O arbusto luxuoso e único da variedade comum de avelã Contorta é um participante frequente no projeto paisagístico. Seus espetaculares brotos de escalada com cachos chiques curvados em diferentes direções conferem extraordinária beleza e charme ao jardim de inverno. Os ramos de formato incrível são frequentemente usados como recheio de buquês requintados.
- Descrição da avelã comum Contorta
- Os principais prós e contras da variedade
- As nuances do cultivo
- Quando e onde plantar?
- Preparação de material de plantio
- Especificações de pouso
- Dicas para cuidar da avelã
- Rega
- Fertilizantes
- Cobertura morta
- Preparando-se para o inverno
- Doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Coleta e armazenamento
Descrição da avelã comum Contorta
A avelã contorta não causará muitos problemas e preocupações aos jardineiros novatos. É um arbusto perene de formato único que chega a atingir 3,5 metros de altura. A aveleira cresce lenta e vagarosamente. Em regiões com ventos fortes e geadas, a altura da planta não ultrapassa 1,8 metros. Seu sistema radicular é superficial, com raízes altamente ramificadas.
A planta é dotada de folhas verde-escuras enrugadas e muitos amentilhos longos, cobertos de pólen amarelo no verão. Na primavera, a aveleira floresce tarde. Geralmente floresce antes de as folhas desabrocharem, em março ou abril. Os brotos, de formato único, dobram-se graciosamente e impressionam contra o fundo de árvores comuns.
O arbusto necessita de polinização cruzada e requer a participação de diversas plantas.
Para uma polinização confiável, vários arbustos de aveleira são plantados simultaneamente em uma área. Um excelente polinizador para esta variedade é a avelã selvagem.
A contorta pode assumir diferentes formas. Com a ajuda da poda formativa, este arbusto de extraordinária beleza pode ser facilmente ajustado e enquadrado claramente no desenho geral do terreno do jardim.
Os principais prós e contras da variedade
A principal vantagem do cultivo de avelã em uma área suburbana pode ser apreciada no inverno, quando a maioria das árvores fica sem folhagem e parece pouco atraente. Nesse período, a avelã Contorta adquire um encanto e uma beleza especiais.
O arbusto é cultivado principalmente para decorar o canteiro do jardim, embora com cuidado possa agradar aos veranistas com pequenas nozes de formato oblongo.
Em regiões com baixas temperaturas, observa-se o congelamento anual dos brotos anuais. Ao mesmo tempo, o crescimento da avelã diminui significativamente.Porém, a ramificação aumenta e os brotos do arbusto adquirem formas únicas.
As nuances do cultivo
A variedade é muito sensível à luz, umidade do solo e temperaturas negativas. Para um desenvolvimento oportuno e frutificação intensiva, requer atenção cuidadosa ao longo da vida.
Quando e onde plantar?
O arbusto tem uma sensação óptima e desenvolve-se com segurança em prados ensolarados ou à sombra parcial, protegido dos ventos fortes por uma cerca ou árvores. Em áreas abertas, existe uma grande probabilidade de congelamento anual de brotos frágeis e crescimento lento de arbustos. Ao cultivar esta variedade à sombra, observam-se problemas de frutificação. Um lugar tranquilo e sem vento permitirá que você cultive uma árvore saudável - o verdadeiro orgulho de um jardineiro.
A avelã contorta necessita de solos férteis e adubados com húmus. Solos arenosos e argilosos com acidez neutra são ideais para o seu cultivo. Não tolera zonas húmidas e águas subterrâneas baixas. A exposição prolongada às águas de nascente no sistema radicular causa sua decomposição e, muitas vezes, a morte da árvore.
Preparação de material de plantio
A muda necessita de preparo preliminar para o plantio. Suas raízes são colocadas em uma mistura úmida de argila, cinza e “Kornevin” por pelo menos meia hora. Se a muda ficou muito tempo ao ar livre e suas raízes tiveram tempo de secar - por um dia.
Comprar uma muda sã com bola de terra não requer preparo prévio e garante alta taxa de sobrevivência.
Especificações de pouso
O arbusto é melhor plantado em terreno aberto no início da primavera. No início das primeiras geadas, ele ficará mais forte, ganhará força e desenvolverá um sistema radicular forte.Para o desenvolvimento normal de uma copa larga é necessário muito espaço livre, por isso as mudas são plantadas a uma distância de três metros uma da outra.
A cova de plantio da muda é preparada com antecedência. Ao plantar na primavera - a partir do outono. O solo é completamente fertilizado com húmus e cinzas e é adicionada vermiculita. Dependendo das características do solo, sua acidez é ajustada. Para o desenvolvimento radicular oportuno, a muda requer um buraco de 30 cm de profundidade e 60 cm de diâmetro.
Na compra de avelã em vasilhame, a muda é retirada com cuidado e colocada na cova de plantio sem destruir o caroço de terra. Ao plantar uma muda comum, o buraco é parcialmente preenchido com terra, formando um monte de terra. O sistema radicular está distribuído uniformemente sobre ele e coberto com terra. O colo da raiz não é enterrado, deixando-o a uma altura de cerca de três centímetros acima do solo. A muda é bem regada com água com adição de “Kornevin”.
