Se as cenouras foram colhidas em tempo hábil e foram utilizados métodos de armazenamento confiáveis, a colheita de raízes pode ser armazenada, praticamente sem perder sua qualidade, por um ano. A maioria dos jardineiros prefere cultivar vegetais em suas próprias parcelas para ter certeza da pureza ambiental do produto.
- Determinando a data ideal para a colheita de cenouras
- Regras para coletar cenouras tardias
- Colhendo frutas de meia maturação
- Época de colheita precoce de cenoura
- Sinais característicos para iniciar a limpeza
- Regras de coleta
- Cavando e arrancando frutas
- Corte de topos
- Secagem
- Marcador na adega
- Organização de armazenamento
Determinando a data ideal para a colheita de cenouras
Embora as cenouras não tenham medo da diminuição da temperatura, você não deve deixar a raiz no solo até a geada. Os seguintes fatores podem influenciar o momento da colheita da cenoura:
- estado da cultura;
- regime de temperatura;
- características da variedade;
- finalidade do cultivo.
Cada variedade tem seu período de maturação e depois as cenouras, que continuam enterradas, perdem a suculência e a doçura.
É necessário levar em consideração o período em que ocorre a maturação biológica. Nessa altura, as cenouras devem ter um determinado tamanho e cor, de acordo com as características varietais. Sob más condições climáticas, essa maturação pode nem ocorrer, o que é frequentemente observado em variedades de cenoura de maturação tardia. É necessária a colheita da cenoura quando o vegetal atinge a maturação técnica. Essa decisão provoca diminuição do prazo de validade e reduz o volume da colheita.
A temperatura na qual é necessário retirar as cenouras é geralmente de 3 a 5 graus. Nesse ponto, as raízes param de crescer, então não faz mais sentido manter as cenouras no solo. As primeiras geadas de outono devem servir de sinal para desenterrar cenouras. Jardineiros experientes afirmam que, ao desenterrar cenouras em climas quentes, o vegetal pode não resistir às mudanças de temperatura ao ser transferido para o porão.
Regras para coletar cenouras tardias
Estas variedades caracterizam-se pelo fim da maturação com diminuição gradual da temperatura média diária. Eles podem ser mantidos no solo até o tempo frio.
Após a diminuição da temperatura média diária em setembro, o crescimento das copas desacelera, mas, ao mesmo tempo, os microelementos se acumulam nas raízes e as cenouras amadurecem.
O vegetal acumula o máximo de nutrientes, o que ajuda a aumentar sua vida útil.
Este requisito aplica-se, em primeiro lugar, às variedades tardias cujo período vegetativo dura mais de 110 dias. A colheita das cenouras só pode começar na segunda metade do outono. Porém, quando a temperatura cai para -3 graus, existe a possibilidade de a cultura ficar infectada com podridão cinzenta.
Colhendo frutas de meia maturação
Nas culturas de raízes no meio da estação, a maturação ocorre entre 80 e 100 dias. Essas variedades são suculentas o suficiente para serem usadas em saladas de vegetais frescos. Essas cenouras são colhidas a partir de 15 de setembro. Uma permanência mais prolongada no solo leva à perda de suculência e compactação da polpa.
Época de colheita precoce de cenoura
A estação de cultivo das primeiras cenouras é bastante curta - não mais do que 80 dias. Estas variedades amadurecem em meados do verão. Normalmente, a colheita seletiva é realizada quando a raiz atinge 1 cm de diâmetro. A cenoura é utilizada na alimentação infantil, no preparo de saladas e é indicada para consumo crua.
A principal desvantagem das variedades precoces é que as raízes não podem ser armazenadas por longos períodos de tempo. Se você mantiver as cenouras no solo por um longo período, as raízes irão rachar e perder o sabor.
Ao extrair raízes do solo conforme necessário, é necessário enterrar os buracos resultantes para que não façam com que a mosca da cenoura penetre nas raízes próximas.
Se todas as cenouras forem retiradas da horta ao mesmo tempo, então em seu lugar você pode plantar representantes de repolho (alface, feijão, brócolis, couve-rábano ou couve-flor).
Sinais característicos para iniciar a limpeza
Conhecer a estação de crescimento de uma determinada variedade de cenoura não é suficiente para determinar com precisão quando remover as cenouras da horta. É importante inspecionar visualmente a cultura.O sinal mais característico que indica o amadurecimento dos frutos é o amarelecimento das pontas, principalmente da folhagem inferior. Se as folhas do meio começarem a mudar de cor, isso pode significar que a planta está doente ou que o período de colheita já passou.
