Quase todos os residentes de verão que têm uma horta cultivam vegetais. Ao mesmo tempo, vegetais como beterraba e cebola são especialmente populares. Muitas pessoas tentam plantá-los um ao lado do outro para economizar espaço no local. Porém, antes de fazer isso, é melhor certificar-se de que tal vizinhança é possível, pois nem todos os vegetais podem crescer juntos.
Plantio conjunto
Os proprietários de pequenas casas de verão muitas vezes precisam plantar vegetais em fileiras densas para cultivar mais plantas diferentes.Porém, alguns não ficam satisfeitos com isso e fazem canteiros mistos em estufa ou em campo aberto. Este método de plantio de hortaliças permite plantar diversas variedades de plantas ao mesmo tempo em uma pequena área. Antes de iniciar esse plantio, você precisa se familiarizar mais com a compatibilidade de algumas culturas e desenvolver um esquema eficaz para seu cultivo conjunto.
O esquema de plantio e cultivo é desenvolvido com antecedência, no outono. Alguns meses serão suficientes para pensar detalhadamente no sortimento adequado de hortaliças, na posição das fileiras no local e nas características de cuidado das mudas. A disposição dos vegetais também é desenvolvida detalhadamente, levando em consideração as peculiaridades de sua influência entre si.
A influência mútua das plantas durante o cultivo é geralmente chamada de alelopatia. É ela a responsável por garantir as condições ideais para todas as culturas plantadas.
Freqüentemente, os produtores de vegetais inexperientes plantam vegetais incompatíveis próximos uns dos outros, e é por isso que eles afetam uns aos outros negativamente. Isso se deve ao fato de que todas as mudas emitem fitoncidas e outras substâncias que podem afetar negativa ou positivamente as mudas vizinhas. Esta característica deve ser levada em consideração antes de plantar duas hortaliças diferentes na horta.
Com o que você pode plantar beterraba no mesmo canteiro?
Sabe-se que nem toda planta pode ser plantada com beterraba. Portanto, antes de plantar, é melhor determinar com quais culturas a hortaliça cresce melhor.
Batata
A planta mais comum cultivada por quase todos os amantes de vegetais é a batata. Portanto, alguns plantam beterraba próximo a ela. Além da beterraba, você pode plantar repolho, pimentão, cebola, cenoura e pepino junto com a batata.Todas essas culturas crescem bem e produzem muito rendimento quando cultivadas com batatas.
Porém, não é recomendável plantar essas culturas lado a lado na mesma área da horta todos os anos, pois isso piorará o rendimento. As batatas precisam de variedade para que o seu desempenho de frutificação não se deteriore significativamente. Para aumentar a produtividade, jardineiros experientes aconselham o plantio na área onde os tomates foram cultivados na última temporada. Além disso, para melhor rendimento, a colheita de raízes não deve ser plantada perto de aipo ou ervilha.
Tomate
O segundo vegetal mais popular é o tomate e por isso às vezes tentando plantar beterraba perto dele. Esses vegetais crescem bem um ao lado do outro, pois são compatíveis. Os tomates também são cultivados junto com cenoura, pepino, pimentão, repolho e nabo. Não é recomendável plantá-los em áreas onde anteriormente foram cultivadas abobrinhas, ervilhas ou batatas. Estas hortaliças são incompatíveis com o tomate e, portanto, afetam negativamente o seu rendimento. Os vegetais são plantados nessas áreas somente após 3–4 anos.
Ao cultivar uma planta em uma estufa e ao escolher um vizinho adequado para ela, leve em consideração a tendência da cultura à requeima. Portanto, variedades altas de beterraba, que interferem no desenvolvimento normal do tomate, não são plantadas ao lado do tomate. Muitas pessoas preferem plantas e variedades de vegetais de baixo crescimento.
pepinos
É difícil imaginar uma casa de verão onde não fossem cultivados pepinos. Este vegetal é frequentemente utilizado no preparo de saladas e outros pratos de vegetais. Alguns produtores de vegetais combinam pepinos com beterraba e outros vegetais. São plantados junto com endro, cebola, ervilha, alho e feijão. Todas estas plantas têm um efeito positivo no desenvolvimento e na produtividade dos pepinos.
