Uma rede de treliça para pepinos é uma invenção bastante prática com a qual você pode formar arbustos e controlar a direção de seu crescimento. Não é segredo que este vegetal cresce muito rapidamente e com o tempo os canteiros transformam-se em matagais densos. Para se livrar do problema de matagais densos, usa-se o cultivo de pepinos em uma grade.
Tipos de produtos
Antes de amarrar pepinos em terreno aberto, você precisa se familiarizar com as principais variedades dessas estruturas. Existem vários tipos de redes para amarrar pepinos na estufa e ao ar livre.
Plástico
A malha plástica para pepinos é frequentemente usada no cultivo de pepinos. Você pode comprá-lo em uma loja ou tentar fazer com suas próprias mãos com garrafas plásticas.
As estruturas feitas com esse material apresentam vantagens próprias que as diferenciam das demais malhas. Esses produtos podem suportar cargas pesadas sem problemas. Eles também apresentam um alto nível de desgaste. Portanto, você não deve se preocupar se, ao colocar pepinos em tal produto, ele se quebre rapidamente.
Para amarrar pepinos em terrenos abertos ou estufas, é melhor usar modelos com larguras de células superiores a 10-15 cm.
Treliça
A malha de treliça é usada com muito mais frequência do que a malha de plástico. Uma treliça é mais adequada para o cultivo de pés de pepino. Este produto é mais confiável e funcional, pois é acoplado a diversos suportes adicionais. São instalados de forma que com o auxílio de uma rede de treliça para pepinos seja possível cultivar arbustos mesmo com frutos muito grandes. Ao cultivar pepinos, você pode usar várias treliças. Na maioria das vezes, os seguintes tipos são usados para isso:
- Vertical. Ao usar essas malhas, a moldura pode ser feita de madeira, tubos ou perfis metálicos. Este desenho é muito simples, pois consiste em apenas dois pilares e uma malha entre eles.
- Inclinado. Esta treliça tem um design mais complexo. Sua moldura é instalada no local não em ângulo reto, mas com ligeira inclinação. Nele é fixado um pequeno poste, o que torna toda a estrutura mais confiável. O ângulo de inclinação de tais modelos de grade pode ser diferente. Por exemplo, se pepinos de baixo crescimento forem cultivados em um canteiro de jardim, a estrutura deverá ser inclinada cerca de 35-40 graus.
- Em forma de A. Esta rede para pepinos em estufa é usada por muitos produtores de vegetais.Recebeu esse nome porque sua moldura lembra muito a letra “A”. Dois postes são instalados em ambos os lados das camas e apoiados um no outro.
- Arqueado. Essa treliça raramente é usada, pois a instalação de uma malha em forma de arco é bastante difícil.
Recomendações básicas para fazer malha
Antes de cultivar pepinos em uma rede, você precisa entender as recomendações básicas para fazer redes para cultivo de vegetais ao ar livre ou em estufas.
Fazer você mesmo essas grades é um trabalho bastante trabalhoso. A duração do trabalho depende de muitos fatores diferentes. Isso pode ser afetado pelos materiais que serão utilizados no processo de trabalho e pelo tamanho da área para cultivo de arbustos. Ao fazer suportes aos quais podem ser fixados pepinos, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração:
- Se você criar uma malha para pepinos com as próprias mãos e esticá-la sobre canteiros com menos de dez metros de comprimento, então para uma fixação boa e mais confiável é melhor usar três postes de metal ou madeira. Ao instalar em uma estufa, não são usados suportes superiores a 2-3 metros.
- Para fixar o tecido de malha, será necessário instalar várias ripas com cerca de cinco metros de comprimento.
- Para criar uma rede de jardim, você deve usar um arame muito forte.
Processo de construção
Para entender como fazer uma montagem e como instalá-la no local, é necessário se familiarizar com as características de montagem da estrutura. A princípio, a montagem e instalação podem parecer uma tarefa bastante difícil. Porém, se você entender as recomendações básicas de instalação, tudo ficará muito mais simples.
Para começar, você precisa instalar 3-4 pilares fortes com pelo menos dois metros de altura no solo.
A distância entre os suportes feitos deve ser de cerca de 5 a 6 metros. A sua base é fixada com muita segurança para que os suportes não oscilem durante o cultivo. Portanto, todos os suportes são plantados no solo a uma profundidade de cerca de 50-85 cm.Na metade superior dos pilares são montadas ripas com pregos, aos quais serão fixados arbustos amarrados com rede.
Por último, aperte a malha de fixação. Ao mesmo tempo, deve ser puxado e fixado com muita segurança para que no futuro não se solte dos suportes com ripas.
Liga
Para cultivar pepinos em uma rede, você precisa prendê-los a ela. Os cílios de pepino não podem se prender a um suporte e, portanto, você precisa descobrir como amarrar e tecer adequadamente os pepinos em uma rede em uma estufa para sua posterior tecelagem.
A liga dos pepinos em estufa e ao ar livre é realizada depois que os arbustos jovens atingem 15-20 cm de altura. Neste momento, os arbustos plantados devem ser amarrados logo na primeira fileira da grade.
Durante a formação dos arbustos e após o aparecimento de novos rebentos laterais, a planta deverá ser fixada novamente.
Durante o processo de crescimento, amarramos o arbusto e o amarramos em um padrão xadrez para fixar os pepinos com mais segurança. Além disso, o método da liga xadrez permite desacelerar ligeiramente o crescimento vertical dos arbustos e acelerar seu crescimento para os lados.
Cuidando de pepinos amarrados
Para conseguir uma boa colheita de pepinos, não basta simplesmente plantá-los e amarrá-los a um suporte. Eles também precisam de cuidados adequados, que consistem em várias etapas.
Rega
Não é nenhum segredo que os pepinos gostam muito de umidade e por isso é necessário regá-los regularmente. Ao umedecer o solo, deve-se usar apenas líquidos quentes e bem aquecidos. Se você usar água fria para isso, no futuro as raízes dos arbustos poderão começar a apodrecer.
Recomenda-se regar à noite ou durante o dia em dias nublados. A quantidade de líquido utilizado depende diretamente do clima. Nos dias quentes de verão, são gastos cerca de 2 a 3 litros de água em cada arbusto.
Após cada umedecimento do solo, uma pequena camada de crosta aparece no solo. É melhor livrar-se da crosta imediatamente para que no futuro o líquido escoe mais rapidamente para o solo. Além disso, o solo solto é muito melhor enriquecido com oxigênio.
Cobertura
Recomenda-se beliscar para que os frutos amadureçam mais rápido no futuro. Para fazer isso, você terá que apertar o caule principal de cada arbusto acima da quarta folha. Após este procedimento, a planta começará a crescer rapidamente para os lados e muitos frutos se formarão sobre ela.
As variedades precoces não podem ser pinçadas, pois as flores femininas aparecem no caule principal.
Coleta de frutas
Durante o período de amadurecimento ativo dos frutos, você deverá colhê-los a cada 2-3 dias. Nesse caso, é necessário colher dos arbustos não só pepinos saudáveis, mas também pepinos doentes. Recomenda-se colhê-los de manhã cedo, quando os pepinos contêm mais umidade.
Conclusão
Um número considerável de jardineiros está empenhado em cultivar pepinos em uma rede em uma estufa. Para descobrir como cultivá-los em uma rede de pepino, é recomendável se familiarizar com os recursos de criação de uma estrutura e de amarrar plantas a ela. Você também pode pedir ajuda às pessoas que cultivam pepinos dessa maneira.