Em 2001, uma nova cenoura, a Canada f1, foi lançada no mercado russo. Híbrido de criadores da empresa holandesa BEJO ZADEN B.V. (Bejo Zaden) atraiu imediatamente a atenção dos horticultores pelas suas características promissoras:
- recorde de alto rendimento (4,5-7,5 kg/m2);
- a variedade é despretensiosa, cresce mesmo em solos pesados e em condições desfavoráveis;
- resistência a doenças e coloração;
- adequado para qualquer região do nosso país;
- meio tarde, mas geralmente à frente da maioria das variedades;
- excelente apresentação - as cenouras são lisas, de cor laranja brilhante;
- a raiz vegetal é saborosa, doce, com alto teor de beta-caroteno;
- Adequado para armazenamento de longo prazo.
O solo
Ao longo dos anos, as cenouras da variedade Canada f1 foram testadas por produtores de vegetais em vários tipos de solo. As críticas são em sua maioria positivas.
Solos argilosos pesados geralmente não são adequados para cultivo de cenouras. O Hybrid Canada, ao contrário de outras variedades, apresenta resultados estáveis.
O rendimento desta variedade em solos franco-argilosos e arenosos bate consistentemente todos os recordes.
Na escala de uma pequena parcela, você pode tentar melhorar a qualidade do solo introduzindo vários componentes de “clareamento”:
- areia grossa de rio;
- serragem;
- composto, húmus;
- estrume apodrecido em pequenas quantidades (estrume fresco é destrutivo para cenouras);
- turfa triturada;
- com alta acidez - giz, farinha de dolomita.
É importante não exagerar na adição de matéria orgânica, o principal é conseguir “folga” suficiente. As sementes desta cultura demoram bastante para germinar, cerca de três semanas. Durante este período, pode formar-se uma crosta densa que impedirá o desenvolvimento dos rebentos.
O excesso de matéria orgânica prejudica a qualidade da colheita: as raízes ficam distorcidas e racham.
Antes do plantio das sementes, o solo é cavado profundamente e regado com solução de manganês. Então você pode aplicar fertilizantes minerais complexos granulares.
Pousar
O Hybrid Canada pertence às variedades meio-tardias. As sementes podem ser semeadas no solo no final de abril. As camas estão localizadas no lugar de suas antecessoras:
- cebola;
- pepinos;
- tomates;
- repolho;
- abobrinha;
- batata.
Você não pode plantar cenouras depois de:
- salsão;
- salsinha;
- pastinaga;
- Pimentão
A marcação “f1” alerta que se trata de um híbrido de primeira geração e não é adequado para o autocultivo de sementes.Mas as sementes da marca Canada f1 deliciam-se com excelente germinação e não requerem preparação pré-semeadura.
As sementes são cuidadosamente dispostas em sulcos rasos (1,5-2 cm) a uma distância de 0,5-1 cm, a distância entre as fileiras é de cerca de 20 cm, sendo utilizadas 90-100 peças por 1 m². material de semente.
Conselho
Após o plantio das sementes desta variedade, o melhor é cobrir o solo com turfa e cobrir com filme até a germinação. Isso protegerá o solo da hipotermia em caso de geadas tardias e criará um microclima ideal para a germinação das sementes.
Cuidado
O cultivo de cenouras F1 no Canadá não causará muitos problemas. Medidas de cuidados básicos:
- capina;
- desbaste 2 vezes por temporada;
- afrouxamento regular;
- luta contra a mosca da cenoura;
- amontoando quando os topos saem do solo;
- rega.
A remoção de ervas daninhas dos canteiros com raízes começa antes mesmo do aparecimento dos primeiros brotos. Ervas daninhas cultivadas facilmente “obstruem” os brotos tenros.
Desbaste de cenouras O Canadá é feito com duas semanas de idade, deixando 1 a 2 cm entre os brotos, e depois que as raízes atingem 1 cm de diâmetro, deixando 5 a 6 cm, as cenouras dessa variedade já estão aptas para consumo após o segundo desbaste.
O afrouxamento evita a formação de uma crosta dura, que atrapalha a aeração do solo e serve de refúgio para as moscas da cenoura. Camas com cobertura morta de turfa não requerem afrouxamento frequente.
Freqüentemente, as pontas das cenouras começam a se projetar do solo e ficam verdes. Então esta parte da raiz não é adequada para alimentação. Isso pode ser evitado amontoando-se.
As raízes sem rega suficiente não ganham peso potencial, tornam-se amargas, murcham e perdem rendimento.
É importante conseguir uma camada de solo umedecida proporcional ao comprimento das cenouras a cada rega.
Uma cama de cenouras quase maduras é embebida até uma profundidade de 30 cm.A partir de meados de agosto, a rega é reduzida ao mínimo para que as raízes não quebrem.
mosca de cenoura
A principal praga desta hortaliça é a mosca da cenoura. Ataca com mais frequência variedades doces com alto teor de beta-caroteno.
Infelizmente, o híbrido de cenoura canadense é suscetível a essa praga. É útil plantar cebolas próximo aos canteiros de raízes. Alguns horticultores cultivam essas culturas em um canteiro de uma só vez, em fileiras alternadas. As críticas sobre esse método são boas: a mosca da cenoura evita o plantio de cebola e cenoura.
A praga costuma aparecer em canteiros espessos e cobertos de ervas daninhas, pois adora sombra.
Se você estiver infectado com mosca da cenoura, poderá usar os medicamentos Actellik e Intavir.
Colheita
Se houver chuvas fortes, a colheita é adiada por uma semana. Caso contrário, as cenouras serão armazenadas de forma pior.
O rendimento confiável da variedade Canadá, mesmo sob condições climáticas desfavoráveis e solos pesados, torna este híbrido cada vez mais popular.
As raízes crescem brilhantes, lisas, sem tuberosidade, de formato cônico, com 18 a 20 cm de comprimento. O peso de uma cenoura canadense é de 130 a 170 g. O miolo é pequeno, em seção transversal quase não difere na cor de a parte principal. A atraente apresentação é complementada por um excelente sabor doce. Cenouras suculentas da variedade Canadá são ideais para processamento em sucos de vegetais, teor de açúcar 8,2% e matéria seca 14,3%.
Armazene as raízes em caixas, polvilhando as camadas de vegetais com areia úmida, serragem ou turfa a uma temperatura de 1-2 ℃. Você pode guardar a colheita em sacos plásticos de 4 a 5 kg. O Hybrid Canada f1 está bem armazenado e mantém sua apresentação por muito tempo.