Jardineiros experientes recomendam o plantio de calêndula entre fileiras de pepino e beterraba, pois possui propriedades protetoras que protegerão as mudas de insetos perigosos.
Tomates e rabanetes têm um efeito negativo nos pés de pepino e, portanto, são plantados mais distantes uns dos outros.
Cenoura
Algumas pessoas estão interessadas em saber se é possível plantar cenoura ao lado da beterraba. Você não deve cultivá-los juntos, pois esses vegetais são incompatíveis e devem ser cultivados separadamente. As cenouras são plantadas apenas perto de legumes, ervas, batatas, tomates e pepinos. Jardineiros com muitos anos de experiência afirmam que não vale a pena plantar cenoura perto de salsa, nabo ou aipo, pois isso resulta em menor rendimento e a planta sofre de falta de componentes nutricionais.
Para proteger ainda mais a planta e melhorar sua produtividade, a sálvia é plantada nas entrelinhas. Protegerá os arbustos dos insetos e saturará o solo com microelementos úteis.
Feijão e ervilha
Os vizinhos universais para a maioria das hortaliças são ervilhas e feijões. Eles crescem bem não só com beterraba, mas também com outras variedades de plantas. Os produtores de vegetais aconselham o plantio de ervilhas junto com abóboras, repolho e raízes. Junto com eles, as leguminosas criarão condições favoráveis no solo para o cultivo de hortaliças.
No entanto, existem algumas contra-indicações segundo as quais as ervilhas não podem ser cultivadas em áreas onde crescem girassóis. Esta planta é considerada a principal portadora de infecções fúngicas que permanecem no solo após o seu cultivo. Além disso, ao escolher vizinhos, evite plantar feijão e ervilha juntos, pois isso fará com que os caules das plantas se entrelacem.
Cebola ou alho
Muitas vezes quando cultivo de beterraba Alho ou cebola são plantados com ele. A beterraba plantada nas proximidades crescerá bem e produzirá uma colheita considerável no verão. Folhas de cebola ou alho nos primeiros dias da estação de cultivo protegem os brotos de beterraba do sol quente. Graças a isso, o vegetal poderá ficar mais forte e fortalecer seus caules.
Ao escolher uma cebola adequada para a beterraba, preste atenção à sua variedade. Recomenda-se o plantio de cebola Arzamas, pois cresce bem em quaisquer condições climáticas. A variedade Red Ball, cultivada em campo aberto, também apresenta bons rendimentos.
Beringela
Às vezes as pessoas estão interessadas em plantar berinjela e beterraba juntas. Esses vegetais são altamente compatíveis e podem ser cultivados juntos. As berinjelas também crescem bem com pepinos, cebolas, ervas e variedades precoces de repolho. Não é recomendável plantá-los ao lado de tomate, batata e physalis, pois esses vegetais pioram o rendimento.
Além disso, ao cultivar berinjelas, siga as regras de rotação de culturas. Não se pode plantar hortaliças na mesma área todos os anos, pois isso deteriorará a qualidade da colheita. Recomenda-se que os pequenos azuis sejam plantados em áreas onde anteriormente foram plantados tomilho, manjericão, ervilha e estragão. Todas essas hortaliças aumentarão o rendimento da berinjela.
Características do cultivo de beterraba
Depois de decidir sobre vizinhos adequados para arbustos de beterraba, você deve se familiarizar com as características de seu cultivo. Ao crescer, considere o seguinte:
- Iluminação. Vegetais de raiz de alta qualidade aparecerão apenas com boa iluminação.
- Acidez do solo. Os arbustos de beterraba não absorvem bem os microelementos de solos ácidos. Portanto, são plantadas em uma área com acidez em torno de 6–7 pH.
- Frouxidão.A beterraba, assim como o tomate, precisa de solo bem solto, do qual os nutrientes serão absorvidos. Se o solo não estiver suficientemente solto, as plantas começarão a amarelar e apodrecer gradualmente.
Conclusão
Muitos produtores de vegetais estão interessados na compatibilidade de cebola, beterraba e outros vegetais. Para entender esta questão, você terá que se familiarizar mais com a compatibilidade das hortaliças mais comuns.