Muitas pessoas que tentam prescindir dos medicamentos farmacêuticos, substituindo-os pela medicina natural, estão interessadas nas propriedades benéficas e contra-indicações da avelã. A composição única da planta e seus frutos pode fortalecer o corpo de forma abrangente e estabilizar o funcionamento dos sistemas orgânicos. É considerado um verdadeiro achado nos casos em que é necessário restaurar a saúde através da preparação de diversos agentes terapêuticos e profiláticos na forma de decocções, tinturas e óleos.
- Qual é a aparência da avelã e onde ela cresce?
- Propriedades úteis da planta
- Usos da noz
- Aplicação de casca
- Benefícios das folhas
- Uso de óleo
- Recursos do aplicativo
- Receitas tradicionais usando a planta
- Tratamento da prostatite
- Para varizes, tromboflebite, úlceras tróficas
- Para febre
- Para bronquite, pneumonia, pleurisia
- Para helmintíase
- Para diarréia
- Para o tratamento da icterícia
- Para queimaduras
- Para perda de força e anemia
- Contra-indicações de uso
- O uso de avelã em cosmetologia
- Dicas para coleta e armazenamento
Qual é a aparência da avelã e onde ela cresce?
A avelã comum é um arbusto da família Birch, que decora florestas decíduas de coníferas. A cultura cresce na parte europeia da Rússia, na Ucrânia, nos Estados Bálticos, na Bielorrússia e no Cáucaso.
A planta atinge de 3 a 7 metros de altura, caracterizada por folhas amplamente ovais, em formato de coração, de tamanho grande e ponta pontiaguda. Os ramos flexíveis são cobertos por casca marrom e repletos de muitas lentilhas. As flores masculinas são coletadas em inflorescências - amentilhos, flores femininas - semelhantes a botões. Os frutos apresentam-se na forma de nozes amarelo-acastanhadas em invólucro de folhas.
Propriedades úteis da planta
A avelã é popular tanto na medicina oficial quanto na popular, pois sua composição química é rica em substâncias benéficas. A planta tem efeito positivo no funcionamento de diversos órgãos e sistemas, pois é capaz de:
- reduzir a temperatura corporal;
- estimular o sistema imunológico;
- prevenir o desenvolvimento de doenças bacterianas;
- normalizar e facilitar a digestão;
- remover pedras e areia do aparelho geniturinário;
- dilatar os vasos sanguíneos;
- acelerar a regeneração da pele, acelerar a cicatrização de feridas;
- fortalecer ossos, dentes e articulações;
- proteger do estresse e da tensão nervosa;
- restaurar a função sexual.
Tanto os frutos de avelã quanto outras partes da planta: folhas, cascas são utilizadas como matéria-prima medicinal.
Usos da noz
A avelã é ativamente utilizada não só pela indústria alimentar, mas também pelos curandeiros tradicionais para fins preventivos e terapêuticos contra muitas doenças.
Devido ao seu alto teor calórico, o produto é capaz de aliviar a fome por muito tempo, saturar e relaxar o corpo durante o estresse, estresse físico e mental.
Uma infusão é feita de avelãs para resfriados, doenças renais, inchaços e problemas do aparelho urinário. Uma decocção é a forma mais eficaz de tratar disenteria e distúrbios hormonais. Durante a lactação, as mulheres utilizam o produto para aumentar a quantidade e o valor nutricional do leite materno. Durante a gravidez, a avelã tem um efeito benéfico no crescimento e formação do feto, fortalecendo os seus ossos e sistema nervoso.
Aplicação de casca
A casca de avelã é considerada um excelente anti-séptico e vasodilatador. Uma infusão baseada nele combate úlceras tróficas, diabetes e má circulação sanguínea. As propriedades benéficas das decocções são usadas para resfriados, febre e distúrbios gastrointestinais. Com a ajuda desta parte da planta, você pode aliviar o estado geral de úlceras varicosas, tromboflebite e psoríase.
Benefícios das folhas
As propriedades medicinais das folhas de avelã para a saúde humana são inestimáveis do ponto de vista da medicina popular e oficial. Sua rica composição química se distingue por um grande número de óleos essenciais valiosos, bioflavonóides, vitaminas B, C e K. Decocções e infusões à base de folhas de avelã podem aliviar problemas como:
- anemia;
- avitaminose;
- raquitismo;
- doença de urolitíase;
- inflamação dos gânglios linfáticos;
- disfunção do fígado e da próstata;
- doenças do sistema digestivo.
