A frutificação das árvores do jardim depende dos seus cuidados. Inclui a formação da copa por poda. Você precisa saber quando e como podar a avelã corretamente, no outono ou na primavera, para colher seus frutos regularmente e em tempo hábil. O procedimento começa determinando o objetivo da operação. Afinal, além da vontade de deixar a árvore bem cuidada, com a poda você pode aumentar o rendimento das nozes e aumentar a vida útil da árvore.
Quando podar
A regularidade da poda e da formação das copas desempenha um papel importante no cuidado das avelãs e avelãs. Mas aqui precisamos decidir o momento do procedimento. A operação é realizada imediatamente após o plantio da aveleira.Portanto, a primeira operação está agendada para este período. Se for escolhida a primavera para o plantio, eles começam a encurtar o broto após o plantio no outono.
Mas a melhor época para plantar avelã será o outono. As mudas são plantadas 3-4 semanas antes da primeira geada. Em seguida, a primeira poda da muda jovem é realizada no início da primavera. Nos anos seguintes, o arbusto ganha forma e rejuvenesce depois de perder as folhas.
É necessário estudar o esquema de cada tipo de poda para que traga benefícios à planta e não prejudique.
Poda pós-plantio
Uma muda de avelã bem enraizada desperta mais cedo do que outras culturas. No primeiro ano de vida estão sujeitos a remoção:
- ventosas basais;
- brotos laterais;
- ramos nos quais os botões estão localizados dentro da copa.
Se não podar após o plantio, a aveleira crescerá mais lentamente e dará frutos mais tarde. A operação de retirada dos brotos é necessária para equilibrar a parte aérea da aveleira e o sistema radicular. Após a poda, a planta direciona sua energia para o crescimento e desenvolvimento das raízes e seu fortalecimento. Quanto menor o sistema radicular, mais avelã precisa ser aparada. As raízes cultivadas melhoram a nutrição da árvore, aumentando o rendimento da colheita.
A muda jovem deve ser tratada após o procedimento. Seções - com solução de permanganato de potássio, verniz de jardim.
Poda nos primeiros 4-6 anos
Aos 4-5 anos de vida, a noz começa a dar frutos. Nessa altura, é necessário completar a formação da avelã e da coroa da avelã. Para aveleiras, é escolhido um tipo padrão de formação de árvore. Esta árvore é mais fácil de cuidar. A compactação da copa permite colocar várias plantas em uma pequena área. A peculiaridade da poda é que os galhos receberão bastante luz e ar.
Eles começam a podar a aveleira depois que as folhas caem.Os condutores devem ser encurtados em 50%. É assim que se obtém um formato esférico, mantendo a altura da árvore em 3 metros. Os rebentos que crescem lateralmente devem ser encurtados, deixando 3 botões.
Durante o período de frutificação, o verão é usado para remover brotos laterais poderosos. Eles são simplesmente quebrados e removidos quando secos. Após esse trabalho, os botões amadurecerão mais rápido.
A avelã fica em forma de arbusto se for cultivada para sebe ou outra decoração do local. Deixando até 12 brotos na aveleira, formam um arbusto exuberante. Mas haverá menos frutas e seu sabor será diferente das nozes comuns.
Poda formativa anual
O padrão de formação das guarnições é diferente dependendo do tipo de coroa que eles desejam ver na avelã e na avelã:
- Os arbustos de barco são obtidos removendo os galhos que crescem dentro da copa. Resta 1/3 nos brotos centrais, o resto é cortado. Os galhos são desviados lateralmente, amarrados em estacas. Você pode conectar amarrando 2 a 3 árvores próximas.
- Uma interessante avelã em forma de vaso. Os ramos entrelaçados que crescem para dentro devem ser cortados e os principais encurtados em 1 botão. Os rebentos laterais poderosos devem ser ligeiramente inclinados para os lados.
- A forma esférica é mais adequada para uma árvore. É criado deixando os rebentos principais a uma altura de 3-4 metros e encurtando os rebentos laterais.
- As espécies arbustivas são desbastadas, deixando um certo número de ramos que engrossam a aveleira. Basta deixar de 6 a 8 troncos, e mais - até 12, deixados em áreas quentes. Quanto mais ramos, menor será o rendimento.
Antes de iniciar a operação de retirada e encurtamento de galhos, prepare um instrumento pontiagudo, cujas lâminas sejam tratadas com soluções desinfetantes. Corte os brotos acima do botão que cresce para fora.
Para aumentar o rendimento das nozes, metade de cada broto lateral é removida no outono. Ramos fortes são selecionados dos brotos que aparecem na primavera e o restante é cortado. A operação terá sucesso se for realizada antes do florescimento das avelãs e avelãs.
Para iluminar a copa, os brotos dentro dela são desbastados a cada ano. Assim a madeira ficará melhor iluminada e o ar circulará livremente. E avelã com coroa iluminada ficará melhor.
Poda antienvelhecimento
A avelã comum vive muito tempo. Mas uma árvore velha não produz muitos frutos, por isso é necessário rejuvenescer a aveleira. De um arbusto de 15 a 20 anos, você precisa remover de 1 a 2 galhos todos os anos, substituindo-os por caules jovens e poderosos.
No outono, pode-se retirar todos os brotos velhos, deixando os brotos jovens a partir dos quais se forma uma nova planta. O processo será mais rápido se você secar todos os anos, quebrando as pontas dos brotos fortes em 3 a 5 centímetros. E no outono, as pontas secas são cortadas, retirando 2 a 3 botões de um galho saudável.
A copa é rejuvenescida por procedimentos sanitários, removendo brotos danificados e fracos. Hazel não precisa de galhos dentro do arbusto que cresçam incorretamente, perpendiculares aos demais caules. Não tenha medo de cortá-los.
Mas você não pode cortar tudo. Quem cultiva avelã pelos seus frutos deve deixar ramos com botões femininos, que se encontram principalmente nas pontas dos ramos. É melhor realizar a cirurgia em ramos fracos e danificados.
Se os cuidados forem realizados regularmente, os arbustos de aveleira tornar-se-ão uma verdadeira decoração do jardim. E variedades de avelã corretamente selecionadas irão deliciá-lo com alta produção de frutas.
Após a operação, a planta necessita de cuidados adequados. O solo ao redor é coberto com húmus até uma altura de 7 a 8 centímetros após a rega. Assim a aveleira hibernará melhor.