Outro sinal claro de cenoura madura é a formação de raízes laterais. Este recurso indica a formação de sementes. Se tais sinais estiverem presentes, a coleta não deve ser adiada.
Regras de coleta
A colheita bem organizada ajudará a conservar os vegetais por muito tempo em condições adequadas, sem perda de qualidade. Você deve parar de regar os canteiros 7 a 15 dias antes da colheita.
É melhor desenterrar raízes em um dia bom de sol, para que os frutos não se molhem com a chuva e assim fiquem melhor armazenados. É aconselhável prestar atenção ao calendário lunar - a limpeza é melhor feita em dias de lua minguante. Segundo os jardineiros, isso contribui para uma melhor manutenção da qualidade da colheita.
Cavando e arrancando frutas
Os frutos pequenos podem ser retirados do solo puxando as pontas, sem o uso de ferramentas de jardim. Mas é melhor desenterrar primeiro raízes alongadas com um forcado ou uma pá. É aconselhável umedecer o solo antes da colheita, o que simplificará o processo de retirada das raízes do solo. Após a retirada, não é recomendável retirar a terra presa batendo as cenouras umas nas outras - isso pode causar danos.
Desenterre a colheita de raízes, pressionando cuidadosamente o ombro da pá, pois mesmo pequenos danos à colheita de raízes podem levar à infecção por microorganismos patogênicos e apodrecimento adicional. A escavação deve ser feita longe da raiz - para que as cenouras cresçam junto com a camada superior do solo.
Corte de topos
Se você deixar as folhas nas raízes colhidas, a parte superior retira gradualmente o suco das cenouras. As verduras devem ser removidas depois que o solo restante nas raízes secar.
É melhor cortar as folhas com uma faca. O corte é feito na parte superior, aprofundando cerca de 2 mm na raiz, mas não é recomendável arrancar as folhas com as mãos. Isso ajudará a proteger a colheita da germinação prematura na primavera. Se as raízes forem destinadas à produção de sementes, deixe 1,5 - 2 cm de topo.
Secagem
As raízes, descascadas da parte superior, são colocadas sob uma cobertura à sombra para secar. No dia seguinte, você pode selecionar vegetais doentes e danificados.
As inteiras e sãs são retiradas para posterior armazenamento na adega, mas é aconselhável utilizar logo as raízes danificadas e não juntá-las com o resto da colheita. Os espécimes congelados devem ser jogados fora, pois perdem a capacidade de resistir a doenças.
Não se deve deixar as cenouras secar ao ar livre por muito tempo. Isso fará com que as raízes murchem, reduza sua suculência e características de sabor e prejudique sua qualidade de conservação.
Marcador na adega
As prateleiras da adega onde será armazenada a colheita são pré-tratadas com uma solução de sulfato de cobre. As cenouras podem ser colocadas em caixas com areia calcinada. A areia é umedecida periodicamente para melhor conservação dos frutos. Às vezes, é usada serragem de árvores coníferas em vez de areia.
Em algumas aldeias, usa-se giz, ou seja, as raízes são mergulhadas em uma solução de giz e depois secas. Ou simplesmente polvilham as raízes com pó de giz seco. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de entrada de patógenos na fruta.
Existe um método conhecido de imersão de cenouras destinadas ao armazenamento no inverno em uma solução de cascas de cebola ou imersão de raízes em uma massa de argila líquida com posterior secagem.
Organização de armazenamento
Para garantir condições ideais de temperatura ao armazenar cenouras no inverno, é necessário manter a temperatura do porão na faixa de 0 a +3 graus. Não é pouca importância a ausência de luz e a manutenção da umidade do ar em 90%, principalmente na fase inicial de armazenamento.
Antes de armazená-lo na adega, você pode manter a colheita a uma temperatura de cerca de +12 graus e, em seguida, selecionar amostras danificadas para as necessidades atuais. Apenas frutas saudáveis são armazenadas.
Você pode armazenar a safra colhida em sacos plásticos somente depois de secar bem as cenouras. As raízes são colocadas bem dentro do polietileno e depois o saco é amarrado. Pequenos cortes podem ser feitos para ventilação.
Ao armazenar em caixa com areia, ela é pré-umedecida na proporção de 1 litro de água por balde de areia. Uma camada de areia de dois centímetros é colocada no fundo da caixa, as raízes são colocadas a alguma distância umas das outras e a areia é novamente derramada por cima.