Entre as variedades tardias de groselhas, tanto os jardineiros iniciantes quanto os experientes costumam dar preferência a exemplares que raramente são afetados por doenças e são caracterizados por maior robustez no inverno. Essas culturas não requerem cuidados agrotécnicos complexos e de ano para ano deliciam-se com frutos grandes e saborosos. As groselhas da variedade Spinefree florescem em maio e os primeiros frutos são colhidos no final do verão.
Descrição e características da variedade
A variedade de groselha sem espinhos Spinefree ganhou popularidade entre os jardineiros por sua despretensão às condições de cultivo e frutificação estável, que não depende dos caprichos do clima.
A descrição da variedade indica as seguintes características da planta:
- A variedade pertence a culturas de maturação tardia - a colheita é feita nos últimos dez dias de agosto.
- Os poderosos rebentos do arbusto crescem até 1,2 metros de altura, os ramos são arqueados, densamente cobertos por folhagem verde clara.
- A copa da groselha tem formato esférico e apresenta um grau médio de ramificação.
- Não há espinhos nos brotos, o que dificulta a colheita dos frutos.
- A variedade floresce em maio, e nessa época os arbustos ficam muito bonitos, enfeitando o canteiro.
- No início, os bagos são de cor verde claro, mas quando estão totalmente maduros tornam-se vermelho-escuros, com veios esverdeados bem visíveis.
- O peso de cada fruta é de aproximadamente 5 gramas. O sabor é doce, com leve acidez.
- Os frutos silvestres têm uma finalidade universal - são consumidos frescos, conservados para o inverno na forma de geleia e compota.
- Por ser despretensiosa, a variedade é adequada para cultivo em qualquer região.
- A elevada transportabilidade dos bagos deve-se à casca densa, que os protege de fissuras.
Prós e contras de groselhas Spinefree
Os jardineiros que há muito tempo cultivam groselhas Spinefree em seus terrenos observaram os prós e os contras da variedade.
Os benefícios da planta incluem:
- frutificação estável, a partir dos 3 anos de idade do mato;
- sabor agradável de frutas e finalidade universal de bagas;
- ausência de espinhos espinhosos nos brotos de groselha;
- alta transportabilidade, que permite o cultivo para posterior comercialização no mercado;
- facilidade de propagação da variedade, que até um iniciante em jardinagem pode realizar;
- não há necessidade de providenciar abrigo para o inverno devido à alta resistência ao gelo.
Existem algumas desvantagens; as desvantagens das groselhas Spinefree incluem o seguinte:
- alto crescimento de arbustos, o que dificulta a colheita;
- a necessidade de iluminação total para obter o rendimento declarado e frutos doces;
- frutificação pobre em solos argilosos pesados.
Tecnologia agrícola
Conhecendo as regras básicas da tecnologia agrícola da groselha, você poderá cultivar uma planta forte e com frutificação abundante.
Pousar
As mudas da variedade são plantadas em campo aberto, tanto no início da primavera quanto no primeiro mês de outono. Cada opção tem suas desvantagens e vantagens, mas jardineiros experientes recomendam fazer isso em setembro. Antes do início do frio, o sistema radicular da planta se adapta ao novo local e sobreviverá com segurança ao inverno, começando a florescer abundantemente na primavera.
Duas semanas antes do trabalho de plantio proposto, o local é escavado com uma pá, selecionando imediatamente as ervas daninhas para que não sufoquem as mudas jovens. Ao cavar, o húmus é adicionado na proporção de 8-9 kg por metro quadrado de território.
O plantio da variedade Spinefree é realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Uma semana antes do plantio, cave covas com 60 cm de profundidade, cuja largura deve ser o dobro do tamanho do sistema radicular da muda. É mantida uma distância de 1,5 metros entre as linhas.
- Uma almofada de nutrientes composta por solo com húmus, além de superfosfato e cinza de madeira é colocada no fundo da cova de plantio.
- As raízes da muda são cortadas dos fragmentos secos e embebidas por uma hora em água fria, à qual foi adicionado um agente de enraizamento.
- Coloque a groselha no meio do buraco com leve inclinação e cubra com terra fértil.
- Despeje um balde de água sob cada muda e coloque uma camada de cobertura morta para evitar a rápida evaporação da umidade.
Regar e fertilizar
Apesar da resistência suficiente à seca, as groselhas requerem rega adicional na fase de floração e formação dos frutos. Porém, a variedade não tolera umidade excessiva. Basta umedecer os arbustos uma vez por semana com rega gota a gota.
Se os fertilizantes foram colocados na cova durante o plantio, então nos primeiros 2 anos de cultivo não há necessidade de fertilização adicional. Depois disso, eles começam a adicionar complexos nutricionais várias vezes por temporada. Na primavera são utilizados compostos de nitrogênio, por exemplo, nitrato de amônio, no verão - matéria orgânica líquida, e no outono - fertilizantes à base de potássio e fósforo.
Podando e modelando o arbusto
Muitos jardineiros, para economizar espaço, cultivam esta variedade em uma treliça, formando-a em altura e não em largura. No início da primavera ou no outono, antes da preparação para o inverno, todos os brotos doentes e quebrados, bem como os galhos velhos, são removidos, deixando apenas 3-4 exemplares anuais. Além disso, se você não planeja propagar a variedade, remova todos os brotos de raiz.
Preparando-se para o inverno
Devido à sua alta resistência ao gelo, a variedade não necessita de isolamento especial para o inverno.Antes de temperaturas abaixo de zero, rega-se abundantemente (30 litros por 1 arbusto adulto). Se as geadas forem severas, o círculo do tronco da árvore será isolado com neve.
Doenças e pragas
Graças à sua forte imunidade, as groselhas raramente são afetadas por doenças e pragas. Duas vezes por temporada (primavera e outono), a pulverização preventiva é realizada com preparações à base de cobre.
Reprodução
Spinefree é propagado por estacas e brotos de raízes.
Coleta e armazenamento
Quando os bagos adquirem uma tonalidade vermelho escuro, são retirados dos arbustos. Sem perda de qualidade, as frutas ficam armazenadas na geladeira por cerca de 10 dias. O excedente é vendido no mercado ou transformado em compotas e geleias.