Um dos tipos de avelãs úteis para os humanos, as avelãs, estão espalhadas por todo o sul da Rússia. Ali as condições são mais favoráveis ao crescimento e desenvolvimento da cultura. Mas vale a pena prestar atenção ao fato de que o cultivo de avelãs na Rússia central e o cuidado delas têm um enorme potencial. Portanto, os jardineiros que possuem terrenos nesta parte do país podem experimentar com segurança o cultivo de uma espécie cultivada de avelã.
- É possível cultivar avelãs na Rússia central?
- As melhores variedades para uma determinada região
- Requisitos básicos para cultivo
- Escolha de horário e local
- Preparação de material de plantio
- Pousar
- Sementes
- Método vegetativo
- Cuidados adicionais com a colheita
- Como regar
- Fertilizante
- Como cuidar durante a floração
- Aparar
- Avelã de inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Reprodução
- Curvas
- Filhos
- Vacinação
- Dividindo o mato
- Colheita e armazenamento
- Formas decorativas de avelã
É possível cultivar avelãs na Rússia central?
A seleção de avelãs nas difíceis condições climáticas da zona média começou na década de 30 do século XX. Atualmente, foi criado um grande número de híbridos de avelãs que florescem juntos e produzem ricas colheitas de nozes.
Como as novas variedades são baseadas no cruzamento com avelãs comuns, as avelãs na Rússia central são capazes de:
- tolera baixas temperaturas de inverno e geadas de primavera;
- dê nozes com grãos com alto teor de óleo;
- delicie-se com altos rendimentos;
- torne-se uma decoração do jardim graças às suas formas decorativas.
É claro que as avelãs não são tão grandes como no sul, mas têm um alto valor nutricional.
As melhores variedades para uma determinada região
Os jardineiros da Rússia central precisam escolher apenas variedades de avelãs resistentes à geada, entre as quais estão:
- Tambov cedo. Uma espécie de avelã com folhas verdes é cultivada há muito tempo. Frutifica do início a meados de agosto. Os frutos oblongos são de tamanho médio e possuem uma fina casca dourada. O teor de óleo nos grãos é alto - até 73%. O rendimento de uma árvore é de 6 quilos.
- Tambov atrasado. A variedade avelã é usada como polinizador. A árvore frutifica com nozes de tamanho médio, formato oblongo-cônico e casca fina. Os grãos são macios, transparentes e saborosos.
- Rubi de Moscou. O híbrido pertence à espécie de avelã com folhas vermelhas. Os arbustos de avelã são vigorosos e produtivos. Um cacho de frutas contém de 7 a 8 nozes.
- Acadêmico Yablokov. Uma das variedades de elite com brotos e folhas vermelhas. As nozes são grandes, pesando até 2,5-3,4 gramas, sem vantagens.Todos os anos, são obtidos 10 quilos de nozes de um arbusto, que são colhidos em setembro-outubro. Para cultivar um híbrido, você precisa de um polinizador, adequado para as variedades Tambovsky tardia e precoce, Pervenets.
- Primogênito. A variedade tolera bem o inverno e as geadas. Com um período de floração prolongado, o híbrido apresenta alta vitalidade. Para variedades de folhas vermelhas, este é um dos melhores polinizadores.
Dependendo da finalidade do cultivo, vale a pena escolher híbridos de avelã que produzam alto rendimento de nozes ou arbustos decorativos.
Requisitos básicos para cultivo
Para cultivar uma noz em sua casa de verão, você deve prestar atenção a:
- escolha o local certo para a árvore;
- plante diversas variedades diferentes nas proximidades para polinização;
- proteger a aveleira de pragas e doenças.
As medidas agrotécnicas devem ser executadas com competência e em tempo hábil, para que o cultivo de avelãs tenha sucesso na Rússia central.
Escolha de horário e local
Para regiões com invernos precoces e frios, o ideal é plantar nogueiras na primavera. O plantio é feito em abril, antes do início do fluxo de seiva.
A área para avelã deve ser preparada com antecedência. São necessários solos férteis e bem irrigados. Mas as zonas húmidas com águas próximas não podem ser utilizadas.
Os arbustos crescem melhor em áreas bem iluminadas. É necessário proteger as plantações das correntes de ar e dos ventos frios. As árvores crescem bem perto da parede.
