Plantio e cultivo de physalis em terreno aberto, descrição de variedades e cuidados com as plantas

Physalis é uma planta ornamental - despretensiosa, resistente a baixas temperaturas, o que permite o seu cultivo por jardineiros novatos. A planta chama a atenção por seus frutos inusitados e brilhantes, em formato de lanterna. Dependendo da variedade, são uma decoração de interiores ou uma guloseima saborosa. Para conseguir uma colheita de inusitadas bagas de physalis escondidas em “lanternas” em campo aberto, vale a pena conhecer as características de plantio e cuidados com elas.


Descrição e características biológicas da physalis

A planta pertence ao maior gênero da família Solanaceae, crescendo na Ásia, Europa e América. O nome da cultura é traduzido do grego como “bolha” e está associado ao formato incomum do copo da planta, que apresenta uma cor laranja-avermelhada brilhante.

Os jardineiros usam mais de um nome para physalis - cranberry ou tomate de barro, “baga esmeralda”, “blisterberry”, “cereja de cachorro”, “marunka”. Por pertencerem à família do tomate, as variedades vegetais são frequentemente comparadas a este vegetal.

características da physalis

Existe physalis anual e perene, esta planta herbácea pode ter caules geniculados ramificados, eretos ou curvos, nus ou cobertos por uma escassa pubescência no topo. Sua altura varia de 20 a 120 cm e com o tempo os caules da base tornam-se lenhosos.

A planta possui folhas opostas, flores únicas e axilares que se localizam ao longo de todo o caule. O cálice da flor tem formato de sino, como se estivesse inchado, contém frutos alaranjados ou vermelhos que parecem bolinhas. Os frutos têm um aroma muito agradável e embora a physalis seja uma cultura ornamental, em algumas das suas variedades são comestíveis e até muito saborosas. O período de maturação depende da variedade e das condições em que a physalis cresce.

há um anual

Tipos e variedades populares de physalis

Há um grande número de variedades desta planta de erva-moura, mas nem todas são as mais populares entre os jardineiros. E além disso, antes de escolher, você deve considerar se precisa de uma bexiga para decorar seu jardim e sua casa, ou se deseja saborear suas deliciosas frutas.

Vegetal

Physalis desta espécie é comestível, é altamente resistente a baixas temperaturas e produz uma colheita abundante de frutos grandes (até 50 g). São utilizados na culinária e podem ser armazenados por muito tempo.

Morango e baga

Estas culturas de bagas podem ser classificadas como plantas que gostam de calor, produzem pequenos frutos - pesando não mais que 10 g. As bagas de Physalis desta variedade podem ser consumidas frescas, e também são preparadas várias sobremesas a partir delas - marmeladas, geleias, compotas, conservas .

Os jardineiros podem encontrar dificuldades ao cultivar a baga physalis - ela leva mais tempo para amadurecer do que os representantes de outras variedades. Mas esta desvantagem é totalmente compensada pelo alto rendimento e pelo sabor e aroma incrivelmente agradáveis ​​​​da fruta.

número de variedades

Izyumny

A Physalis desta variedade tem frutos muito saborosos - doces, com ligeiro azedume, têm sabor e cheiro a ananás. O suco de passas Physalis é semelhante ao suco de tangerina.

A cultura dessa variedade cresce melhor a partir de mudas, os frutos ficam armazenados por até 4 meses, e aos poucos murcham um pouco, o que os faz parecer passas.

Franchet

Mais frequentemente, a planta ornamental é cultivada anualmente, a altura do caule chega a 90 cm, podendo aparecer até uma dúzia e meia de “lanternas” - frutas envoltas em uma xícara brilhante - em um broto.

Colocador de ouro

Variedade de physalis de maturação precoce, a altura dos arbustos não ultrapassa os 30-35 cm, os bagos são dourados, pesam 5-7 g, via de regra um arbusto dá uma colheita abundante.

frutas deliciosas

Korolek

Pertence às variedades de maturação precoce e os seus frutos silvestres são utilizados na preparação de sobremesas e pratos de vegetais enlatados.

Abacaxi

Esta variedade, apesar de sua origem no sul, também pode ser cultivada na Rússia central. Amadurece muito rapidamente - a primeira colheita fica pronta no final de junho. Os frutos da bexiga do abacaxi têm sabor adocicado rico com notas de abacaxi, podendo ser consumidos in natura e utilizados em preparações.

peruano

Physalis, do Peru, adora luz e calor, por isso não é frequentemente encontrada em jardins. E se os residentes de verão decidirem plantá-lo, somente se for fornecido solo protegido.

