As groselhas arlequim são preferidas por muitos jardineiros. Esta planta de seleção soviética tem muitas vantagens. Não é exigente nas condições de cultivo. Além disso, a cultura tem uma longa vida útil. Com os cuidados adequados, a planta pode produzir safras por 20 anos. Para obter um bom desempenho, vale a pena cuidar normalmente da cultura.
- Descrição e características da groselha arlequim
- Bagas
- Resistência à seca, resistência ao gelo
- Frutificação e produtividade
- Area de aplicação
- Resistência da variedade a pragas e doenças
- Vantagens e desvantagens da variedade
- Especificidades do cultivo
- Prazos
- Escolhendo um local adequado
- Seleção e preparação de material de plantio
- Esquema de plantio
- Dicas de cuidados com as plantas
- Rega
- Cobertura
- Apoiar
- Poda de arbustos
- Preparando-se para o inverno
- Controle de doenças e pragas
- Propagação de groselha
- Colheita e armazenamento
Descrição e características da groselha arlequim
Os arbustos desta variedade são de tamanho médio e possuem copa de espalhamento médio. Possuem folhas grandes e flores pequenas.
Bagas
Os frutos desta variedade de groselha são redondos e de cor vermelho escuro. Eles são caracterizados por uma superfície lisa. No seu interior encontra-se uma polpa suculenta com sabor agridoce. Tem uma consistência densa. As frutas podem pesar 5 gramas.
Resistência à seca, resistência ao gelo
A variedade é capaz de tolerar normalmente a seca de curto prazo - no máximo 2 semanas. Nos verões secos, os arbustos precisam de rega. Caso contrário, existe o risco de uma redução severa no rendimento.
A groselha arlequim é caracterizada por sua resistência às oscilações de temperatura no inverno. Além disso, na primavera, as inflorescências e os botões podem sofrer com as geadas noturnas. Se você preparar adequadamente a planta para o inverno, ela poderá suportar temperaturas que caem para -30 graus. Em taxas mais baixas, existe o risco de danificar os botões e os ramos jovens.
Frutificação e produtividade
O amadurecimento dos frutos ocorre 2 meses após o início da floração. Isso ocorre no final de julho ou início de agosto. Todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo.
De 1 arbusto é possível colher 2 quilos de fruta.
Area de aplicação
Os frutos desta variedade são adequados para a colheita. Eles fazem geléia, marmelada e vinho. Os frutos silvestres têm sabor azedo, por isso praticamente não são consumidos frescos. O fruto é caracterizado por uma casca dura, o que ajuda a aumentar a vida útil dos bagos. Após a colheita, os frutos verdes podem ser guardados em local escuro e fresco.
Resistência da variedade a pragas e doenças
Esta variedade é caracterizada pela alta resistência a doenças e pragas. A planta é resistente ao oídio. Em casos raros, encontra septoria, mosaico viral e antracnose.
Folhas e brotos podem sofrer ataques de pulgões e moscas-serras. Para fins preventivos, recomenda-se o uso de inseticidas na primavera. Essa manipulação é realizada antes do início da frutificação.
Vantagens e desvantagens da variedade
As principais vantagens da cultura incluem o seguinte:
- resistência a infecções fúngicas;
- baixos requisitos de manutenção;
- resistência ao gelo;
- número mínimo de picos;
- excelente transportabilidade;
- longo período de armazenamento.
Ao mesmo tempo, a cultura também apresenta algumas desvantagens:
- rendimento não muito alto;
- resistência insuficiente a ataques de septórios e moscas-serras;
- acidez pronunciada no sabor.
Especificidades do cultivo
Para que a planta se desenvolva normalmente e frutifique plenamente, ela precisa de cuidados integrais.
Prazos
Recomenda-se plantar groselhas no final de setembro ou início da primavera. No primeiro caso, o arbusto deve ser amontoado bem alto para não congelar. O trabalho de plantio é concluído 3-4 semanas antes da geada.
Escolhendo um local adequado
Solo leve é adequado para a variedade Harlequin. Não é recomendado plantar em solo argiloso ou encharcado. As águas subterrâneas devem ser suficientemente profundas. Uma área bem iluminada é adequada para groselhas. Na sombra, o rendimento da planta diminui e os frutos ficam menores.
Seleção e preparação de material de plantio
Para escolher a muda certa, você deve considerar os seguintes recursos:
- a idade da muda deve ser de 1 a 2 anos;
- sua altura não deve ultrapassar 40 centímetros;
- os brotos devem ter casca marrom-escura;
- a planta deve ter 3 raízes grandes semilignificadas e um grande número de pequenos fragmentos;
- brotos e raízes não devem ter áreas danificadas.
