranja dourado, âmbar ou marrom. O cálice aparece e cresce primeiro e, quando o fruto amadurece, seca e perde a cor.
O gênero Physalis inclui 124 espécies. A maioria deles são arbustos selvagens. Apenas algumas espécies são cultivadas para fins decorativos e para consumo alimentar:
- morango (passa, pubescente);
- abacaxi;
- ordinário;
- adesivo;
- vegetal (mexicano).
Na nossa zona climática, apenas 2 variedades criaram raízes - morango e vegetal.
Propriedades úteis de physalis vegetal
A physalis vegetal não é apenas consumida, mas também usada na medicina popular. Vários medicamentos são preparados a partir das frutas. Esses medicamentos ajudam com muitas doenças. As frutas contêm:
- carboidratos;
- pectina;
- sacarose;
- vitaminas A e C;
- caroteno;
- licopeno;
- fisalina;
- minerais;
- ácidos orgânicos.
As folhas contêm:
- caroteno;
- colesterol;
- esteróides;
- corantes naturais;
- ácidos fenólicos.
Os frutos da planta são úteis para tratamento e prevenção:
- patologias gastrointestinais;
- temperatura elevada;
- doenças renais;
- gota;
- reumatismo;
- doenças dos brônquios e pulmões;
- hidropisia;
- privando;
- doenças estomacais e hepáticas;
- diarréia;
- hipertensão;
- colecistite crônica;
- anemia;
- cistite.
As frutas vermelhas também são um excelente tônico geral. Eles podem ser consumidos não apenas crus. São utilizados no preparo de pratos de confeitaria: conservas, geléias, marmeladas, marshmallows, marmeladas, molhos doces, utilizados em panificação e sobremesas - há opções de receitas de confeitaria para todos os gostos.
As decocções das folhas são usadas para baixar a pressão arterial e as folhas frescas são aplicadas nas feridas (como a banana).
Porém, a planta traz não só benefícios, mas também malefícios. Pessoas que sofrem de doenças estomacais não devem comer muitas frutas ao mesmo tempo. Pela primeira vez, você não pode comer mais do que 2 frutas e depois aumentar lentamente a dose.
Todas as partes da planta que ficam no subsolo são muito tóxicas - o cálculo incorreto da dosagem pode levar à intoxicação do corpo!
Os benefícios e malefícios do physalis de morango (baga)
O physalis de morango é semelhante em composição ao physalis vegetal - mas contém mais sacarose. Não só os frutos, mas também as folhas e caules da planta são ricos em substâncias e microelementos úteis. Seu efeito positivo no corpo é ótimo. Berry physalis ajuda nos seguintes casos:
- resfriados;
- violações do equilíbrio água-sal e ácido-base;
- perturbação do sistema endócrino;
- Tosse crônica;
- acúmulo de sais e cálculos renais;
- distúrbios menstruais;
- sistema imunológico enfraquecido;
- avitaminose;
- hipertensão;
- disenteria;
- gonorréia;
- inflamação da bexiga e dos ureteres;
- líquen;
- hidropisia;
- dermatoses;
- bronquite.
Para o tratamento, utiliza-se suco espremido na hora de frutas vermelhas, decocções de raízes, caules e folhas e infusões de frutas.Apenas as bagas podem ser comidas - o resto da planta não é comestível. A dosagem para o preparo dos medicamentos deve ser calculada com muita precisão. A bráctea é venenosa e não deve ser usada de nenhuma forma!
Além disso, as bagas devem ser tratadas com água fervente antes do consumo - elas são cobertas por uma membrana mucosa. Se esse muco for ingerido, pode causar problemas estomacais.
O morango Physalis é contraindicado para pessoas com acidez estomacal elevada. A planta não tem outras contra-indicações.