O rendimento da variedade é baixo, os bagos pesam de 3 a 9 g, têm alto valor nutritivo e são um depósito de microelementos úteis e pectina. A polpa é suculenta, brilhante ou laranja-acastanhada, com sabores de morango e abacaxi.

colocador de ouro

Decorativo

No jardim, esta planta torna-se uma decoração - luminosa, festiva, mas não se esqueça da sua toxicidade. As physalis decorativas em flor são cobertas por lindas lanternas laranja.

Propagação de Physalis

Além da propagação de sementes, as cerejas caninas podem ser cultivadas a partir de brotos laterais e estacas. Nas espécies ornamentais, muitos brotos se formam a partir do rizoma, portanto, na primavera ou no outono, parte do sistema radicular com brotos pode ser desenterrada da raiz principal e replantada.

Outro método são as estacas, para as quais em julho deve-se cortar as pontas dos caules, que possuem vários nós e entrenós, e plantá-los em solo solto, aprofundando-os até a metade e cobrindo-os com filme perfurado. Quando o turgor é restaurado nas folhas das estacas, o filme pode ser removido.

Cuidar das mudas durante o enraizamento é simples, elas devem ser regadas prontamente e protegidas da luz solar direta.

propagação vegetal

Datas de desembarque

Quando semear pode ser calculado usando cálculos simples. É aconselhável plantar a planta em parcela permanente aos 45-50 dias de idade. Você deve escolher o dia ideal com base nas condições climáticas da região e contar o período de preparação dos brotos - 4-4,5 semanas. Na zona intermediária e nos Urais, esse período cai no início de abril, uma data mais precisa pode ser verificada no calendário lunar para a semeadura da erva-moura.

Na Sibéria o clima é mais severo, aqui você pode esperar geadas de primavera ainda no início do verão, e geadas de outono - já em agosto. Portanto, na ausência de estufa, é melhor dar preferência à physalis, que amadurece rapidamente - variedade Moscou início de 2045, Confeiteiro, morango.

datas de desembarque

Recomenda-se semear as mudas em abril e depois plantá-las não em campo aberto, mas sob agrofibra ou filme. O transplante é realizado de meados ao final de maio, dependendo das condições climáticas.

Após os primeiros dez dias de junho, o abrigo é retirado e devolvido no final do período de verão.

Segredos do cultivo de physalis em terreno aberto

Nem todas as variedades de plantas podem ser cultivadas nessas condições, além disso, o sucesso do plantio depende das condições climáticas. Alguns tipos de “blisterweed” precisam ser semeados com sementes em terreno aberto, enquanto outros são cultivados como mudas.

em terreno aberto

Para cultivar physalis em sua casa de campo, jardim ou horta, vale a pena considerar algumas das necessidades desta cultura incomum:

  • A “planta bolha” que adora calor precisa de muita luz solar, então você precisa escolher áreas com boa iluminação.
  • No local onde cresce, após a chuva, a umidade não deve se acumular e estagnar.
  • Os brotos se sentem melhor em solo pré-cultivado, onde representantes de outras culturas cresceram antes deles. Isso contribuirá para um crescimento mais ativo do plantio e aumento da produtividade.
  • Physalis não cresce bem próximo a ervas daninhas, por isso exigirá capina regular.
  • As bagas de esmeralda não são adequadas para solos acidificados, se a planta for colocada nessas condições não criará raízes ou adoecerá constantemente.

Você pode tornar o solo mais adequado para esta cultura usando calagem - são adicionados componentes adicionais: cal virgem, cinza de madeira, penugem ou dolomita. Ao usar suplementos, você deve seguir as recomendações fornecidas nas instruções.

mudas são recomendadas

Preparando physalis para o plantio de sementes

O material da semente da “lanterna chinesa” é pequeno, então você não deve separá-lo individualmente. Para selecionar boas sementes, elas devem ser testadas em solução salina a 5%. Aquelas que flutuam na superfície são descartadas; as sementes que afundam são consideradas adequadas.

Antes da semeadura, devem ser desinfetados - deixe de molho por 30 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois, o material é lavado, seco e armazenado até o plantio.

Se a physalis for semeada diretamente em terreno aberto, essas atividades podem ser realizadas em terreno pessoal, antes de colocar as sementes no solo.

preparação de physalis

Seleção de sementes

Os jardineiros muitas vezes enfrentam o problema de adquirir sementes de alta qualidade, por isso tentam obtê-las em seu próprio terreno. A seleção mais simples envolve selecionar sementes das melhores plantas:

  • no morango e na bexiga peruana, são representantes de maior rendimento, frutos de grande porte e alto sabor;
  • com a physalis mexicana, a seleção acaba sendo mais complicada - as plantas herdam as características da bexiga polinizada e polinizadora, por isso é melhor tirar sementes dos frutos de vários arbustos e depois plantá-las em áreas separadas.