Dicas para cuidar da avelã
A avelã Contorta é fácil de cuidar, mas o jardineiro terá que trabalhar muito para conseguir frutos.
Rega
Hazel é uma planta que adora umidade e requer rega periódica. Após o plantio, é necessário monitorar cuidadosamente o solo e evitar que resseque. A rega de março a setembro é especialmente importante no cultivo de arbustos em áreas elevadas, arenitos e durante períodos de seca prolongada.
Depois de aplicar a porção de fertilizantes de outono, a aveleira precisa de uma rega final e abundante. Isso acelera a absorção dos microelementos introduzidos, a planta fica saturada de umidade antes de um longo inverno gelado.
Fertilizantes
No preparo do solo para o plantio no outono, ele é fertilizado com húmus, acrescenta-se superfosfato e sal de potássio. Para produzir frutos maduros, a avelã é alimentada com uréia todos os anos em junho. No final do verão, são usados fertilizantes complexos.
Cobertura morta
Jardineiros experientes praticam cobertura morta ao redor do tronco ao cultivar aveleiras e outras árvores de jardim. A cobertura morta executa simultaneamente várias tarefas:
- retém a umidade do solo;
- satura-o com oxigênio;
- protege o sistema raiz do congelamento;
- evita a lavagem das camadas superiores do solo durante as cheias da primavera;
- Quando decomposto, enriquece o solo com nutrientes.
Serragem, grama seca, folhas, húmus, palha e turfa são usados como cobertura morta.
Preparando-se para o inverno
Para proteger contra geadas prolongadas e ressecamento da casca no outono, a aveleira jovem é isolada com material de cobertura. Permite perfeitamente a passagem de ar fresco, evita que a casca resseque perto do colo da raiz e protege o arbusto do congelamento.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a diversas doenças. No entanto, algumas pragas gostam muito deste arbusto original. Na maioria das vezes ele é atacado por:
- pulgão;
- gorgulho da noz;
- cochonilha;
- lagartas da mariposa bolota.
A pulverização na primavera com inseticidas sistêmicos ajudará a prevenir o aparecimento de pragas e a manter a produtividade em alto nível.
A avelã Contorta é suscetível a doenças comuns como:
- oídio;
- moniliose;
- mancha marrom nas folhas.
Uma série de medidas preventivas ajudarão a prevenir as doenças acima:
- Remoção oportuna de folhas caídas.
- Afrouxar periodicamente o solo ou aplicar cobertura morta.
- Caiação outonal do tronco.
- Poda sanitária de ramos danificados e congelados seguida de tratamento com verniz de jardim.
- Pulverização de arbustos no outono e na primavera com mistura bordalesa.
A implementação rigorosa de todas as medidas permite cultivar uma árvore saudável e garantir a sua frutificação.
Métodos de reprodução
A avelã contorta é mais frequentemente propagada vegetativamente: por estacas, enxertia ou estratificação. A reprodução por sementes nem sempre garante a transmissão das características parentais.
Para a enxertia serão necessárias estacas preparadas no outono. São armazenados a baixas temperaturas em local seco. Com o início dos primeiros dias quentes, as estacas são enxertadas da maneira que lhe for mais conveniente, a ferida aberta é cuidadosamente tratada com verniz de jardim e o enxerto é embrulhado em filme.
Para propagar a avelã por camadas, os rebentos inferiores do arbusto são dobrados e cobertos com terra. Assim que o broto cria raízes e cria raízes, a planta é separada e transplantada para um local permanente.
Um arbusto crescido pode ser facilmente propagado dividindo-se o arbusto. Para isso, a avelã é cuidadosamente desenterrada e dividida em várias partes. Cada novo arbusto deve ter raízes fortes com pelo menos 20 centímetros de comprimento. A área cortada é polvilhada com carvão. Os arbustos recém-formados são plantados em local permanente.
A variedade também pode ser propagada com nozes recém-colhidas. No outono é enterrado em solo previamente preparado e fertilizado. Com a chegada da primavera, a noz vai brotar e crescer. Porém, com essa propagação, nota-se um início tardio da frutificação: os frutos não podem ser obtidos antes de 8 a 10 anos.
Coleta e armazenamento
Fazer com que as nozes amadureçam na avelã Contorte costuma ser problemático, mesmo para jardineiros experientes. Isto se deve à sensibilidade da variedade às circunstâncias externas. Os frutos maduros amadurecem de forma irregular. A colheita estende-se frequentemente de Setembro até ao final de Outubro.
As nozes coletadas são armazenadas a uma temperatura não superior a 10 ° C em uma sala seca com umidade não superior a 12–14%. O cumprimento das condições de armazenamento permite preservar a colheita por vários anos.
A invulgarmente bela avelã Contorta com copa extensa não deixará nenhum jardineiro indiferente. A despretensão com a temperatura, o solo e as condições climáticas aumenta o interesse e a prevalência deste arbusto incrivelmente belo em chalés de verão na maioria das regiões.