A principal área de aplicação desta matéria-prima natural é a melhoria da saúde do homem. As propriedades benéficas de infusões e tinturas feitas de folhas de avelã esmagadas podem salvar um homem do adenoma de próstata.
Uso de óleo
O óleo de avelã contém ácidos graxos como esteárico, oleico, linolênico e palmítico. O produto é rapidamente absorvido pelo organismo e tem efeito positivo nos sistemas imunológico e circulatório, evitando o desenvolvimento da aterosclerose. O óleo é usado como anti-histamínico para eliminar lombrigas. Para queimaduras, você pode adicionar clara de ovo ao produto e aplicar a composição resultante nas partes afetadas do corpo.
O óleo de avelã é um produto indispensável em cosmetologia. Contém agentes fortalecedores para prevenir a quebra dos cabelos e contra pontas duplas. Basta esfregar algumas gotas nas raízes diariamente.
Recursos do aplicativo
Os galhos e troncos da planta são usados para tecer cestos, aros de barris, varas de pescar e outros utensílios necessários à fazenda. Segundo as crenças populares, a avelã, dotada de poder sagrado, pode ajudá-lo a ganhar riqueza. Os frutos da planta são muito utilizados em perfumaria.
Também são utilizados na indústria de confeitaria para a produção de produtos doces, como bolos, doces e outras sobremesas.
Além das indústrias alimentícia e cosmética, a avelã é conhecida por ser utilizada na medicina. Todas as partes vegetativas da avelã são usadas para tratar diversas doenças, fazendo-se delas tinturas, infusões e decocções curativas.
Receitas tradicionais usando a planta
Apesar do rápido progresso na indústria farmacêutica e graças à inovação, aos testes e ensaios laboratoriais, muitas pessoas consideram os tratamentos, métodos e receitas naturais transmitidos de geração em geração, mais seguros e eficazes.
Tratamento da prostatite
O aquecimento é um procedimento caseiro simples que é usado ativamente no tratamento da prostatite para aliviar a inflamação, relaxar o trato urinário e urinar rapidamente. Para isso, encha a panela com folhas e casca de avelã, acrescente água e cozinhe por 25 minutos. Filtre o caldo resultante, despeje em uma bacia e aqueça a região da próstata sobre ele. De manhã e à noite, faça um procedimento semelhante exclusivamente com remédios recém-preparados.
Uma tintura de folhas de avelã também ajuda a aliviar a inflamação da próstata. Para fazer isso, pegue 2 colheres de sopa de matéria-prima seca. eu. e moer com um moedor de café, despeje 500 ml de água fervente e deixe em infusão em local aquecido por 2 horas. Filtre e beba todos os dias 4 vezes antes das refeições. Para melhorar o sabor, acrescente mel e limão.
Para varizes, tromboflebite, úlceras tróficas
Resultado da compressão dos vasos pélvicos: dificuldade no escoamento do sangue para as extremidades inferiores, desenvolvimento de uma série de doenças. Os medicamentos à base de avelã comum ajudam a corrigir a situação:
- Tome 2 colheres de sopa. eu. massa seca de casca, folhas e despeje 1 litro de água fervente. Coloque a solução em banho-maria por 30 minutos e depois deixe esfriar. Filtre e beba 3 vezes ao dia, 1/3 xícara.
- Combine 250 ml de vodka com 3 colheres de sopa. eu. folhas secas de avelã, deixe por 10 dias. Coe e use 2 vezes ao dia, 35 gotas.
Para febre
Receita passo a passo:
- Ligando o fogo baixo, cozinhe por 15 minutos uma mistura de 1 litro de água fervente e 3 colheres de sopa. eu. casca de avelã seca. Esfrie, coe, acrescente um pouco de água fervida para que o volume seja de 1 litro. Beba 1/3 copo antes das refeições até que os sintomas desapareçam.
- Moa 200 g de miolo de fruta o mais fino possível e misture com 200 ml de água.Beba a mistura resultante 50 ml 3 vezes ao dia.