Jardineiros experientes podem realizar a seleção independente de culturas, cruzando diferentes variedades para obter a planta mais produtiva com frutos que atendam às suas necessidades. Mas na maioria das vezes isso é feito por produtores profissionais de sementes.

seleção de sementes

Cultivo de mudas

Em muitos aspectos, o cultivo de brotos de lanterna chinesa é semelhante à obtenção de material para plantio de tomate. Portanto, apenas conhecimentos básicos sobre esse processo são suficientes para obter um resultado positivo.

Preparação do solo

Como base, pode-se usar um produto acabado destinado a outras hortaliças: tomate, pimentão, berinjela. E se tiver tempo livre, é melhor fazer você mesmo a terra. Isso exigirá:

  • 40% de turfa;
  • 25% de húmus (composto apodrecido);
  • 25% de terreno (jardim ou relva é adequado);
  • 10% areia de rio (deve ser lavada).

A mistura resultante deve ser peneirada e, para eliminar a possibilidade de infecção por doenças fúngicas e diminuir a quantidade de ervas daninhas, é aconselhável cozinhá-la no vapor por uma hora.

lanterna chinesa

Semeie a bexiga na área de meados da primavera ao início de maio, colocando as sementes em tiras finas nos sulcos, a distância entre elas deve ser de 25 a 35 cm. O canteiro com mudas deve ser desbastado para que o intervalo entre os brotos tem pelo menos 20 cm; os brotos removidos podem ser plantados separadamente - eles têm uma alta taxa de sobrevivência.

Plantando uma planta no local

O plantio antecipado de brotos de physalis com 3 folhas no solo pode ser planejado, mas apenas com fornecimento de abrigo obrigatório. Plantas com 6 a 8 folhas podem ser plantadas em solo aberto, mas somente se o tempo estiver quente e a probabilidade de geada for excluída. A temperatura do ar mais favorável é +20…+22 0COM.

Quem deseja obter uma colheita abundante e uma bela vegetação deve ficar atento às seguintes características do processo:

Plantio e cultivo de physalis em terreno aberto, descrição de variedades e cuidados com as plantas

  • Mudas de variedades altas e médias requerem um transplante intermediário para um tanque mais espaçoso antes de enraizarem em terreno aberto.
  • O endurecimento é indicado para todas as physalis “jovens” - os vasos com mudas devem ser mantidos em local sombreado e onde não incida luz solar direta.
  • Como a maioria das cerejeiras caninas se ramificam muito bem, é melhor replantar as plantas em um padrão xadrez, o tamanho médio do passo é de 50 cm.
  • Os representantes das variedades altas devem posteriormente ser amarrados, o que é aconselhável prever no momento do plantio no solo.
  • O broto deve ser imerso no buraco até atingir a primeira folha verdadeira.
  • Se as mudas já cresceram demais, são plantadas da seguinte forma: despeja-se 1,5 litro de água na cova e a muda é colocada inclinada na água, isso permitirá que as raízes se endireitem sozinhas; então o buraco deve ser coberto com terra e compactado.
  • Os brotos plantados no devido tempo não requerem tais manipulações: são colocados no solo da maneira tradicional e após o procedimento são bem regados.

Para facilitar o cuidado adicional com a cultura, recomenda-se cobrir o solo com turfa.

Características de cuidar da physalis

Depois de plantar os brotos de uma planta exótica no solo, é preciso continuar cuidando deles. O cuidado é semelhante ao cultivo do tomate, só que a physalis não precisa ser pinçada - os frutos também se formam nos ramos laterais.

alto e médio alto

Afrouxamento

É importante evitar crostas e rachaduras no solo. Para fazer isso, você deve reservar um tempo para soltá-lo.

Regras de rega

Recomenda-se regar as mudas regularmente até 15 a 17 de agosto, posteriormente é melhor reduzir a frequência das regas - isso irá acelerar o amadurecimento dos frutos.Physalis não tem medo do calor e da seca, é altamente resistente a essas condições.

Em clima quente, você pode regar os arbustos algumas vezes por semana e, quando a temperatura do ar estiver moderada, basta regar a cada 7 a 8 dias.