Preparação de material de plantio
O arbusto criará raízes melhor se a muda for:
- sem folhas;
- com 3-5 brotos desenvolvidos;
- possuem sistema radicular desenvolvido com raízes de meio metro de comprimento;
- com espessura de tronco de 1-1,5 centímetros.
Não se esqueça de preparar e plantar 2 a 3 variedades diferentes de avelãs nas proximidades.
Pousar
Você pode plantar avelãs por meio de sementes ou com mudas prontas. O primeiro método é mais frequentemente necessário para trabalhos de criação. Ao utilizar sementes, é mais difícil preservar as características varietais de uma cultura. E a aveleira começa a dar frutos mais tarde se for plantada com sementes.
Sementes
Apenas nozes maduras são selecionadas para plantio no jardim. Eles devem estar intactos e sem cheiro de mofo. Primeiro, as nozes são mantidas em água por 5 dias. Solo nutritivo é colocado nas caixas e nozes são colocadas lá. Devem passar por um procedimento de estratificação a uma temperatura de 2 a 6 graus Celsius. Vale a pena começar a preparar as sementes em maio, pois levará de 2 a 3 meses.
Então as nozes germinadas estão prontas para criar raízes em um local permanente no jardim.
Método vegetativo
É mais prático e fácil plantar mudas de avelã. Um mês antes do plantio, prepare uma cova de 60 centímetros de largura e comprimento. Uma camada de uma mistura de turfa ou húmus com solo e superfosfato é colocada nele. Faça um monte de terra de jardim por cima. Coloque a nogueira no meio e endireite as raízes. É melhor colocar as raízes da avelã num puré de argila e apará-las ligeiramente.
Cubra as raízes com terra nutritiva, sacudindo levemente a árvore para que a terra fique bem distribuída entre as raízes. Uma estaca é colocada próxima para amarrar a avelã. Ao final do procedimento, regue as nogueiras abundantemente plantadas.
Para os agricultores, o plantio de avelãs em ninhos é adequado. Com este método, 5-6 arbustos são plantados em círculo de acordo com um padrão de 6 x 6 metros. Todos os ramos da raiz são removidos antes do plantio. Assim, a avelã crescerá em 1 tronco.
As raízes não devem ser profundamente enterradas durante o plantio.
Cuidados adicionais com a colheita
Para que uma cultura cresça e se desenvolva rapidamente, ela deve ser bem cuidada.A rega, fertilização e poda oportunas permitirão que a árvore ganhe força e delicie-se com uma rica colheita de avelãs.
Como regar
Ao formar uma aveleira, é necessário regar abundantemente a plantação. Assim, uma semana após o plantio, as árvores jovens são regadas. Depois, durante a temporada, a umedecimento é realizada quando o solo acima começa a secar.
A cobertura morta é usada para reter a umidade. Uma camada de serragem ou agulhas de pinheiro é colocada em volta para que não entrem em contato com o tronco da avelã.
Fertilizante
Soluções nutritivas orgânicas e minerais são usadas para alimentar as aveleiras. Após o plantio, o melhor é regar com uma solução de chorume diluída na proporção de 1:20.
Todos os anos eles começam a aplicar fertilizantes no solo após 3 anos do plantio. Antes disso, a avelã se alimenta do que está no solo. Na primavera, os fertilizantes nitrogenados são aplicados a cada 2 anos.
Como cuidar durante a floração
As avelãs começam a florescer e a frutificar 4-6 anos após o plantio. Mas se forem plantadas árvores com três anos de idade, o período de espera pelas nozes será reduzido.
Para dar frutos durante a estação de crescimento, a noz requer:
- fertilizar com potássio e fósforo;
- introdução de húmus nos círculos do tronco das árvores junto com nitrophoska;
- rega moderada;
- parando o afrouxamento do solo por enquanto.
Para melhor colocação das nozes é necessária poda. É realizada na primavera, rejuvenescendo a árvore, e no outono.
Aparar
Para obter uma colheita abundante deve-se iniciar a poda, que é realizada em tempo hábil. O excesso de brotos deve ser removido constantemente, caso contrário as avelãs crescerão e frutificarão mal. Na primavera, restam brotos jovens viáveis, encurtando-os em um terço. Durante o período de frutificação, a nogueira necessita constantemente de renovação.
