As pessoas que cultivam arbustos de groselha freqüentemente enfrentam uma doença perigosa como o oídio. A patologia pode não apenas piorar a frutificação, mas também destruir as plantas. Portanto, vale a pena se familiarizar com as medidas mais eficazes no combate ao oídio da groselha.
- Por que aparece o oídio?
- Fatores que influenciam o desenvolvimento do oídio
- Como a doença se espalha
- Sintomas e sinais da doença
- Como lidar com o oídio
- Armazenar produtos químicos
- Remédios populares
- Cinzas
- Refrigerante
- Hidróxido de sódio
- "Aspirina"
- Verbasco
- "Isopropanol"
- Medidas físicas e agrotécnicas
- O que fazer com as culturas afetadas pelo oídio
- Prevenção da doença
- Seleção de variedades de groselha resistentes a doenças
- Cuidado adequado com arbustos de groselha
- Realização de tratamentos preventivos
- Aplicação oportuna de fertilização
- Conclusão
Por que aparece o oídio?
O oídio é uma doença que pode infectar não apenas as groselhas, mas também muitas outras plantas. A época mais adequada para o desenvolvimento da patologia é o final da primavera, verão e primeira metade do outono. No inverno, a doença não se desenvolve, pois os esporos do oídio hibernam no solo. Alguns jardineiros acreditam que as plantas só podem sofrer de míldio ao ar livre, mas isso não é verdade. Esta patologia pode destruir plantas cultivadas em solo protegido.
Antes de tratar um arbusto infectado, é necessário determinar as causas da doença fúngica. Esses incluem:
- Plantio engrossado de mudas de groselha. Esta é a principal razão pela qual os sintomas da doença começam a aparecer. Os arbustos plantados muito próximos não recebem fertilização suficiente. Isto leva ao enfraquecimento da proteção das plantas contra doenças fúngicas e virais.
- Rega incorreta. Alguns jardineiros raramente regam as frutas, o que leva ao esgotamento dos arbustos.
Fatores que influenciam o desenvolvimento do oídio
Existem vários fatores que causam o desenvolvimento do oídio. Se as bagas forem cultivadas em estufa, pode surgir uma doença fúngica devido à alta temperatura e alta umidade. Os patógenos fúngicos se desenvolvem ativamente quando a temperatura do ar excede 20 graus e o nível de umidade é de 85 a 90%. Estas são as condições mais favoráveis sob as quais começa a infecção da groselha.
No cultivo de arbustos em campo aberto, a taxa de desenvolvimento da doença depende da estação e das características climáticas da região. Na maioria das vezes, a raiz e a parte do solo do arbusto são afetadas pelo míldio nas regiões do sul.
Nessa área chove frequentemente, o que aumenta a umidade e cria condições adequadas para o desenvolvimento de fungos.
Outro fator pelo qual a doença pode afetar as plantas é o local de plantio. Se os arbustos forem plantados nos locais mais baixos do jardim, a probabilidade de adoecerem é extremamente elevada. O solo das terras baixas não permite a boa passagem do oxigênio e vai acumulando umidade gradativamente, o que contribui para o aparecimento de fungos.
Como a doença se espalha
Recomenda-se estudar com antecedência as principais formas de propagação de doenças fúngicas. Muitas vezes, os esporos do míldio se espalham para as plantas vizinhas quando começam a regar o arbusto infectado. Os agentes causadores da doença, juntamente com respingos de água, caem sobre as folhas sãs, iniciando-se o processo de infecção.
O tempo seco e ventoso também contribui para a propagação da doença. Os esporos dos fungos se espalham com o vento para as plantas que crescem perto da groselha afetada.
Sintomas e sinais da doença
Para determinar prontamente se os arbustos apresentam sintomas de uma doença fúngica, você precisa se familiarizar com os sinais mais comuns de míldio. Existem vários sintomas que indicam que a baga está infectada:
- Placa branca. Primeiramente aparece uma camada leve e solta nos brotos e nas folhas, que pode ser limpa com pano nos primeiros dias após a infecção.
- Manchas de cor escura. Gradualmente, as folhas inferiores e superiores começam a ficar cobertas de manchas escuras, que eventualmente ficam marrons.Se o tratamento não for iniciado imediatamente, manchas cinzentas cobrirão os frutos e caules.
- Deformação de arbustos. Depois de uma semana, os arbustos infectados começam a parecer pouco saudáveis. O caule principal e os rebentos laterais estão dobrados e deformados. Neste caso, a deformação é acompanhada pelo ressecamento de alguns ramos.
- Ondulação das folhas. Durante o período de desenvolvimento ativo do míldio, cada folha afetada enrola-se e fica amarela. Eles também se tornam quebradiços e desintegram-se se forem tocados acidentalmente.
- Amadurecimento lento dos frutos silvestres. Cada fruto infectado, coberto por uma crosta densa, para de se desenvolver e amadurecer. Aos poucos, aparecem fissuras na superfície dos bagos, que fazem com que caiam dos arbustos.