- Moa 1 colher de sopa. eu. casca em um moedor de café até ficar homogêneo, despeje 500 ml de água fervente e coloque em banho-maria por 15 minutos. Coe a mistura e dilua um pouco com água fervida. Beba 100 ml 4 vezes ao dia antes das refeições.
Para bronquite, pneumonia, pleurisia
Receitas tradicionais:
- Moa 50 g de avelãs com um moedor de café, misture com 200 ml de leite aquecido. Beba 100 ml três vezes ao dia 2 horas após as refeições.
- Combine um punhado de avelãs com água fervente e deixe por 12 horas. Moa a infusão no liquidificador e leve ao fogo baixo, deixando ferver. Esfrie e filtre o líquido resultante, adicione 5 colheres de sopa. eu. creme e 1 colher de sopa. eu. mel Misture bem, consuma 30 g 2 vezes ao dia antes das refeições durante cerca de 2 semanas.
Para helmintíase
Em caso de ascaridíase, tomar 1 colher de sopa durante 3 semanas. eu. óleo de avelã 4 vezes ao dia, 20 minutos antes das refeições.
Para diarréia
Despeje 200 ml de água fervente sobre 20 g de folhas secas de avelã, deixe por 2 horas e filtre. Beba 50 ml 4 vezes ao dia.
Para o tratamento da icterícia
Encha até a metade uma jarra de 1 litro com folhas secas de avelã e adicione vinho branco seco. Feche bem e coloque em local aquecido por 7 dias, agitando regularmente. Filtre e beba 50 ml 3 vezes ao dia durante 3 semanas.
Para queimaduras
Pegue 3-5 grãos de avelã, triture-os até virar pó e misture com a clara de um ovo. Aplicar nas áreas afetadas da pele e enxaguar suavemente após 20 minutos.
Para urolitíase, coloque folhas secas de avelã esmagadas até virar pó em uma garrafa térmica e despeje 500 ml de água fervente.Deixe agir por 8 horas e consuma 50 ml 4 vezes ao dia antes das refeições por no máximo um mês.
Para perda de força e anemia
Esprema o suco das partes vegetativas do arbusto e beba 2 colheres de sopa. l., misturando com ½ colher de chá. querida, com o estômago vazio 3 vezes ao dia durante 1 mês.
Contra-indicações de uso
A avelã é um produto bastante alergênico, portanto, antes de complementar sua dieta com ela e usá-la como tratamento, certifique-se de que não há alergia.
Restrições ao consumo de avelã:
- obesidade;
- diabetes grave;
- diátese;
- disfunção grave dos rins e do fígado;
- exacerbação de doenças gastrointestinais associadas à acidez elevada.
Deve ser tomado com cautela se você tiver hipertensão, neurodermatite, psoríase e outros problemas de pele. A ingestão diária do feto é de 30-50 g, exceder a dose especificada causará peso no estômago, dor de cabeça e, em caso de alimentação excessiva, erupções cutâneas e choque anafilático.
Recomenda-se que uma criança a partir dos três anos inclua avelã no cardápio, aumentando gradativamente a dose, começando com 2 frutas.
O uso de avelã em cosmetologia
O óleo de avelã é usado ativamente em cosmetologia. Pode ser visto em muitos medicamentos, hidratantes e preparações para fortalecer cabelos e unhas. O óleo de avelã é um excelente remédio para massagear todo o corpo e prevenir queimaduras solares enquanto relaxa na praia.
Dicas para coleta e armazenamento
Os frutos de avelã são colhidos no final de agosto - início de setembro. A maturação de uma noz é determinada pelo amarelecimento de sua embalagem. Você pode colher se os frutos começarem a cair ao sacudir o arbusto. Descasque as avelãs coletadas e coloque-as em uma camada em condições ambientes por 1-2 semanas.Verifique a disponibilidade para armazenamento a longo prazo pelo som de toque ao espalhar um punhado de nozes. Só então devem ser armazenados em sacos de tecido grosso ou papel que permitam a boa passagem do ar.
Há milhares de anos, as pessoas que consomem avelã todos os dias nem desconfiam dos benefícios que o produto traz ao organismo e como ele pode ser utilizado para seus próprios fins. Para extrair o máximo de propriedades medicinais, é necessário ler as informações fornecidas e utilizar o produto não só pelo seu sabor agradável, mas pelo seu poder curativo.