A grande popularidade da groselha açucareira da Bielorrússia deve-se à sua despretensão nas condições de cultivo, cuidado e excelente sabor. Seus frutos contêm alta concentração de vitaminas e componentes minerais, ácidos orgânicos, pectinas, flavonóides e outros compostos bioativos. Para que um arbusto de jardim dê frutos de forma abundante e consistente, é necessário conhecer suas características varietais e algumas regras de plantio.
- Groselha açucareira bielorrussa: descrição, características
- Vantagens e desvantagens
- Como cultivar corretamente
- Preparando o local de pouso
- O solo que as groselhas adoram
- Seleção de material de plantio
- Tecnologia de pouso
- Cuidando das groselhas açucaradas da Bielorrússia
- Regar e fertilizar
- Formação de arbusto
- Abrigo para o inverno
- Doenças, pragas e prevenção
- Propagação de groselha
- Em camadas
- Estacas
- Colheita
- Regras de armazenamento
Groselha açucareira bielorrussa: descrição, características
A variedade foi obtida a partir do cruzamento de duas conhecidas variedades de groselhas - Large White e Bielorrussa, com base no Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielorrússia. A planta tem amadurecimento intermediário e os frutos são colhidos em meados de julho. O arbusto é caracterizado como alto, sua altura é de 1 metro, o espalhamento dos brotos é médio. O grau de espinhos da groselha bielorrussa também é médio: os espinhos são simples, duplos e triplos.
O arbusto frutífero cresce e se desenvolve bem em áreas com solo argiloso e argiloso. Frutifica por 12 a 18 anos. A colheita é grande, o peso dos bagos é de 9 a 10 gramas. A cor é verde claro, formato oval, excelentes qualidades de consumo: a polpa é doce, o sabor é equilibrado. A colheita de groselha açucareira da Bielorrússia tem um propósito universal.
A classificação de degustação das frutas de groselha é de 4,8 pontos em 5. O teor de açúcar nas bagas é de 14% e o teor de ácido é de apenas 2%. A variedade de açúcar bielorrussa tem um grau médio de resistência ao oídio e à antracnose. A planta não tem medo de baixas temperaturas, a robustez do inverno é alta.
Vantagens e desvantagens
Ao cultivar groselhas açucareiras da Bielorrússia, jardineiros experientes observam as seguintes características positivas:
- autofertilidade;
- precocidade;
- não causa dificuldades durante o cultivo;
- não tem medo de invernos rigorosos;
- aumento da imunidade a doenças fúngicas;
- altas taxas de produtividade;
- versatilidade de frutas;
- de frutos grandes.
Entre as desvantagens da groselha açucareira bielorrussa, vale destacar apenas a presença de um grande número de espinhos, que dificultam o processo de colheita dos frutos maduros. Mas, graças aos espinhos, a planta não superaquece ao sol e tolera mais facilmente o tempo seco.
Como cultivar corretamente
Para obter bons resultados, é necessário seguir algumas recomendações ao plantar groselhas açucareiras da Bielorrússia.
Preparando o local de pouso
Como a groselha açucareira da Bielorrússia é uma cultura que adora luz, para o seu plantio é necessário dar preferência a áreas com bom nível de iluminação, a sombra parcial não é adequada. Caso contrário, os frutos serão pequenos e de má qualidade.
Além disso, a planta deve ser protegida de correntes de vento, é melhor escolher um local próximo a prédios ou cercas.
O trabalho preparatório envolve a remoção de ervas daninhas do local com herbicidas de ação contínua, como Hurricane e Roundup. A semeadura pré-plantio e a aração de culturas de adubo verde (centeio, mostarda) têm um efeito benéfico no arbusto. Esta técnica agrícola simples permite melhorar a aeração e o valor nutricional do solo para o plantio de groselhas açucareiras da Bielorrússia.
Além disso, você precisa adicionar húmus ou composto ao solo na proporção de 6 a 10 kg por 1 metro quadrado. O desenvolvimento futuro de doenças e o aparecimento de vários insetos nocivos podem ser evitados pela fumigação - tratando a área com preparações especiais.
O solo que as groselhas adoram
É melhor plantar groselhas açucareiras da Bielorrússia em solos argilosos, franco-arenosos e chernozems. O plantio em áreas úmidas, com lençóis freáticos próximos, margas pesadas e areia é ineficaz - o arbusto geralmente adoece nesses solos.Colheitas abundantes são obtidas se a planta for plantada em solo com acidez de 6-6,5.
Seleção de material de plantio
Ao comprar groselhas açucaradas da Bielorrússia, você deve prestar atenção à sua aparência. Principalmente quanto ao estado do sistema radicular - deve estar saudável, sem sinais de doença. A melhor opção é adquirir material de plantio em viveiro especializado ou em vendedores de confiança.
Considerando que a variedade é frequentemente propagada por estratificação, um exemplar deve ter um ou vários brotos com pelo menos 5 milímetros de espessura, com 2 a 3 raízes esqueléticas (comprimento a partir de 15 centímetros). Para verificar a viabilidade da muda é necessário fazer um corte transversal da raiz, que deve ser branca ou creme. Devem ser excluídos materiais com corte marrom, cinza ou preto.
