Pepinos são um tipo de cultura de cucúrbita que pode crescer até dois metros de altura. Muitos horticultores inexperientes não prestam atenção a essa característica dos pepinos e acreditam que não é necessário amarrá-los. Além disso, algumas pessoas pensam que as plantas desamarradas receberão mais umidade.
No entanto, esta opinião está errada e os pepinos precisam de apoio.Se você não amarrar os arbustos em tempo hábil, eles começarão a secar e quebrar. Portanto, antes de cultivar essas plantas, você precisa descobrir como amarrar pepinos em terreno aberto.
Por que amarrar arbustos?
Nem todos os jardineiros sabem se os pepinos precisam ser plantados em terreno aberto. Para entender isso, você deve se familiarizar com os principais motivos para a criação de suportes para arbustos altos.
A liga dos pepinos em campo aberto é feita para garantir a formação adequada dos arbustos e aumentar sua frutificação. Existem também outras vantagens de usar este método de cultivo:
- Se você amarrar os pepinos corretamente, suas vinhas crescerão melhor e seus brotos ficarão mais longos. Com o tempo, frutos grandes e inflorescências começarão a aparecer neles.
- As plantas amarradas que sofrem de certas doenças ainda caminharão em direção a uma videira saudável, que não poderá ser infectada pela doença.
- Os arbustos amarrados a um suporte ficam muito mais bonitos.
- O desenho não ocupa muito espaço, pois os pepinos crescem verticalmente e não crescem muito.
- É preciso amarrar os pepinos para colher rapidamente os frutos maduros e não perder muito tempo procurando-os em arbustos crescidos.
- A liga dos pepinos em campo aberto é obrigatória, pois na sua ausência grandes arbustos começarão a quebrar devido aos frutos pesados, o que levará à morte da planta.
Materiais e ferramentas
Antes de amarrar pepinos em terreno aberto, você deve descobrir quais ferramentas e materiais serão necessários para realizar esse trabalho. É muito importante utilizar os materiais mais adequados que possam fixar as hastes com segurança. Uma liga de pepino faça você mesmo é criada usando os seguintes dispositivos:
- varetas em madeira ou metal;
- fio ou barbante forte;
- malha de plástico ou metal;
- material de liga que se ajuste perfeitamente às hastes dos arbustos.
O novo material com o qual é necessário amarrar os pepinos é selecionado com muito cuidado, pois ligas inadequadas podem danificar os caules frágeis e delicados.
Não é recomendado o uso de arames, linhas e linhas de pesca. Eles vão bater pesadamente nos arbustos e beliscá-los. Isso pode levar à morte da planta.
O melhor material para amarrar pepinos é o tecido de algodão. Sua força será suficiente para segurar a planta com segurança. Também é bastante largo e não prejudica o caule dos arbustos. Em vez disso, podem ser usados tecidos sintéticos de náilon. Por exemplo, meias-calças danificadas às vezes são usadas para amarrar arbustos. São duráveis, macios, esticam bem e não comprimem o caule.
Você também pode usar clipes especiais para amarrar pepinos, que são dispositivos reutilizáveis. Eles são feitos de plástico e são ótimos para apoiar pincéis com pepinos pesados. Você pode usar clipes por muitos anos até que quebrem.
Para as pessoas envolvidas no cultivo de pepino em escala industrial, é melhor amarrar os arbustos com uma ferramenta especial, cujo princípio é muito semelhante ao de um grampeador. Com sua ajuda você pode amarrar a haste a um suporte.
Métodos básicos
Muitas pessoas não sabem a melhor forma de amarrar pepinos. Existem dois métodos principais de fixação de arbustos. Os métodos de liga de pepinos em terreno aberto diferem entre si e, portanto, cada um deles deve ser considerado separadamente.
Horizontal
Para entender como amarrar arbustos horizontalmente corretamente, você deve se familiarizar com suas características.
Este método é o mais lucrativo e simples para pessoas que nunca cultivaram pepinos. Para isso, é necessário colocar dois suportes próximos à cama, que podem ser usados como postes comuns de madeira ou tubos de metal. Uma corda forte deve ser esticada em várias fileiras entre os suportes. A distância entre eles não é muito grande e é de cerca de 35 a 40 cm.
Para fazer a liga, as hastes são cuidadosamente amarradas com um nó a um suporte por baixo. Quando os arbustos começam a crescer, vários nós são feitos nos suportes para prender cordas verticais adicionais.
A principal desvantagem significativa do método horizontal é que as hastes que atingiram o suporte superior ficarão penduradas. Para evitar que esse problema ocorra, recomenda-se retirar periodicamente os brotos longos ou fazer um suporte bem alto.
Vertical
Este método mais simples também é frequentemente usado por jardineiros. Para entender como fazer uma liga vertical, você deve se familiarizar com as recomendações básicas.
Primeiro, suportes especiais são instalados nas bordas das camas. Em seguida, uma corda forte é esticada horizontalmente no topo. Serve de suporte para amarrar tecidos com cerca de 4 a 5 cm de largura.O número de tiras verticais de tecido depende diretamente de quantos pés de pepino crescem no canteiro.
As bordas inferiores da tira são amarradas à base dos arbustos. Neste caso, é feito um laço solto para que a planta possa se enrolar no suporte e crescer sem problemas. A liga vertical de pepinos permite plantar um número considerável de pepinos no seu jardim.
Em vez de tiras de tecido, você pode usar bastões de suporte especiais.Neste caso, vários desses fixadores deverão ser colocados perto de cada bucha para fixá-la com segurança.
Maneiras incomuns
Existem vários métodos que não são usados pelos jardineiros com tanta frequência quanto outros.
árvore de pepino
Nem todo mundo sabe amarrar pepinos no jardim dessa maneira. Depois de usá-lo, os arbustos amarrados tornam-se semelhantes às árvores comuns.
Ao fixar os pepinos nos suportes, faça um laço deslizante e amarre-os na treliça. Os cílios localizados nas laterais são espalhados em diferentes direções e fixados nos suportes inferiores. Quando os ovários femininos começam a aparecer neles, eles podem ser conectados à treliça principal. Os brotos laterais e centrais precisam ser amarrados de forma que o ângulo entre eles seja de cerca de 50 a 60 graus.
Uso de garrafas plásticas
Muitas pessoas que não sabem amarrar pepinos corretamente pensam que só precisam usar ferramentas especiais para isso. No entanto, isso pode ser feito mesmo com garrafas plásticas. O plástico é um material bastante durável e de alta qualidade, por isso jardineiros experientes o usam como fixador para brotos.
Você pode fazer um retentor com espessura e comprimento ideais a partir de qualquer garrafa de plástico. Você pode fixá-los no suporte usando um grampeador comum.
Aplicação de barris
Muitas pessoas não sabem consertar arbustos pepinos em barris. Este método é usado por muitos residentes de verão quando precisam economizar espaço livre em seu terreno. Neste caso, os pepinos são plantados em barris com solo pré-preparado. Com o tempo, os arbustos começam a crescer e atingir o solo.
Liga de arco
A maioria das pessoas está acostumada a usar treliças para fixar pepinos. No entanto, as plantas podem ser conectadas a arcos. Para isso, várias cordas são amarradas sob os arcos, às quais serão amarrados arbustos altos.
Usando uma treliça natural
Este método é um dos mais simples, pois você não precisa criar e instalar suportes por conta própria. Basta plantar pepinos não muito longe da cerca para que possam enrolá-la e crescer com calma. A única desvantagem desse método é que no outono você terá que limpar as folhas secas da cerca.
Aplicando grades
Para amarrar arbustos, às vezes é usada uma malha especial, que você mesmo pode fazer ou comprar na loja. É perfeito para o cultivo de plantas que sobem muito. Para ligas, você pode usar produtos com seções de tamanhos diferentes. A escolha do tamanho ideal da malha depende do tamanho dos arbustos que serão amarrados a ela.
Os produtos são fixados em suportes instalados nas extremidades de cada cama. À medida que crescem, os arbustos se prendem às seções da malha e se entrelaçam em torno de sua base.
Erros comuns
Ao ligar pepinos, é recomendável evitar os seguintes erros:
- Liga tardia. Os cílios do pepino são muito frágeis e sem liga podem quebrar devido ao peso da fruta. Se você não consegue amarrar os arbustos a tempo, é melhor espalhá-los.
- Liga apertada de plantas. Os brotos de pepino não devem ser amarrados com muita força, pois isso pode danificar o caule. Isso também leva à deterioração da nutrição dos cílios e, às vezes, à morte da planta.
- Usando materiais muito duros.Amarrar as hastes com grampos de plástico e fios ásperos pode danificar a superfície dos brotos. A princípio, essas lesões não são perceptíveis, mas com o tempo podem causar doenças transmitidas por esporos de fungos.
- Curvatura tardia do ápice. Deve ser girado em torno do suporte em tempo hábil. Se isso não for feito, o topo começará a cair e eventualmente quebrará.
Conclusão
Ao cultivar pepinos, eles devem ser fixados em suportes especiais. Isso é muito fácil de fazer, então qualquer pessoa pode fazer esse trabalho. Para isso, basta se familiarizar com todas as opções de liga de pepinos em campo aberto.