Embora a ameixa cereja prefira crescer nas regiões do sul, as árvores podem ser encontradas cada vez mais em regiões com clima frio. E para que a árvore dê frutos abundantes todos os anos, ela precisa de cuidados. Um dos procedimentos importantes é podar e modelar a copa da ameixa cereja.
- Finalidade e necessidade do trabalho formativo
- O que você precisará para o procedimento
- Tempo recomendado para poda
- Primavera
- Verão
- Outono
- Tipos de poda de árvores
- Regras para poda
- Encurtando galhos e brotos de ameixa cereja
- Desbaste de galhos de ameixa cereja
- Regras para cortar galhos de caule
- Nuances da formação de variedades individuais
- Semelhante a uma árvore
- Tipo Bush
- Híbrido
- Colunar
- Cuidados com a árvore após a poda
Finalidade e necessidade do trabalho formativo
A poda da cerejeira divide-se em quatro tipos dependendo da finalidade da sua execução. Em qualquer caso, o procedimento deve ser realizado regularmente para que a árvore cresça sã e dê uma boa colheita. Variedades de poda de ameixa cereja:
- Formativo - visando formar a coroa. É realizado com menos frequência. A poda formativa é realizada no segundo ano após o plantio da muda em campo aberto.
- Sanitário - realizado principalmente no outono. Na poda higiênica de uma árvore, todos os galhos doentes e danificados são cortados.
- Rejuvenescedor - realizado em árvores velhas se o rendimento começar a diminuir. Promove o aparecimento de novos brotos na árvore.
- Desbaste - corte parte dos brotos se a copa ficar muito grossa e os frutos não receberem luz solar suficiente por causa disso.
Antes de iniciar o procedimento, você precisa saber como podar corretamente a ameixa cereja dependendo da finalidade de sua aplicação.
As vantagens do procedimento são:
- aumento da frutificação e melhoria da qualidade dos frutos;
- a capacidade de regular a produtividade aparando os botões dos frutos;
- A poda adequada permite o crescimento uniforme dos ramos;
- promove o aparecimento de frutos nos ramos do esqueleto.
Outra vantagem do procedimento é a retirada de ramos doentes e subdesenvolvidos.
O que você precisará para o procedimento
Para podar bem a ameixa cereja, é necessário preparar com antecedência todas as ferramentas para o trabalho.
Conjunto de ferramentas necessário:
- podador;
- tesouras de jardinagem;
- serra de jardim;
- luvas;
- podadores;
- serra de jardim.
Todas as ferramentas planejadas para aparar galhos de ameixa cereja devem ser afiadas com antecedência. Para o corte, utilize apenas ferramentas bem afiadas e que não deixem vincos nos galhos.
Tempo recomendado para poda
O momento da poda é determinado em função do tipo de trabalho. Basicamente, os principais procedimentos de retirada dos ramos da ameixa cereja são realizados na primavera e no outono. No verão, apenas são realizados trabalhos de rejuvenescimento.
Primavera
O período mais favorável para a realização de trabalhos de poda de copa é o início da primavera, quando o fluxo de seiva ainda não começou na cerejeira. A poda formativa é realizada antes da abertura dos botões, em março-abril. Se necessário, a pinça também é realizada na primavera, na segunda quinzena de abril - início de maio. Durante este período, a ameixa cereja recupera rapidamente e a poda não prejudica de forma alguma a continuação da frutificação. Todas as atividades de poda de árvores devem ser concluídas até o final da primavera.
Verão
A cerejeira deve ser podada no verão se estiver planejado um procedimento de rejuvenescimento. O trabalho é realizado em junho-julho. Não é necessário realizar trabalhos de rejuvenescimento das árvores todos os verões. Recomenda-se que a poda de verão da ameixa cereja seja realizada o mais raramente possível, pois nesse período o fluxo de seiva está ativo e após o procedimento as árvores demoram muito para se recuperar.
Além disso, a ameixa cereja pode ficar coberta de goma, o que contribui para o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Outono
É necessário podar a ameixa cereja no outono em caso de procedimento sanitário. O momento desse tipo de trabalho cai na segunda quinzena de outubro - início de novembro. Este tipo de trabalho deve ser concluído antes do início do frio. Não é recomendado tocar nas árvores no inverno.
Tipos de poda de árvores
Existem apenas alguns tipos de enfeites:
- formativo;
- sanitário;
- desbaste;
- rejuvenescedor.
Na maioria dos casos, todos os tipos de poda de ameixa cereja são realizados no mesmo dia. A menos que o procedimento sanitário seja deixado até o outono ou antes do início do frio, ele é repetido se necessário.
Regras para poda
Os trabalhos de retirada dos ramos da ameixa cereja devem ser realizados de acordo com todas as normas. Todos os quatro tipos de procedimento diferem em pequenas nuances, mas em geral a técnica é semelhante.
Encurtando galhos e brotos de ameixa cereja
Os ramos são encurtados se a copa ficar muito grossa e os ramos muito longos. Os galhos são encurtados após o plantio das mudas em local permanente. O procedimento também é realizado em árvores maduras, quando as mudas pararam de crescer. A parte superior da ameixa cereja não pode ser cortada em mais de um metro. Se você cortar mais da parte superior, começará a crescer brotos laterais com um metro de comprimento.