Tecnologia de pouso
As groselhas açucareiras da Bielorrússia são plantadas, seguindo o seguinte algoritmo de ações:
- Cave covas de plantio medindo 50x50 centímetros e 60 centímetros de profundidade.
- Adicione uma mistura de húmus (10 kg), superfosfato (200 gramas) e fertilizante potássico (30 gramas) em cada buraco.
- Despeje 3-5 litros de água, quando absorvida adicione a mesma quantidade.
- Coloque a muda no centro do buraco, endireite as raízes e polvilhe com terra. Ao mesmo tempo, não é recomendado aprofundar o colo da raiz mais de 5 a 7 centímetros - desta forma é possível conseguir a formação de novos brotos de reposição.
Depois de um dia, afrouxe o solo e aplique cobertura morta para evitar quebrar as raízes quando o solo secar.
Cuidando das groselhas açucaradas da Bielorrússia
O cuidado adequado com as frutas é a chave para uma colheita rica e saborosa.
Regar e fertilizar
Os arbustos devem ser irrigados em climas secos e quentes uma vez a cada 7 a 10 dias. As groselhas apresentam maior necessidade de rega na fase de floração, durante a formação dos ovários e durante o desenvolvimento dos frutos. A última irrigação é realizada 2 semanas antes do dia da colheita. Quando os frutos são colhidos, a rega é retomada para garantir alta produtividade do mato para a próxima safra. É melhor regar a planta pela raiz, neste caso a aspersão não é relevante.
Os procedimentos de alimentação com verbasco, excrementos de pássaros ou complexos minerais são realizados anualmente em solos esgotados e em solos férteis - uma vez a cada 3 anos. A adição de cinza de madeira, que contém muito potássio, também ajudará a combater os parasitas.
Formação de arbusto
É permitido podar groselhas açucaradas da Bielorrússia na primavera - antes da abertura dos botões, ou no outono - após a colheita. Como a planta é bastante plástica, pode receber as formas mais inusitadas. A variedade é cultivada tanto na versão clássica quanto na forma de cordões de um e dois braços, stlanza, em treliça.
Abrigo para o inverno
De acordo com a descrição da variedade, o arbusto apresenta um nível suficiente de resistência ao gelo. Mas no caso de um inverno com pouca neve, recomenda-se cobrir o solo do círculo do tronco da árvore com esterco podre, palha e serragem de abeto. As groselhas melhoradas da Bielorrússia também precisam ser cobertas para o inverno.
Doenças, pragas e prevenção
No início da primavera, a cobertura velha deve ser removida despejando primeiro 3-5 litros de água quente (80 graus) sob cada arbusto. Isso ajudará a eliminar fungos e pragas que hibernam no solo. A cobertura morta precisa ser substituída por uma nova.
Além disso, é bom cultivar o solo sob o arbusto antes que os botões se abram com uma mistura bordalesa a 1%.Antes da formação dos botões, Karbofos é usado para proteger o arbusto de pulgões, mosquitos e moscas-serra. Para combater os ácaros renais, utiliza-se enxofre coloidal (30 gramas por 10 litros de água).
Propagação de groselha
A colheita de frutas é propagada por camadas ou estacas. O principal é conhecer as características de cada método.
Em camadas
Na primavera, por propagação de groselha Açúcar bielorrusso, escolha um broto forte, dobre-o no chão e polvilhe com terra. É regado periodicamente e, à medida que aparecem os brotos, vai amontoando-se. No outono, é separada da mata-mãe e plantada em local preparado.
Estacas
O material para melhoramento da variedade é colhido em meados de junho, escolhendo-se poderosas brotações laterais do ano passado. A parte superior, com 5 a 6 centímetros de comprimento, é cortada deles, todas as folhas são arrancadas, restando apenas as duas de cima. As mudas são plantadas em miniestufa a uma distância de 7 centímetros uma da outra. Eles precisam ser regados, cobertos com vidro, filme e sombreados. O cuidado consiste em ventilação, irrigação regular e afrouxamento do solo.
Colheita
Se os bagos forem transportados por longas distâncias, são colhidos 5 a 7 dias antes de estarem totalmente maduros. Para consumo in natura e como matéria-prima do vinho, os frutos são colhidos já maduros.
Regras de armazenamento
Uma colheita madura é armazenada por apenas 4-5 dias, e uma colheita verde – 14 dias. Antes de colocar as frutas na geladeira, elas precisam ser separadas, colocadas em sacos de papel e não podem ser lavadas. Se a colheita for colocada no congelador, também é inspecionada, os bagos estragados são retirados, lavados e dispostos numa só camada sobre superfície adequada (tábua de corte). Após o congelamento, as frutas são colocadas em um recipiente hermético.
A groselha açucareira da Bielorrússia é uma planta despretensiosa e de alto rendimento.Cultivar não é difícil, o principal é seguir práticas agrícolas básicas.