Como lidar com o oídio
Quando aparecerem os primeiros sinais da doença, você deve salvar imediatamente a groselha infectada. Para fazer isso, você terá que se familiarizar com os métodos comuns de tratamento do míldio para escolher o mais eficaz.
Armazenar produtos químicos
Algumas pessoas estão interessadas em como processar groselhas no verão. No combate a muitas doenças, são frequentemente utilizados produtos químicos altamente eficazes, que começam a agir imediatamente após o tratamento:
- "Topázio". Este é o produto químico mais comum utilizado no tratamento de doenças fúngicas. O medicamento é usado para pulverizar mudas pelo menos três vezes por mês.
- "Inclinar." Agente protetor que contém propiconazol. Esta substância destrói rapidamente os patógenos e previne a infecção das groselhas.
Remédios populares
Algumas pessoas não querem pulverizar as mudas com produtos químicos e, em vez disso, usam métodos tradicionais de tratamento.
Cinzas
Usar cinzas é um método comum para eliminar os sintomas de doenças fúngicas.Para preparar uma mistura para processamento de frutas vermelhas, adicione 800-900 gramas de cinzas a 10 litros de água. Os arbustos são tratados com a mistura preparada 2 a 3 vezes por semana.
Refrigerante
Às vezes, os jardineiros usam uma mistura de sabão em pó e bicarbonato de sódio. No preparo da solução, utiliza-se a seguinte dosagem: adicionam-se 50 gramas de sabão a 7 a 8 litros de água e, em seguida, despeja-se o refrigerante.
Hidróxido de sódio
Outro remédio eficaz contra fungos é a calcina sódica. Para criar uma mistura para borrifar groselhas, adicione 10 gramas de sódio e 200 mililitros de leite a meio litro de água. Cada folha e botão infectados são pulverizados com a mistura criada.
"Aspirina"
Os medicamentos mais acessíveis incluem a aspirina, encontrada em quase todas as casas. Três comprimidos da droga e sulfato de cobre são adicionados a 700 mililitros de água. A solução ajuda a eliminar o estágio inicial do míldio.
Verbasco
Até o início da floração, uma mistura de verbasco é usada para eliminar a doença. A substância é diluída em água morna na proporção de um para três, após o que é infundida por 4 a 5 dias. Antes da pulverização, o líquido é filtrado com gaze.
"Isopropanol"
Uma composição medicinal é preparada a partir de “Isopropanol”, que é pulverizado sobre os frutos. Para criá-lo, adicione 50 gramas de canela a 650 mililitros da droga. A pulverização é realizada pelo menos uma vez por semana.
Medidas físicas e agrotécnicas
Alguns utilizam medidas agrotécnicas e físicas para tratar a doença. Neste caso, em vez de pulverizar, os arbustos infectados são podados. Se a planta não for tratada há muito tempo e estiver totalmente coberta de manchas, deverá ser descartada. Esses arbustos são desenterrados com raízes e queimados.
O que fazer com as culturas afetadas pelo oídio
Muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível comer groselhas com oídio. Algumas pessoas afirmam que essas frutas não devem ser consumidas, mas isso não é verdade. As groselhas são colhidas mesmo que todas as bagas estejam cobertas de flores. Todas as colheitas colhidas deverão ser lavadas e limpas de placa antes do uso.
Prevenção da doença
Para cultivar e colher uma colheita saudável, você terá que se familiarizar com as medidas preventivas básicas.
Seleção de variedades de groselha resistentes a doenças
Existem diversas variedades de groselhas que não são afetadas pelo oídio. Esses incluem:
- Neslukhovsky. É uma variedade de alto rendimento que dá frutos no outono. É resistente a doenças fúngicas e baixas temperaturas.
- Cossaco. Groselha de frutos grandes que raramente adoece e não é atacada por pragas. A única desvantagem séria do cossaco é o grande número de picos pontiagudos nas hastes.
Cuidado adequado com arbustos de groselha
O verão é a época em que os arbustos de groselha plantados precisam de cuidados cuidadosos. Quando as flores começam a desabrochar e os primeiros frutos começam a se formar, é necessário aumentar a rega. Você também terá que aparar e remover o excesso de brotos.
Realização de tratamentos preventivos
Tratamentos preventivos são necessários para proteger os frutos do míldio. Os especialistas recomendam o uso de preparações fungicidas “Fitosporin” e “Prognoz” para tratamento, que previnem o desenvolvimento de fungos. Uma solução contendo iodo e bicarbonato de sódio também é considerada um remédio eficaz.
Aplicação oportuna de fertilização
Sem fertilização, a planta enfraquecerá e começará a doer, por isso os fertilizantes são adicionados regularmente ao solo.Na maioria das vezes, húmus fresco e cinzas de madeira são despejados no solo. Também são adicionados fertilizantes minerais, que contêm potássio, fósforo e nitrogênio.
Conclusão
A doença mais comum que afeta as groselhas é o oídio. Para curar arbustos infectados, você precisa se familiarizar com como se livrar do oídio nas groselhas e quais meios usar.