Para preparar a planta para o plantio, você deve mergulhar suas raízes em um purê de argila por um dia. Para isso, misture 300 gramas de terra e argila e acrescente 1 litro de água. A planta pode ser podada antes do plantio.
Esquema de plantio
Os arbustos devem ser plantados pelo método de linha ou cova. Cada planta requer pelo menos 1 metro quadrado de espaço. No plantio em massa, é importante garantir um bom espaçamento entre linhas. Deve ter 1,5 metros.
Dicas de cuidados com as plantas
Para que a planta se desenvolva normalmente, ela precisa receber cuidados de qualidade. Deve ser abrangente.
Rega
As groselhas devem ser regadas várias vezes durante a temporada. A primeira vez que isso é feito no início da primavera, a segunda vez durante o período de floração. O solo é umedecido pela última vez antes do inverno. Isso deve ser feito no início de outubro. 1 arbusto requer 20-50 litros de água.
Cobertura
Recomenda-se fertilizar os arbustos a partir do segundo ano após o plantio no solo. Recomenda-se fazer isso após a próxima rega, seguindo o seguinte esquema:
- após o descongelamento do solo, aplica-se em cada planta uma composição à base de 200 gramas de cinza de madeira e 40-50 gramas de Nitrophoska;
- antes da floração é necessário usar uma composição à base de 10 litros de água, 200 gramas de excrementos de pássaros, 500 gramas de esterco de vaca, 50 gramas de sulfato de potássio e a mesma quantidade de sulfato de amônio;
- No outono, vale a pena introduzir 10 quilos de húmus no círculo do tronco da árvore - isso é feito em intervalos de 2 a 3 anos.
Apoiar
Após o plantio, as culturas jovens devem ser amarradas a um suporte.Para fazer isso, coloque uma estaca vertical a 10 centímetros do arbusto. Recomenda-se amarrar as groselhas um pouco acima do meio. Isso precisa ser feito 1 a 2 anos após o plantio.
Poda de arbustos
A frutificação máxima é observada nos brotos de 2 a 3 anos. Recomenda-se excluir filiais mais antigas. O procedimento deve ser realizado no final do outono. Também vale a pena retirar galhos fracos que vão para a copa e brotos finos que engrossam o arbusto.
Preparando-se para o inverno
Após a colheita, o arbusto deve ser pulverizado com calda bordalesa. Recomenda-se coletar as folhas caídas e queimá-las ou colocá-las em fossas de compostagem. O solo ao redor do arbusto deve ser bem escavado e aplicados fertilizantes à base de potássio e fósforo.
Recomenda-se cavar bem o solo.
Vale a pena fazer um monte de terra solta em volta do arbusto. Isso ajuda a proteger a planta contra roedores. Depois disso, o solo é coberto com uma camada de turfa. Sua espessura deve ser de 10 centímetros.
No inverno, recomenda-se cobrir as groselhas com uma densa camada de neve. Caso falte, é necessário utilizar algum material de cobertura.
Controle de doenças e pragas
As groselhas desta variedade são suscetíveis a vários tipos de manchas e ferrugem. Para evitar tais problemas, é necessário retirar restos de plantas do local. Também é importante evitar umidade e sombra.
Na primavera e no outono, recomenda-se tratar os arbustos com calda bordalesa na concentração de 1%. Os fungicidas podem ser usados antes e depois da floração. Eles também são usados após a colheita.
Para evitar ataques de parasitas, com a chegada da primavera, o solo ao redor da planta deve ser escavado e coberto com uma camada de cobertura morta. Para controlar as pragas, você pode usar uma infusão de mostarda ou pimenta.Em casos avançados, é impossível prescindir de inseticidas.
Propagação de groselha
Recomenda-se a propagação de groselhas arlequim em camadas ou dividindo o arbusto. No primeiro caso, vale a pena fazer um sulco de 10 a 15 centímetros de profundidade próximo a um galho são e nele colocar o broto. Quando os brotos crescem até 10-12 centímetros, eles precisam ser amontoados. Em setembro a fábrica é transferida para um novo local.
Para dividir um arbusto, você precisa desenterrar uma planta grande e dividir a raiz com uma ferramenta afiada. Depois disso, as culturas resultantes são plantadas no solo.
Colheita e armazenamento
A colheita amadurece no final de julho e início de agosto. Recomenda-se colher os frutos silvestres manualmente. É melhor fazer isso em tempo seco e nublado. A colheita pode ser armazenada a uma temperatura de +5 graus durante 10 dias. Se for necessário um armazenamento mais longo, é recomendável congelar as frutas.
A groselha arlequim é considerada uma planta popular. Seus frutos são ativamente utilizados em diversas preparações. Para que a planta se desenvolva normalmente e dê uma colheita plena, ela deve ser bem cuidada.