No outono, podam-se rebentos velhos, ramos secos e doentes. É necessário desbastar o meio do arbusto.
Avelã de inverno
Apesar da robustez invernal das variedades da Rússia central, elas exigem cobertura com material não tecido durante os primeiros 3 anos de vida. As plantações devem ser protegidas de fortes nevascas no inverno, dobrando os galhos no chão e fixando-os com alfinetes. De cima, as árvores jovens são cobertas por ramos de abeto de árvores coníferas. As avelãs toleram bem o inverno se forem regadas abundantemente e alimentadas com cinzas de madeira em outubro.
Proteção contra doenças e pragas
Uma das doenças comuns da avelã é o oídio. As árvores raramente são danificadas pela mancha marrom. O tratamento das plantações com solução de oxicloreto de cobre a 0,3% e calda bordalesa a 1% auxilia no combate às infecções. O oídio é combatido eficazmente com preparações que contêm enxofre.
Entre as pragas que atormentam uma plantação de avelãs estão o gorgulho da noz, o besouro das folhas e o besouro da avelã.. Eles são expulsos e destruídos por pulverização com Decis. Uma solução de “Karbofos” e “Fozalon” ajuda contra pulgões avelã. Ocasionalmente, você pode notar finas teias de aranha enredadas na folhagem de aveleira. Este é um ácaro que parasita avelãs. Você pode combatê-lo com preparações de enxofre e uma solução de cloroetanol.
Reprodução
Existem várias maneiras de criar avelãs. A reprodução é mais bem sucedida pelo método vegetativo, embora o método de sementes também seja utilizado.
Curvas
Este método de propagação é simples, pois não há necessidade de separar os brotos da mata-mãe. Perto da avelã é necessário cavar uma trincheira com meio metro de comprimento e 15 centímetros de profundidade. Os ramos laterais são colocados em ranhuras fixadas ao solo. A parte superior do broto é retirada e amarrada em estacas. Resta apenas preencher as trincheiras com terra. Após rega abundante, o solo ficará compactado e os galhos poderão formar raízes.
Para conseguir vários ramos, e não apenas um, no outono ou na primavera deve-se dobrar os brotos anuais no chão e deixá-los sem cobri-los. Raízes surgirão dos botões, dos quais os brotos dispararão para cima. Quando atingem 10 centímetros, estão amontoados. À medida que crescem, o procedimento é realizado mais duas vezes. Em seguida, o broto horizontal é totalmente desenterrado, cortando-o em pedaços. Cada um deve ter um broto vertical.
Filhos
No 2-3 ano após o plantio, as avelãs formam brotos a partir do rizoma. É utilizado para propagação de avelã varietal. Os ramos laterais são liberados do solo e separados da mata-mãe com machado ou tesoura de poda. É necessário que cada filhote tenha uma raiz forte e saudável com botões.
Vacinação
O método difícil é usado por jardineiros experientes. Mudas de avelã atuam como porta-enxerto para avelãs. Na maioria das vezes eles usam folhas comuns ou múltiplas. As nozes ou seus híbridos com avelãs também são adequados para enxertia.
Dividindo o mato
O método simples pode ser usado até mesmo por produtores de nozes novatos. A avelã é desenterrada e dividida em várias partes. Cada um deles deve ter um toco de 15 a 20 centímetros de altura. Preste atenção ao desenvolvimento do sistema raiz.
Colheita e armazenamento
As avelãs são colhidas depois que as nozes amadurecem. Eles são colocados sob uma cobertura para secar e fermentar. As camadas devem ser viradas sistematicamente para que não apodreçam ou se deteriorem. As nozes podem ser armazenadas por muito tempo se colocadas em uma sala com temperatura de 0 a 2 graus Celsius e umidade de 70%.
Formas decorativas de avelã
Avelã decorativa pode ser usada para decorar a paisagem. Entre as variedades para esse fim estão:
- avelã roxa com folhas flamejantes;
- folhas de samambaia com folhas esculpidas, como folhas de carvalho;
- variedades variegadas com bordas ou manchas amarelas e brancas na superfície verde da folha;
- Variedade vermelha Ivanteevskaya com excelente robustez invernal;
- híbrido Roxo F-86.
Essas formas de avelãs não trazem colheitas abundantes, mas vão decorar o local durante todo o verão até o outono. São utilizados para criar sebes ou sozinhos no relvado.