Capina

Este evento precisa ser realizado, mas basta fazê-lo uma vez a cada 3-4 semanas, não com mais frequência.

parece um tomate

Cobertura

Meio mês após o transplante das mudas para o solo, você pode começar a alimentá-las. Jardineiros experientes recomendam fertilizar após regar. Você pode usar compostos orgânicos e minerais, mas o melhor resultado pode ser alcançado se você alterná-los a cada uma semana e meia a duas semanas.

Para physalis, os seguintes fertilizantes podem ser usados:

  • Nitrato de amônio - é preparada uma solução na proporção de 10 g da substância para cada 5 litros de água. É melhor usar após a colheita, quando as folhas adquirem uma cor esverdeada pálida.
  • Orgânico (excrementos de aves, esterco de gado) - o verbasco é diluído na proporção de 1:10, esterco - 1:15, são introduzidos cerca de 5 litros da composição para cada 1,5 metros quadrados. M. Esta alimentação é muito útil para vegetação enfraquecida, eficaz após a colheita, durante a floração e formação dos frutos.
  • O superfosfato é um fertilizante complexo para hortaliças. A composição é preparada a partir de 15 g da substância para cada 5 litros de água.
  • Cinza de madeira - recomenda-se aplicar durante todo o período vegetativo; diluir na proporção de 15 g da substância para cada 5 litros de água.

Ao aplicar fertilizantes, deve-se ter cuidado e garantir que os compostos não entrem nas folhas e caules da physalis, pois podem causar queimaduras.

flores vermelhas

Controle de pragas

Existem várias pragas particularmente “persistentes” e perigosas que gostam de tomates terrestres e podem arruiná-los e privar o proprietário da colheita:

  • O grilo-toupeira é um grande inseto ortóptero que prejudica o sistema radicular da physalis ao roer as raízes. Você pode proteger a colheita escavando o solo na primavera e no outono - esta atividade levará à destruição dos ninhos da praga. No verão, recomenda-se afrouxar o solo em pelo menos 20 cm.Você pode espantar os grilos-toupeiras regando a planta com uma solução de excrementos de pássaros, bem como plantando malmequeres próximos à bexiga.
  • Pulgões - este parasita perigoso é portador da requeima. A proteção contra ela é fornecida por inseticidas, que devem ser usados ​​​​para tratar os arbustos de 3 a 4 vezes por temporada.
  • Wireworm - as larvas de todos os besouros click são uma ameaça às raízes e tubérculos, que causam sérios danos à parte subterrânea da planta. Recomenda-se adicionar cinzas ao cavar o solo - as larvas do besouro não gostam de solo alcalino.

canteiro de flores com lanterna

Proteção contra doenças

Em geral, a physalis é uma cultura saudável e resistente a doenças. Porém, em condições negativas, os riscos de desenvolvimento de doenças estão presentes.

Mudas que crescem em condições de alta umidade podem ser afetadas por uma patologia fúngica chamada “perna preta”. Não é difícil perceber a doença - a base do caule fica preta e o broto morre.

Via de regra, com os devidos cuidados com mudas e mudas - afrouxamento, rega, desbaste - doenças podem ser evitadas.

proteção contra doenças

Outra doença que não poupa todas as beladonas, a requeima, representa a maior ameaça às culturas durante o amadurecimento dos frutos. O fungo infecta os frutos e eles ficam cobertos de manchas subcutâneas acastanhadas; esses frutos não são comestíveis.

No combate à requeima, a forma mais eficaz é pulverizar a parte aérea da planta com calda bordalesa, a partir da qual é preparada a solução.O evento é realizado com antecedência, antes que os arbustos fiquem cobertos de ovários.

Physalis: colheita e armazenamento

É necessário coletar os frutos da fuca junto com as “lanternas” que os cercam, que nessa época já secam. É melhor fazer isso em tempo seco, 45-60 dias após o plantio das mudas no solo.

pousando no chão

O amadurecimento dos bagos ocorre de forma desigual: os frutos da parte inferior do caule amadurecem primeiro e caem. Se coletados imediatamente, podem ser consumidos ou processados. Eles também são adequados para a obtenção de sementes.

Para que a physalis seja bem armazenada no inverno, ela deve ser devidamente preparada. Variedades perenes decorativas produzem buquês secos de incrível beleza. Para isso, é necessário cortar a planta, retirar as folhas e pendurar os caules com “bolhas” cheias de frutas vermelhas para secar.

É aconselhável cobrir uma área com arbustos perenes com turfa para o inverno.

Após a colheita dos frutos, a physalis anual deve ser descartada e o solo escavado.

flor branca

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim