Muitos residentes de verão plantam arbustos de groselha no jardim, que são fáceis de cultivar. Esta planta não requer cuidados cuidadosos e cresce bem em quaisquer condições climáticas. No entanto, às vezes os arbustos ficam infectados com doenças que afetam negativamente a produtividade. Portanto, antes de plantar, você precisa se familiarizar detalhadamente com as doenças da groselha e os métodos de tratamento.
- Por que os arbustos de groselha ficam doentes?
- Fatores externos
- Erros no cuidado
- Material de plantio de má qualidade
- Lugar errado
- Principais doenças da groselha: sintomas característicos e métodos de controle
- Esferoteca
- Antracnose
- Mancha branca ou septoria
- Ferrugem do vidro
- Mosaico de groselha
- Oídio
- Ferrugem colunar
- Sintomas e tratamento do mofo cinzento
- Sintomas e tratamento de brotos secos
- Danos mecânicos em groselhas
- Pragas da groselha e seu controle
- Broca da groselha
- Midge de groselha
- Mariposa groselha
- Mosca-groselha
- Mariposa groselha
- Copo de groselha
- Ácaro aranha
- Atirar pulgão
- Prevenção de doenças e infestações de insetos
- Conclusão
Por que os arbustos de groselha ficam doentes?
Existem vários motivos pelos quais um arbusto de groselha plantado pode contrair uma ou outra doença e morrer.
Fatores externos
As doenças das plantas geralmente aparecem devido à exposição a fatores externos. Jardineiros experientes não recomendam o cultivo de frutas silvestres em baixas temperaturas e alta umidade. Nessas condições, forma-se podridão no sistema radicular, o que leva à morte adicional dos arbustos.
As doenças também aparecem na segunda metade do verão, quando os arbustos enfraquecem com o calor e a rápida secagem do solo. Para evitar o amarelecimento e queda das folhas por falta de umidade, as plantas deverão ser regadas diariamente.
Erros no cuidado
Algumas doenças começam a afetar os arbustos devido a cuidados inadequados. Existem vários erros comuns cometidos por jardineiros inexperientes:
- Aplicação do método de irrigação por aspersão. Se você usar irrigação por aspersão, placa amarela e mofo aparecerão na superfície das folhas. Quando expostas a muita umidade, as folhas começam a secar.
- Afrouxamento descuidado. Às vezes as pessoas soltam o solo descuidadamente e acidentalmente atingem o sistema radicular com uma enxada. Isto leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas e infecciosas.
- Fertilizante errado. Recomenda-se tratar o solo com misturas de fertilizantes orgânicos e minerais para saturá-lo com componentes nutricionais. Se isso não for feito, a groselha enfraquecerá e começará a doer.
Material de plantio de má qualidade
A infecção infecciosa ou fúngica dos arbustos pode ocorrer devido ao uso de material de plantio de baixa qualidade. Para o plantio, selecione as mudas verdes mais saudáveis, cujas folhas ainda não começaram a enrolar. Se houver uma camada branca ou vermelha nas folhas, você não deve plantá-las.
Lugar errado
Outra razão pela qual as plantas começam a adoecer é a escolha errada do local para o plantio e posterior cultivo. As groselhas não devem ficar frequentemente à sombra, por isso o plantio deve ser feito na área mais iluminada do jardim. As áreas sombreadas não são adequadas para o plantio, pois os frutos da groselha pioram na sombra. Também em áreas sombreadas ocorre aumento da umidade do solo, o que contribui para o surgimento e desenvolvimento de certas doenças.
Principais doenças da groselha: sintomas característicos e métodos de controle
Antes de plantar groselhas, é necessário estudar mais detalhadamente as doenças da groselha e as medidas para combatê-las. Uma descrição de doenças e métodos para eliminá-las ajudará a curar rapidamente os arbustos de groselha.
Esferoteca
Na maioria das vezes, os jardineiros que cultivam groselhas precisam lidar com a esferoteca. Os primeiros sintomas da doença aparecem após o término da floração. Os principais sinais da esferoteca incluem uma camada marrom na superfície das folhas, que pode ser removida. Gradualmente, a doença se espalha para todas as folhas do arbusto. Se a esferoteca não for tratada em tempo hábil, os arbustos morrerão.
No tratamento da doença, são utilizados os seguintes meios:
- Regar as plantas com água quente. A melhor época para usar água fervente para irrigação é a primavera.É na primavera que os esporos da esferoteca são encontrados no solo e infectam os arbustos.
- Alimentando. Para prevenir o aparecimento e desenvolvimento da doença, uma mistura preparada com cinza de madeira é adicionada periodicamente ao solo.
Antracnose
O verão é a época em que muitos arbustos de groselha são infectados com antracnose. Para detectar a doença em tempo hábil, é necessário inspecionar periodicamente as folhas. À medida que a antracnose se desenvolve, aparece uma camada escura sobre eles, que gradualmente cobre toda a superfície. Todas as folhas afetadas começam a amarelar, secar e cair. Quando aparecem os primeiros sinais de antracnose, o tratamento é realizado imediatamente, durante o qual são utilizados:
- Sal de potássio. Esta é uma solução altamente eficaz que ajuda a eliminar a doença. Os arbustos infectados devem ser pulverizados 2 a 3 vezes por semana.
- Solução de manganês. A mistura é usada para prevenir a antracnose. É usado no início da primavera, antes do início da floração.
Mancha branca ou septoria
A praga da Septoria é uma patologia comum que pode matar qualquer baga. O agente causador da doença é um fungo que se desenvolve na lâmina foliar. Nos arbustos infectados com mancha branca, a folhagem fica amarela e cai.
Jardineiros experientes aconselham tratar manchas com uma solução que inclua cinzas de madeira. Este produto é utilizado para pulverizar a superfície do solo e arbustos.
Ferrugem do vidro
A ferrugem cálice aparece no início da estação de crescimento. Na maioria das vezes, os sinais da doença aparecem em altas temperaturas e alta umidade. As groselhas ficam infectadas com ferrugem causada por ervas daninhas que podem crescer nas proximidades. Portanto, para proteger os arbustos, é recomendável retirar regularmente a grama.
Entre os sintomas da ferrugem estão manchas nas folhas, que apresentam coloração marrom. Gradualmente, manchas marrons das folhas passam para os caules dos arbustos e frutos. Se você não se livrar da ferrugem cálice, a frutificação da groselha piorará. A mistura de amônia e bordalesa ajudará a eliminar a doença.
Mosaico de groselha
A principal causa da doença é considerada o uso de ferramentas de jardim não desinfetadas na poda dos caules. Com o desenvolvimento da patologia, aparece uma mancha comprida ao longo das nervuras das folhas, de cor cinza e tonalidade amarelada. Os arbustos infectados com mosaico param de crescer. As folhas também enrolam, fazendo com que fiquem enrugadas e pequenas.
O mosaico não pode ser curado e, portanto, as plantas doentes terão que ser eliminadas. Todos os arbustos doentes são desenterrados com raízes, secos e queimados.
Oídio
As doenças mais comuns que podem fazer com que as folhas amarelem e caiam é o oídio. As peculiaridades da patologia incluem o fato de não poder ser curada por nenhum remédio.
As plantas infectadas com oídio apresentam folhas e ovários que secam. A superfície da folhagem e dos caules começa gradualmente a ser coberta por uma camada pulverulenta branca. A doença também se espalha para os frutos, fazendo com que o rendimento diminua significativamente.
Para evitar que a doença se espalhe para arbustos de groselha saudáveis, as plantas infectadas terão que ser desenterradas.
Ferrugem colunar
O outono é o período em que as groselhas ficam infectadas com a ferrugem colunar. A doença se desenvolve em tempo nublado e com alta umidade. Além disso, o desenvolvimento da ferrugem é promovido por um aumento do nível de acidez do solo.
Primeiro, os sinais da doença aparecem nas folhas localizadas abaixo.Em seguida, o revestimento cor de cobre se espalha pelos galhos, ovários, flores e até frutos. Se você não se livrar da ferrugem imediatamente, a planta morrerá lentamente. Pulverizar as plantas com solução bordalesa ajudará a eliminar a doença.
Sintomas e tratamento do mofo cinzento
A podridão cinzenta é considerada uma doença fúngica perigosa, devido à qual os arbustos de groselha podem morrer. Na maioria das vezes, aparece se você não cuidar bem das frutas.
Os sintomas da patologia aparecem imediatamente e, portanto, é muito fácil encontrar arbustos doentes em tempo hábil. O desenvolvimento da podridão cinzenta é indicado por manchas marrom-acinzentadas nos caules, que eventualmente aparecerão na superfície dos frutos jovens.
Para tratar a podridão, use uma mistura contendo cinza e sulfato de cobre. São consumidos cerca de cinco litros de solução por metro quadrado de área.
Sintomas e tratamento de brotos secos
As pessoas que cultivam frutas vermelhas há muitos anos costumam sentir os brotos ressecados. O principal sinal da doença é que a casca dos galhos fica coberta de fissuras e fica menos elástica. Se esta doença fúngica não for tratada, os ramos afetados morrerão completamente.
Para eliminar a doença, use a solução bordalesa, que trata os arbustos pelo menos uma vez a cada dez dias.
Danos mecânicos em groselhas
Há casos em que os arbustos de groselha morrem devido a danos mecânicos. O dano mais comum é um botão ou galho quebrado. Este problema ocorre devido a obras perto de fábricas, fortes nevascas ou rajadas de vento.
A área quebrada começa a apodrecer, o que faz com que o galho resseque. Para preservar o galho quebrado, a área danificada é desinfetada com solução contendo álcool e coberta com tinta a óleo.
