Ao cultivar avelã nos Urais, não há problemas de frutificação. Existem variedades adequadas para climas adversos. Conhecendo as peculiaridades do desenvolvimento das culturas e do clima, eles não permitem o congelamento dos botões florais. Os apicultores plantam arbustos de mel perto dos apiários para obter mel precoce.
- Informações gerais sobre a planta
- Variedades adequadas para os Urais
- Peculiaridades do cultivo de avelã nesta região
- Seleção do local
- Hora de embarque
- Esquema de desembarque
- Preparação do solo
- Processo de plantio
- Dicas de cuidados
- Regras de rega
- Aplicação de fertilizante
- Aparar
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas
- Métodos de reprodução
Informações gerais sobre a planta
A avelã é um arbusto, raramente uma árvore, com copa ovóide compacta. Os rebentos são cobertos por uma casca cinzenta, castanho-acinzentada (6-15 troncos).As folhas são vigorosas, pontiagudas e arredondadas, com 6 a 12 cm de tamanho e a parte inferior das placas apresenta pubescência. O tipo de raízes é fibroso, superficial.
Hazel é uma planta dióica. Nele se formam inflorescências masculinas e femininas. Os primeiros parecem um brinco comprido (10 cm), os segundos parecem um botão e localizam-se nas pontas dos brotos anuais. As flores desabrocham cedo. Já em abril, os brincos começam a acumular poeira.
Quando as condições climáticas são favoráveis, ocorre a polinização. Formam-se nozes de formato esférico ou oval e de cor marrom ou chocolate escuro. Nas condições dos Urais, uma aveleira cresce e dá frutos há cerca de 70 anos. Atinge uma altura de 3-4 m.
Para uma melhor polinização no jardim, recomenda-se o plantio de diversas variedades (4-6). Variedades de avelã cujos amentilhos machos florescem por muito tempo são consideradas bons polinizadores. Uma muda cultivada a partir de uma semente começa a frutificar no 6º ao 8º ano, as obtidas por propagação vegetativa produzem a primeira colheita no 3º ao 4º ano.
Variedades adequadas para os Urais
A avelã é uma cultura resistente ao frio, mas as variedades do sul não dão frutos nos Urais. Devido ao curto verão, apenas variedades de maturação precoce e resistentes à geada são cultivadas lá:
- Tambov cedo;
- Smolin;
- Rubi de Moscou;
- Catarina;
- Tambov atrasado;
- Açúcar;
- Memória de Yablokov;
- Pushkinski;
- Vermelho Ivanteevsky.
Peculiaridades do cultivo de avelã nesta região
É difícil conseguir a frutificação anual da aveleira comum nos Urais. Depende das condições meteorológicas. Os botões florais estão ameaçados pelo retorno das geadas. As inflorescências masculinas congelam ligeiramente em invernos com pouca neve.
Seleção do local
A avelã plantada à corrente de ar não dará frutos. O local de plantio é escolhido levando-se em consideração a rosa dos ventos.A muda deve ser protegida dos ventos norte e noroeste. À sombra de árvores e edifícios cresce mal e não dá frutos, tolera sombra parcial clara.
Hazel não gosta de solo pantanoso e seco. Não cresce bem se o nível do lençol freático for alto. As variedades varietais desenvolvem-se melhor em solos húmus-carbonatados. Nas condições dos Urais, recomenda-se o cultivo de avelã nas encostas leste e nordeste.
Hora de embarque
Nos Urais, as mudas de avelã são plantadas na primavera, antes que os botões se abram. No outono, o local está preparado para o plantio. Eles cavam buracos para plantar. Assim que o solo descongela, as mudas são plantadas. Após o derretimento da neve, o solo contém muita umidade, o que promove o enraizamento.
Esquema de desembarque
A copa do arbusto é compacta, mas na planta adulta ocupa uma grande área. Isso é levado em consideração no momento do pouso. As covas de plantio são cavadas de acordo com os seguintes esquemas:
- 6x6m;
- 6x5m;
- 6x4m;
- 5x4m.
Com plantio mais adensado, a área de alimentação e o nível de iluminação são insuficientes para o normal desenvolvimento e frutificação da aveleira.
Preparação do solo
Ao escolher um local de plantio na horta, a cultura antecessora não desempenha um papel. Em encostas com ângulo de inclinação superior a 10°, formam-se terraços. Eles cavam buracos medindo 1 x 1,5 m, em áreas planas - 0,5 x 0,5 m.
A cal é adicionada ao solo ácido no outono (500 g/m²). Para melhor aeração, adiciona-se húmus e areia. Recomenda-se adicionar solo retirado de arbustos de avelãs selvagens nas covas de plantio. Contém um cogumelo simbionte. Protege o arbusto de doenças e promove a rápida absorção de nutrientes.
Processo de plantio
Mudas em recipientes criam raízes sem problemas. Eles custam mais. Na compra de avelã com sistema radicular aberto, sua qualidade é verificada. Preste atenção ao estado das raízes.Eles devem estar frescos, intactos e fibrosos. Mudas de 1 a 1,5 m de altura são adequadas para o plantio.
Antes do plantio, a avelã é colocada em água por 2 a 3 horas. Para preencher o buraco, prepare um substrato fértil:
- solo de jardim retirado da camada superior;
- superfosfato - 150 g;
- húmus (composto) - 2-3 baldes;
- sal de potássio - 50 g.
A mistura é despejada em forma de lâmina no centro da cova de plantio. Sobre ela é colocada uma muda de avelã, as raízes são cobertas com terra. O colo da raiz não está enterrado. Os rebentos são encurtados em 5-6 botões. 3-4 baldes de água são despejados no buraco. O solo é coberto com húmus.
Dicas de cuidados
Hazel é fácil de cultivar e o cuidado é padrão. Nas condições dos Urais surgem dificuldades devido ao clima. Os amentilhos machos costumam congelar no inverno, o que afeta a polinização e o rendimento. Os jardineiros aprenderam a resistir aos elementos e a curvar a avelã para o inverno.
Regras de rega
A regularidade da rega afeta a qualidade das nozes. Com falta de umidade, o rendimento diminui 1,5-2 vezes. Nem todas as nozes formam grãos. Durante o verão, a rega é feita de acordo com o clima. 4-5 baldes são colocados no arbusto. Esquema de rega obrigatório:
- após a floração (final de abril);
- Maio - 1 vez;
- Junho - 1 vez;
- Julho - 2 vezes;
- carregamento de umidade (final do outono).
Aplicação de fertilizante
Os fertilizantes aplicados durante o plantio têm efeito prolongado. A nutrição mineral é suficiente para os primeiros 2 anos. A partir do 3º ano, a avelã é alimentada:
- na primavera adiciona-se nitroammophoska conforme a norma;
- após o aparecimento dos ovários, alimente com uréia;
- No outono, húmus misturado com cinzas é colocado sob o arbusto.
De maio a julho, os arbustos são borrifados com solução de uréia. Mantenha um intervalo de 2 semanas entre os tratamentos.
Aparar
Até os 5 anos de idade, realizam anualmente podas sanitárias e formativas.A partir dos 20 anos, os arbustos rejuvenescem. No início da primavera, os galhos congelados e danificados são cortados. Para formar uma coroa adequada, composta por 8 a 10 troncos fortes, brotos fracos e extras são cortados anualmente. Arbustos com copa densa não dão frutos.
Abrigo para o inverno
Nos Urais, a avelã é cultivada nas formas stlance e semi-estlate. No inverno, os galhos são dobrados ao solo, uma carga é amarrada a eles ou presos a suportes. Os arbustos jovens são amarrados com material de cobertura.
Antes do início da geada, é realizada irrigação com umidade. Alimente com fertilizantes de fósforo e potássio. O solo ao redor dos arbustos é coberto com húmus. No inverno, eles jogam neve nos arbustos. Os brincos não congelam sob a neve.
Doenças e pragas
Em anos desfavoráveis, a avelã sofre de doenças fúngicas. Os arbustos são afetados por manchas marrons e oídio. Os surtos são provocados por chuvas prolongadas, oscilações bruscas nas temperaturas diárias e uma copa espessa. Para fins de prevenção, na primavera e no outono, a avelã é pulverizada com uma solução de enxofre coloidal e sulfato de cobre. Medicamentos eficazes:
- "Skor";
- "Tiovit Jato";
- “Raek.”
No inverno, os arbustos cobertos de neve sofrem com os ratos. As pragas roem troncos e brotos. Os jardineiros colocam iscas envenenadas sob cada arbusto. Na primavera e no verão, os insetos sugadores parasitam as folhas:
- colônias de pulgões;
- mosquito da bílis;
- cochonilhas;
- gorgulho da noz e besouro longhorn.
Antes do aparecimento das folhas, os arbustos são tratados com Kemifos e Fufanon. No verão, são usados inseticidas:
- "Inta Vir";
- "Aktellik";
- "Fagulha".
Métodos de reprodução
A avelã pode ser propagada dividindo o arbusto, estratificação, rebentos de raiz, enxerto ou sementes. Com métodos vegetativos, todas as características varietais são preservadas. A propagação de sementes não garante isso.Delenki são obtidos de um arbusto adulto. É desenterrado, os galhos são aparados até 20 cm de altura e divididos em partes. Para cada divisão sobra uma parte da raiz e um toco.
Na propagação por estratificação, são selecionados os rebentos jovens que crescem na parte central da copa. Na primavera, eles são dobrados ao chão, presos com alfinetes e cobertos com terra. No outono, as raízes se formam na área do grampo. O bebê é separado da planta-mãe na primavera seguinte, transplantado para um local permanente e coberto no inverno.
Os brotos das raízes se formam em arbustos de avelã após 2-3 anos de vida. Para reprodução, são utilizados filhotes de 2 ou 3 anos. Eles são separados da raiz, transplantados para uma escola, onde são cultivados até serem transplantados para um local definitivo. Quando propagada por enxertia, a avelã é utilizada como porta-enxerto.
Cultivar avelã nos Urais não é difícil. É difícil fazer com que dê frutos todos os anos. Mesmo os jardineiros experientes nem sempre conseguem. É necessário realizar um conjunto de medidas para proteger os botões florais do congelamento e, se necessário, realizar a polinização artificial.