Desbaste de galhos de ameixa cereja
O esquema de poda da ameixa cereja no verão é útil se os ramos da ameixa cereja estiverem sendo desbastados. O desbaste é necessário para árvores maduras com copa bem desenvolvida. O procedimento é realizado em plantas com mais de três anos.
Como desbastar adequadamente:
- Se duas hastes crescem no mesmo plano, uma delas é cortada.
- Se crescer um caule torto que atrapalhe todo o resto, ele também será removido.
Eles também cortam todos os galhos fracos e subdesenvolvidos que não dão frutos, mas ao mesmo tempo a árvore gasta nutrientes com eles.
Regras para cortar galhos de caule
Como cortar corretamente os ramos do caule da ameixa cereja:
- Não é recomendável deixar tocos durante o corte, pois neles podem aparecer fungos fuliginosos, que posteriormente se espalharão por toda a árvore.
- Cortes de grande diâmetro devem ser lubrificados com verniz de jardim. Os pequenos podem crescer sozinhos.
- Durante o processo de desbaste, as ameixas cereja são cortadas dos galhos que crescem no interior da copa.
Recomenda-se também remover todos os ramos doentes, deformados e tortos.
Nuances da formação de variedades individuais
O padrão de formação da copa depende da variedade de ameixa cereja.As árvores são semelhantes a árvores, semelhantes a arbustos, híbridas e colunares. Antes de iniciar a poda, é importante estudar as especificidades da execução dos trabalhos de cada tipo.
Semelhante a uma árvore
A maior parte da colheita cresce em brotos de 7 a 9 anos. Portanto, é recomendável cortar galhos apenas no interior da copa. Neste caso, são cortados ramos secos, danificados e que crescem para baixo. Então você deve encurtar os espécimes com brotos altamente ramificados e fracamente ramificados. Se o crescimento anual for inferior a 50 cm, a ameixa cereja não é encurtada.
Com uma diminuição significativa do crescimento dos ramos, o encurtamento é realizado na madeira com 2 a 3 anos. E se parar completamente, então aos 5-6 anos.
Aos 25 anos é realizada a poda rejuvenescedora da ameixa cereja. Este procedimento é realizado em árvores velhas em anos de vacas magras, pois a ameixa cereja se recuperará vários anos depois.
Tipo Bush
Nas variedades arbustivas, os frutos aparecem nos brotos anuais. Via de regra, essas variedades não necessitam de poda nos primeiros 3-4 anos após o plantio da muda. Se não podar a planta, a frutificação vai para os galhos que crescem na periferia. Se o procedimento não for realizado por muito tempo e a árvore estiver completamente coberta de vegetação, a formação da copa ocorre em etapas ao longo de 2 a 3 anos. Primeiro, desbaste a copa e remova os galhos secos e danificados. Então, no ano que vem, alguns brotos serão encurtados.
Híbrido
As variedades híbridas caracterizam-se pelo facto de produzirem um crescimento abundante por ano. Aproximadamente até 1 m por época de frutificação, portanto, essas variedades deverão ser podadas com mais frequência, quase anualmente. Toda primavera a copa é desbastada, deixando alguns ramos esqueléticos.Galhos deformados e fracos com menos brotos são cortados. O desbaste permite o acesso da luz solar aos ramos que dão frutos constantemente.
Se não desbastar a copa, o rendimento cai gradativamente, os frutos ficam menores e têm gosto azedo. Assim que o rendimento começa a diminuir e os frutos começam a ficar com gosto azedo, os galhos ficam mais finos. Geralmente é realizado em madeira com 2 a 3 anos. Se o crescimento anual não for rápido, então aos 5-6 anos.
Colunar
O objetivo da poda de galhos em variedades colunares é remover alguns brotos do condutor principal. Esta medida ajudará a reduzir o crescimento anual dos ramos e a melhorar a qualidade do rendimento da ameixa cereja. É importante cortar adequadamente os galhos desnecessários. Para realizar o procedimento, utilize apenas tesouras de poda bem afiadas. Esta regra se aplica à poda de todos os tipos de árvores. Se você usar um setor rombudo, permanecerão vincos nos cortes e isso pode levar à propagação de doenças.
Cuidados com a árvore após a poda
Após o corte, é preciso prestar atenção aos cuidados:
- Na poda no verão, as árvores são regadas abundantemente com água morna e, para evitar que o solo seque, o solo ao redor do tronco é coberto com turfa ou serragem.
- Recomenda-se podar em dia fresco e nublado. Não é aconselhável podar ramos durante a chuva e vários dias depois dela. A coroa deve secar antes do procedimento.
- Imediatamente após o procedimento, os locais cortados são tratados com verniz de jardim, o que ajuda a prevenir a ocorrência de doenças fúngicas e virais. A espessura do relvado do jardim não deve ser inferior a 5 mm. Não é recomendado o uso de esterco fresco, tinta ou cal para processamento.
- Não é recomendado cortar mais de 1/3 de todos os ramos de uma só vez. Isso afetará negativamente a saúde da ameixa cereja.
Após o procedimento, os fertilizantes minerais e orgânicos ajudarão a planta a se recuperar mais rapidamente. O tipo de fertilização é selecionado dependendo da época de cultivo. No outono eles usam orgânicos. Na primavera, fertilizantes nitrogenados são aplicados ao solo e, no verão, fertilizantes fosfatados e potássicos.