Pragas da groselha e seu controle
As pragas da groselha geralmente levam à deterioração do crescimento e da frutificação dos arbustos. Existem vários insetos que atacam com mais frequência as bagas.
Broca da groselha
Este é um inseto perigoso, frequentemente encontrado no cultivo de frutas silvestres. O principal dano é causado pela larva jovem da lagarta, que penetra nos brotos e se alimenta deles. Os caules que contêm a broca param de crescer e ficam cobertos de pontos amarelos. Se você não usar o remédio anti-broca em tempo hábil, os brotos da groselha começarão a morrer.
Na eliminação da praga, utiliza-se ácido cítrico ou uréia. Os arbustos são pulverizados 3-4 vezes por semana.
Midge de groselha
Alguns jardineiros acreditam que apenas as groselhas sofrem com essa praga, mas não é assim. A praga freqüentemente ataca mudas jovens de groselha e prejudica a produtividade. Os adultos põem ovos na casca das plantas. Com o tempo, as larvas crescem a partir dos ovos, penetram nos brotos e se alimentam da seiva.
Uma solução popular feita de uréia e vitríolo ajudará a eliminar as pragas. Você também pode usar agentes inseticidas como Karbofos e Topázio.
Mariposa groselha
Esse inseto tem um ciclo de vida curto, mas isso não o impede de prejudicar muitas plantas. Os adultos depositam larvas em um casulo semelhante a uma teia. Após 10-15 dias, crescem larvas, que gradualmente penetram nas folhas da groselha e começam a sugar o suco delas. Primeiro, um pequeno ponto comido aparece em cada folha. Porém, com o tempo, praticamente nada resta das folhas.
No combate às mariposas, utiliza-se a Fitosporina e outros produtos biológicos.
Mosca-groselha
A mosca-serra é um inseto perigoso de cor amarela e manchas pretas.A praga penetra nas folhas na primavera e faz pequenos buracos em sua superfície. Se a groselha não for processada a tempo, a mosca comerá toda a lâmina da folha. Preparações biológicas, que incluem Dendrobacilina e Lepidocida, são consideradas eficazes contra esse inseto.
Mariposa groselha
Muitas pessoas estão interessadas em saber por que as groselhas caem. Muitas vezes, o motivo da queda dos frutos da groselha é a mariposa. Esta pequena borboleta pode reduzir o rendimento dos arbustos em 2 a 3 vezes.
As borboletas adultas põem ovos nas folhas, de onde emergem as larvas. Eles gradualmente comem folhas e caules. Isso leva ao amarelecimento e ressecamento das mudas.
Os jardineiros aconselham a remoção periódica das larvas da mariposa das folhas. Porém, isso nem sempre ajuda a eliminar a praga e é necessário usar meios mais eficazes, que incluem uma solução de alcatrão feita de sabão.
Copo de groselha
Uma praga comum do outono cujas larvas se alimentam da seiva das plantas e das lâminas das folhas. Glasswort ataca todas as variedades de groselhas e groselhas.
Livrar-se dos besouros de vidro não é fácil, pois na maioria das vezes eles ficam dentro dos galhos. Ao limpar um arbusto de uma praga, são usadas soluções de boro e produtos químicos.
Ácaro aranha
Este é um inseto perigoso que ataca não apenas as frutas, mas também as plantas de interior. É difícil perceber os ácaros, pois estão localizados na parte interna das folhas. Os carrapatos devem ser eliminados imediatamente, pois se multiplicam rapidamente.
Uma mistura contendo sabão em pó e refrigerante é considerada um remédio eficaz contra a praga. As groselhas são borrifadas com sabão líquido 3-4 vezes por mês.
Atirar pulgão
Os pulgões são uma praga enorme que pode destruir um arbusto em dois dias. A principal medida para prevenir o aparecimento de pulgões é escavar o solo. Recomenda-se começar a cavar o local em setembro ou outubro. Se os pulgões já atacaram a planta, use sulfato de ferro ou calda bordalesa e borrife os galhos com ele.
Prevenção de doenças e infestações de insetos
Para evitar o aparecimento de crostas e outras doenças perigosas nas groselhas, medidas preventivas devem ser tomadas com antecedência. Existem várias medidas preventivas que ajudarão a proteger as plantas:
- Manter a rotação de culturas. Recomenda-se replantar os arbustos em um novo local a cada 5-6 anos.
- Limpando a área. É necessário limpar periodicamente a área de ervas daninhas.
- Cuidado adequado. As plantas bem cuidadas têm menos probabilidade de adoecer. Ao cuidar das groselhas, elas são regadas e alimentadas periodicamente para que os arbustos tenham nutrientes e umidade suficientes.
Conclusão
Muitos jardineiros estão envolvidos no cultivo de groselhas. Antes de plantar esta baga, você precisa se familiarizar com as principais causas das doenças do mato, bem como compreender os métodos mais eficazes de combate às variedades infecciosas e fúngicas.