Causas e sinais de reticulite traumática em bovinos, tratamento e prevenção

Peculiaridades do comportamento alimentar do gado podem levar a doenças, por exemplo, ao desenvolvimento de reticulite traumática. Esta é uma doença não contagiosa, uma lesão inflamatória da tela como resultado da entrada de objetos estranhos pontiagudos. Vejamos as causas e sintomas da reticulite, diagnóstico e opções de tratamento, os perigos do trauma na parede e como evitá-lo em casa.


Causas da reticulite

De acordo com a natureza do curso, a reticulite traumática pode ser aguda ou crônica. A malha no gado está localizada na parte frontal do abdômen, próximo ao diafragma e ao fígado.Ele está separado do coração por apenas 2 a 4 cm, portanto, objetos pontiagudos podem ferir o pericárdio, resultando no desenvolvimento de reticulopericardite.

O desenvolvimento de reticulite traumática é causado pela entrada de objetos pontiagudos na malha - fios de metal, pregos, outros produtos de metal e perfuração das paredes do órgão. Vacas pastando podem ingeri-los junto com a grama. A alimentação é facilitada pela fraca sensibilidade da língua do gado (gados pequenos têm menos probabilidade de engolir objetos pontiagudos, pois sua sensibilidade é melhor).

Especialista:
O arame também pode ser encontrado no feno e é usado para prender fardos. A retenção de objetos na tela e posterior traumatização é facilitada por sua estrutura celular.

A doença é diagnosticada principalmente em animais de 3 a 9 anos, sendo mais suscetíveis indivíduos altamente produtivos e gestantes. A reticulite também é frequentemente encontrada em animais subalimentados, cuja dieta é inadequada ou cujo regime alimentar é interrompido. O principal motivo para a ingestão de objetos estranhos pode ser considerado a falta de elementos minerais na ração. As vacas começam a lamber e comer vários objetos não comestíveis.

reticulite traumática

Objetos engolidos com grama e feno permanecem na rede, com muito menos frequência - na tripa e no livro. Aqueles que têm bordas rombas e formato arredondado podem ficar ali por muito tempo sem incomodar de forma alguma o animal. Objetos pontiagudos, como resultado da contração da malha, podem perfurar parcial ou totalmente suas paredes. Quando completamente perfurado, o objeto se move ainda mais e fere o diafragma e o peritônio. O coração, os pulmões, o fígado e outros órgãos digestivos – baço, abomaso e livro – podem ser afetados. Há casos em que objetos pontiagudos são espremidos de volta na malha e depois ferem sua parede em um novo local.

Sintomas da doença

A inflamação se desenvolve no local da perfuração da parede por um corpo estranho, e freqüentemente ocorre infecção, causando processos putrefativos e purulentos. Os sinais da reticulite traumática podem ser diferentes, sua manifestação depende da intensidade do processo inflamatório, bem como de sua duração. Se a tela for perfurada de forma incompleta, a doença pode ser assintomática, podendo-se observar apenas diminuição e enfraquecimento da goma de mascar e arrotos.

A forma aguda de reticulite (perfuração da parede) em bovinos se expressa em ansiedade, perda de apetite, atonia e hipotensão do estômago anterior. A temperatura do animal aumenta por um curto período e seu pulso acelera. A produção de leite é drasticamente reduzida. Quando traumatizado, o animal sente dor ao se mover, arrotar ou levantar-se. Muitas vezes deita-se ou move os pés e pode gemer. Na forma crônica (que ocorre com mais frequência), a gravidade dos sintomas é fraca, mas eles se repetem repetidamente. Não há síndrome dolorosa.

Além dos sintomas listados acima, as vacas apresentam periodicamente timpanismo do estômago anterior e enfraquecimento da motilidade intestinal.

Como a doença é diagnosticada?

A reticulite traumática é caracterizada por um sintoma doloroso, então um dos métodos diagnósticos é assim: passe um pedaço de pau embaixo da barriga da vaca e levante-o dos dois lados. A dor que o animal sente pode indicar trauma no estômago com objeto pontiagudo.

Causas e sinais de reticulite traumática em bovinos, tratamento e prevenção

Um método diagnóstico para determinar a doença em animais é a introdução de sondas magnéticas no proventrículo. As sondas não apenas ajudam a diagnosticar com precisão a reticulite, mas também a remover o metal da tela. Antes do procedimento, a vaca não é alimentada por 12 horas, apenas é dada água (devem-se beber 2 litros antes do diagnóstico).A sonda é inserida pelo nariz e uma corrente com um ímã é presa a ela na frente da garganta. A sonda é inserida na garganta e a vaca a engole. O dispositivo fica na rede por um dia. Antes de retirar a sonda de volta, o animal recebe água novamente. Remova-o cuidadosamente na ordem inversa.

Para detectar objetos metálicos no estômago de uma vaca, você pode usar um detector de metais como alternativa às sondas. O exame de raios X é usado.

Técnica para tratamento de reticulite em vacas

Métodos conservadores e medicinais são utilizados para tratamento. Quando conservador, o volumoso é retirado da dieta e as vacas são alimentadas com purê, decocções mucosas, que reduzem a atividade da malha. Com a medicação, são injetados antibióticos, por exemplo, penicilina em solução de novocaína. Os antibióticos reduzem o processo inflamatório.

Se o objeto estiver apenas na malha e não tiver perfurado sua parede, ele poderá ser retirado com uma sonda magnética. Se estiver preso na parede, você não pode ficar sem cirurgia. O acesso à malha no gado é feito através do rúmen. O animal é fixado em um curral, é aplicada anestesia local, são utilizados antipsicóticos e relaxantes musculares. Através da incisão, a tela é liberada do conteúdo, o objeto metálico é retirado e a cavidade é tratada com antissépticos. A incisão é suturada e também tratada com antissépticos.

Cuidado de vaca após a operação, o animal é mantido separado por 2 semanas. Nos primeiros 3-5 dias, você precisa reduzir a quantidade de ração consumida. Os pontos podem ser retirados 10 dias após a cirurgia.

Possível perigo

A reticulite traumática geralmente leva à perda de uma vaca. Se um objeto pontiagudo perfurar não apenas a tela, mas também outros órgãos internos, o sangramento poderá começar.Mas qualquer dano à parede não traz nada de bom ao animal - a inflamação começa no local da punção, que depois se transforma em supuração. Pode ocorrer envenenamento do sangue e morte de animais.

reticulite traumática

Ações preventivas

É necessário limpar pastagens e áreas de caminhada de objetos metálicos antes de pastar o gado sobre eles. Monitore a limpeza da ração e do feno. Não pastoreie o gado perto de rodovias, aterros ou canteiros de obras.

Alimente os animais corretamente: monitore o conteúdo de elementos minerais e nutrientes importantes nos alimentos. Para que os animais não tenham deficiência de microelementos e não tenham vontade de comer coisas não comestíveis.

Em grandes fazendas, para prevenir a reticulite, os animais recebem anéis magnéticos que fixam objetos de maneira confiável em seu interior, evitando que perfurem a parede. Comer arame, pregos e outros objetos metálicos não é uma ocorrência tão rara. Apesar de a reticulite traumática durar muito tempo e quase não apresentar sintomas, muitas vezes só é possível ajudar o animal por meio de cirurgia. Sem tratamento, pode morrer.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim